Faculdade NOVOESTE

about
about
about
Faculdade NOVOESTE

NAPI Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPI) é o serviço de atendimento psicopedagógico ao discente para atender, mediar e solucionar situações que possam surgir no decorrer da vida acadêmica.

Tem por objetivo oferecer acompanhamento psicopedagógico aos discentes e a todos aqueles que participam da comunidade acadêmica, visando avaliar, acompanhar e sanar dificuldades no processo ensino e aprendizagem, especificamente aquelas que levam ao impedimento da aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas na formação discente.

O NAPI contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, recuperando as motivações, promovendo a integridade psicológica dos estudantes, realizando a orientação e os serviços de aconselhamento e assegurando sua adaptação, especialmente, dos ingressantes. Este serviço é coordenado por um profissional com formação na área de psicologia e o atendimento é caracterizado por orientações individuais.

Para entrar em contato, utilize os canais: napi@novoeste.com.br ou (67) 99211-7218

Núcleo de Estudos e Prática

Oportunidade para os alunos poderem vivenciar a prática real de planejamento, execução e avaliação das atividades de empresa de administração enquanto empreendimentos.

Espaço físico, equipamentos adequados, assessoramento e coordenação por parte do corpo docente do Curso são disponibilizados para que as práticas se aproximem das realidades de mercado.

Programas

Comitê de Ética

Nosso e-mail: etica@novoeste.com.br
Faça o download dos formulários clicando aqui.

Acompanhamento de Egressos

A Faculdade NOVOESTE gostaria de saber algumas informações sobre você, egresso desta instituição na trajetória que percorreu após sua formatura. Contamos com você para construir a nossa história. Sua participação é muito importante, pois temos orgulho de nossos acadêmicos e acreditamos no profissional que formamos. Clique aqui para responder o formulário.

Programa de Nivelamento

Diante do panorama atual da Educação Básica, é possível dizer que o estudante ingressa no ensino superior com conhecimento peculiar. Esta variabilidade, certamente, constitui-se em evidência que precisa ser considerada na organização e desenvolvimento das ações curriculares face aos objetivos do êxito acadêmico desejados.

Nesta perspectiva, os conteúdos/abordagens curriculares dos cursos de graduação da Faculdade NOVOESTE estarão estruturados de modo a contemplarem, em sua organização e dinamização, as diversidades cognitivas dos discentes, bem como o nivelamento aos estrangeiros, quando for o caso.

Deste modo, o processo de nivelamento da Faculdade NOVOESTE consistirá em subsidiar os discentes de elementos básicos em disciplinas de uso fundamental aos seus estudos universitários.

Programa Seja Bem-Vindo

Faça o download do Guia do Estudante da Graduação.

Configurar-se-á como um programa para acolher o recém-ingresso, cujo objetivo geral será o de proporcionar ao novo aluno um vínculo cognitivo e afetivo com a Faculdade, por meio de acompanhamento psico-pedagógico, com vistas a minimizar os impactos causados pela transição do ensino médio para o universitário. O programa terá ainda os seguintes objetivos específicos:

- Motivar os alunos para a aprendizagem por meio de palestras educativas;
- Disponibilizar, por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, acompanhamento psicopedagógico quando o estudante manifestar estresse ou demonstrar comportamentos que impeçam seus estudos com aproveitamento;
- Desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem o enriquecimento científico-artístico e cultural do recém-ingresso em áreas de conhecimento consideradas essenciais para seu bom desempenho;
- Oferecer cursos de Língua Portuguesa, Matemática e Oratória, com vistas a prover de conhecimentos aqueles alunos que apresentem dificuldades em acompanhar os conteúdos que perfazem o ensino superior.

Programa de Monitoria

Os estudantes da Faculdade NOVOESTE poderão participar do Programa de Monitoria destinado a propiciar aos interessados a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, iniciação científica e extensão.

Os monitores auxiliarão o corpo docente na execução de tarefas didático-científicas, inclusive na preparação de aulas; de trabalhos didáticos e atendimento a estudantes; de atividades de iniciação científica e extensão e de trabalhos práticos e experimentais.

Ao corpo discente, os monitores auxiliarão, sob a supervisão docente, na orientação em trabalhos de laboratório, de biblioteca, de campo e outros compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência.

A qualidade no atendimento está na cultura e no DNA da NOVOESTE. 97% dos alunos destes cursos registram estar satisfeitos com o atendimento proporcionado pela instituição, conforme resultados da Autoavaliação no primeiro semestre de 2018.

Programa de Iniciação Científica

A iniciação científica é um processo educativo fundamental para a criação e a cultura de investigação na Faculdade NOVOESTE, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da extensão. Sem dúvida, é imprescindível que ela ocorra no contexto de projetos desenvolvidos por docentes, ligados às linhas de ação definidas pela instituição, ou, pelo menos, por meio da monitoria, que assume uma relação fundamental com a iniciação científica.

Contudo, o que tem de ser levado em consideração, é que a concepção que deve ser emprestada à iniciação científica é a de integração com o ensino, não fazendo desta um simples programa de bolsa ou de estímulos para um grupo selecionado. Nela devem ser despertadas ações didático-pedagógicas para os estudantes, constituindo o cerne de todo processo educativo.

Entretanto, a iniciação científica na Faculdade NOVOESTE terá como objetivos:

Em relação aos alunos:

- Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, para sua participação efetiva em projetos científicos;
- Proporcionar o domínio da metodologia científica, assim como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
- Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades científicas;
- Preparar o aluno participante de programa de bolsa de iniciação científica para o acesso à Pós-graduação;
- Aumentar a produção acadêmica dos discentes bolsistas;
- Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos e o estímulo ao desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade.

Em relação à Instituição:

- Contribuir para a sistematização e institucionalização da iniciação científica na Faculdade NOVOESTE;
- Propiciar condições institucionais para o atendimento aos projetos científicos;
- Tornar as ações institucionais intensamente ativas e competitivas na construção do saber;
- Possibilitar a implementação otimizada das atividades interdisciplinares;
- Possibilitar uma maior integração entre a graduação e a Pós-graduação;
- Assegurar suporte qualitativo da formação profissional dos alunos da Faculdade NOVOESTE.

Em relação aos docentes:

- Estimular professores a engajarem-se no processo acadêmico;
- Estimular o aumento da produção científica dos docentes;
- Incentivar o envolvimento de docentes em atividades de iniciação científica.

Por fim, a iniciação científica se realizará a partir dos períodos iniciais dos cursos de graduação e será incentivada até a conclusão dos cursos. A recomendação para tal, é que se abra espaço nos currículos para a inclusão da atividade, e valendo-se de todos os meios possíveis e disponíveis, mas sobremaneira, embasada no(s):

- Potencial de desenvolvimento econômico regional, versando estudos sobre fatores que viabilizam o crescimento econômico e a valorização da cidade e da região, tendo em conta as peculiaridades do mercado local;
- Mercado e ambiente de trabalho e perfil profissional, objetivando investigar as condições de absorção dos profissionais pela indústria, comércio e serviços, a fim de alimentar um banco de dados e análises sobre o universo mercadológico na cidade e região;
- Processo de gestão da informação e tecnologia, que se propõe estudar o desempenho em redes nas organizações de portes diversos e os recursos para tornar mais ágeis as trocas de informação em ambientes de tecnologia interligada;
- Estudos para o desenvolvimento de aplicativos com finalidades educacionais.

Contudo, a Faculdade NOVOESTE colaborará com o desenvolvimento da iniciação científica através de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelas disciplinas dos cursos que oferece, bem como por meio de evento científico que desenvolverá anualmente, onde serão apresentados artigos relevantes elaborados pela comunidade acadêmica.

Rede Wireless

Nossa rede wi-fi é acessível ao redor e dentro de toda sede, com um link de internet de Fibra Optica de alta velocidade, o qual é destinado para o acesso administrativo e acadêmico.

As redes wireless da comunidade acadêmica e administrativo são separadas, podendo ter regras e políticas de segurança diferentes para cada.

Locação de espaços

A Faculdade NOVOESTE disponibiliza salas de aula, laboratório de saúde e estúdio de gravação, transmissão e podcast para locação, em horários sob consulta.


VER ESPAÇOS PARA LOCAÇÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp