Simpósio de Cuidados Paliativos reuniu mais de 100 profissionais da saúde em Campo Grande

Simpósio de Cuidados Paliativos reuniu mais de 100 profissionais da saúde em Campo Grande

Simpósio de Cuidados Paliativos reuniu mais de 100 profissionais da saúde em Campo Grande

O primeiro Simpósio de Cuidados Paliativos aconteceu nos dias 4 e 5 de março de 2024 no Hotel Metropolitan, e reuniu mais de 100 profissionais da saúde de diversas áreas. É uma iniciativa do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer Alfredo Abrão e da Faculdade NOVOESTE, e teve como objetivo promover conhecimento e disseminar a cultura na área de Cuidados Paliativos, proporcionando discussões científicas e divulgando a abordagem multidisciplinar característica do assunto. O evento contou com a presença de profissionais de referência na cidade de Campo Grande, com formação e experiência prática em suas respectivas áreas e notável saber.

Dentre as palestrantes do evento, estavam Dra. Tatiana Eidt do HCAA, Dra. Paskale Vargas da Santa Casa, a fisioterapeuta Flávia Maia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e a psicóloga Cláudia Pinho do HCAA.

No segundo dia, palestraram o enfermeiro Ramon Penha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, enfa. Eliane Pereira do HCAA, Dra. Fernanda Romeiro do HCAA e Santa Casa, a Dra. Fabiana Moreno do HRMS e a enfa. Micheli Borsoi, representante da Secretaria de Estado de Saúde, para encerrar o evento. Além das palestras, durante o simpósio aconteceram os cursos de Comunicação difícil em Saúde e Hipodermóclise.

A inscrição do evento foi um pacote de fraldas geriátricas, que ao final foram doadas ao Hospital do Câncer.

Para a Dra. Lilian Felippe, coordenadora da Faculdade NOVOESTE e uma das organizadoras do evento, o simpósio foi um sucesso e cumpriu o propósito: "Trazer o olhar humanizado ao binômio paciente-família, devolver ao paciente a sua posição de protagonista de sua própria história e sensibilizar os profissionais de saúde para esta abordagem transformadora do cuidar foi o propósito deste evento."

O que são Cuidados Paliativos?

Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que visa promover a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida. Este cuidado deve ser proporcionado em todas as fases da doença e locais de assistência em saúde, desde o diagnóstico, reduzindo substancialmente o sofrimento envolvido com o processo de adoecimento. Mais do que uma opção, os Cuidados Paliativos são um direito do paciente e devem estar inseridos nos cuidados continuados integrados, em concomitância com o tratamento modificador de doença.

Visto sua essência multiprofissional, relacionada a abordagem bio psico social e espiritual, profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e capelães / assistentes espirituais devem ter conhecimento sobre Cuidados Paliativos, especialmente aqueles que cuidam de pacientes com doenças crônicas, progressivas e incuráveis.

Especialização

A Faculdade NOVOESTE oferta o curso presencial inédito em Mato Grosso do Sul, a Pós-graduação em Cuidados Paliativos e Humanização Multiprofissionais que tem por objetivo geral fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nesta especialidade. Para mais informações, clique aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp