Pós-graduação em Cuidados Paliativos e Humanização Multiprofissional

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1. Cuidados Paliativos – Princípios, Fundamentos a importância da atuação da equipe multidisciplinar (O sofrimento humano, vida biológica vida biográfa e bioética)

2. Avaliação, exame físico, escalas e prognostico.

3. Cuidados Paliativos em Geriatria – atendimento multidisciplinar

4. Cuidados Paliativos no paciente neurológico – atendimento multidisciplinar

5. Síndrome do imobilismo

6. Cuidados Paliativos em Oncologia – atendimento multidisciplinar.

7. Cuidados Paliativos nas falências orgânicas (Fisiopatologia das doenças crônicas, cardíaca, pulmonar, hepática e renal) – atendimento multidisciplinar

8. Comunicação em cuidados paliativos enfermaria, CTI, óbito, ps, comunicação role play

9. Manejo dos Sintomas Clínicos – farmacológico e não farmacológico

10. Cuidados Paliativos: nutrição e vias de administração

11. O papel do Fonoaudiólogo nos Cuidados Paliativos

12. Fisioterapia motora e respiratória no paciente sob cuidados paliativos.

13. O papel do serviço social nos cuidados paliativos: paciente, família e responsável.

14. Paciente e família como unidade de cuidados – cuidando de quem cuida.

15. Cenários de Assistência Hospitalar, Ambulatorial, Domiciliar, Hospice.

16. Cuidados Paliativos no Início da Vida – atendimento multidisciplinar

17. Espiritualidade e luto

18. Gestão em cuidados paliativos

A população vêm sofrendo mudanças em relação ao acelerado envelhecimento populacional, ao surgimento de doenças crônicas e ao perfil de neonatos, interferindo diretamente no perfil do processo de adoecimento, com um aumento de casos de câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares, neurológicas, dentre outras. Os portadores dessas doenças, têm indicações de receber cuidados que envolvam a atenção à saúde de forma integral, considerando os aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais. O mesmo vale para seus familiares e membros da equipe de cuidados. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde, define Cuidados Paliativos como a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Os cuidados paliativos são realizados em cenários diversos, como em enfermarias hospitalares, instituições de longa permanência, ambulatórios especializados e em domicílio.

OBJETIVOS

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Cuidados Paliativos e Humanização - Multiprofissional tem por objetivo geral fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nesta especialidade.

Este curso vem proporcionar ao especialista a oportunidade de realizar a prática assistida hospitalar e ambulatorial, concomitante às disciplinas propostas a cada módulo possibilitando assim identificar nestas especialidades as competências atribuídas ao fisioterapeuta face aos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Construir uma visão global e crítica no planejamento do tratamento do paciente nas diferentes fases de evolução clínica.

Relacionar, de forma prática, a monitorização da mecânica respiratória e exames complementares para auxiliar na decisão do tratamento fisioterapêutico

Estruturar planos de tratamento fisioterapêutico e multiprofissional para pacientes de diversas patologias e condições clínicas que levam a decisão e implantação dos cuidados paliativos.

DIFERENCIAIS

- Corpo docente altamente especializado, com vivência e experiência em Cuidados Paliativos;

- Momentos de aprendizado conjunto, permitindo real formação multiprofissional;

- Uso de metodologias modernas para ensino de Cuidados Paliativos através de discussão e vivência em casos especificamente desenvolvidos para este fim;

- Aulas práticas utilizando a metodologia de simulação realística e visitas aos hospitais com setores especializados em cuidados paliativos;

- Estágio no final do curso.

PÚBLICO-ALVO

Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo, Nutricionistas, Psicólogos e Enfermeiros.

Lilian Assunção Felippe

Lilian Assunção Felippe

Fisioterapeuta pela Universidade de Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, Mestra e Doutora na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste. Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia e no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico na UFMS. Docente dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València - Espanha. Foi docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Atualmente docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da UNIDERP.

  • Edmar Mônaco Sanches

    Edmar Mônaco Sanches

    Pós-graduação em fisioterapia hospitalar - 2006 (UNOESTE) Presidente Prudente- SP; Graduação em Fisioterapia UEL - 1994 Londrina - PR; Fisioterapeuta da UTI adulto geral da Santa Casa de Campo Grande de 1994 até 2018; Fisioterapeuta da UTI neonatal do Hrms desde 2012.

  • Ewerton Ratier Pereira

    Ewerton Ratier Pereira

    Pós-graduado em Acupuntura pela ABA - Associação Brasileira de Acupuntura; Pós-graduação em fisioterapia intensiva pela FACULESTE - Faculdade do Leste Mineiro; Fisioterapeuta da Santa Casa de Campo Grande atuando em Centro de Terapia Intensiva e enfermarias com foco em paciente crítico, ventilação mecânica e cuidados paliativos.

  • Fernanda Corrêa Cava

    Fernanda Corrêa Cava

    Psicóloga da Santa Casa de Campo Grande; Foi docente da UFMS, UEMS e UNIDERP; Especialista em Recursos Humanos e Formação em Gestalt Terapia.

  • Marlon O. de Oliveira

    Marlon O. de Oliveira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente Chefe do Serviço de Fisioterapia da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, professor das matérias de Anatomia e Gerenciamento de Pessoas e Serviços de Saúde no curso de enfermagem da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) e Professor do curso de Fisioterapia das disciplinas: Fisioterapia Cardiológica, Fisiologia Aplicada Atividade Motora, Fisioterapia Integrada e Evolução Histórica da Fisioterapia da Faculdade Campo Grande (FCG) Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em FISIOTERAPIA HOSPITALAR e ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. Dedique algo de sua vida aos outros. Sua dedicação não será um sacrifício. Será uma experiência divertida porque é um intenso esforço aplicado para um fim significativo Dr. Thomas Dooley.

  • Maurício Rodrigues Comin

    Maurício Rodrigues Comin

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2014). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Formado em Osteopatia Estrutural - IDOT. Atualmente é fisioterapeuta especialista do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Osteopatia e Supervisão de Estágio em Ortopedia e Traumatologia.

  • Mayk Penze Cardoso

    Mayk Penze Cardoso

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011); pós-graduação em nível de especialização em Cuidados Intensivos - UTI pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência em Saúde Pública, Cuidados Intensivos, Clínica Médica e Urgência e Emergência. Atualmente atua como enfermeiro assistencial na empresa EBSERH - Hospital Maria Aparecida Pedrossian no Pronto Atendimento Médico. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Clínica (GEPEC) da UFMS.

  • Michele Bacchi

    Michele Bacchi

    Nutricionista clínica. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012). Especialização na área de Nutrição Clínica: Prática, Metabolismo e Terapia Nutricional pela Universidade Estácio De Sá (2014). Residência Multiprofissional em atenção ao paciente crítico, com ênfase em urgência, emergência e intensivismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) (2016). Experiência em Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional (EMTN) no Hospital Santa Casa de Campo Grande (ABCG) (2019). Pós-graduada em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade (Unileya) (2020). Mestranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). Atua na área de Nutrição Clínica no Hospital Santa Casa de Campo Grande.

  • Nilson Oliveira Narezi

    Nilson Oliveira Narezi

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2005). Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício Físico, MBA em Auditoria em Saúde, Atuou como supervisor de estágio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS em Urgência e Emergência, Atuou como Coordenador do curso de Fisioterapia em 2019 no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Docente do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física pela IES Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Fisioterapeuta do Pronto-Socorro da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande MS há 12 anos. Tem experiência na área de Fisioterapia em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva e Hidroterapia.

  • Regiane Teixeira Silveira

    Regiane Teixeira Silveira

    Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2015), Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2006). Enfermeira especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, Geriatria e Gerontologia, Oncologia, Docência e Gestão em Saúde. Tem experiências em Prática Baseada em Evidências (PBE) para melhoria continua do serviço, boas práticas assistenciais e processos. Aprimorou-se em Gestão em Saúde, pois só o conhecimento assistencial já não era o suficiente para trabalhar no dia a dia, somado a esse conjunto de evoluções na área da saúde, tem investido em estudos sobre qualidade, analise de processos e pratica baseada em evidências. Atualmente Enfermeira do Núcleo de Gestão da Clínica do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretária de Saúde de São Bernardo do Campo. Atuou como docente das Unidades Curriculares Saúde Coletiva e Atenção Primária a Saúde (SCAPS), Introdução a Prática a Saúde e Bioética (IPS) e Projeto Integrador (PI) do Curso de graduação em Medicina da UNINOVE. Enfermeiro no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Serviço do Oncologia Clinica do Hospital Albert Einstein e Professor convidado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa - Albert Einstein (Disciplinas de Assistência de enfermagem ao paciente oncológico / Cuidados paliativos / Avaliação de artigos e Metodologia Cientifica).

  • Tiago Tognolli de Almeida

    Tiago Tognolli de Almeida

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e Ambiente -CENA) pela Universidade de São Paulo (2018) e Pós-doutorando pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Cuidados Paliativos e Humanização Multiprofissional

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Acupuntura

Acupuntura

Duração: 25 meses Início: Imediato
Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Duração: 16 meses Início: 17 de Agosto de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp