Faculdade NOVOESTE

about
about
about
Faculdade NOVOESTE

Ensino Superior de Alto Nível

A Faculdade NOVOESTE localizada em Campo Grande, MS é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) via portaria nº 1.063, em 05 de setembro de 2017 e possui o credenciamento para a oferta de Educação a Distância via portaria de credenciamento EAD n° 1.986 de 11/11/2019.

Nascemos para mudar a maneira como os estudantes produzem conhecimento no Ensino Superior com o fomento e desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e técnicas para o trabalho do presente e do futuro.

Entendemos que a educação precisa ser disruptiva, que rupturas nos modelos tradicionais estão acontecendo abruptamente, em uma velocidade jamais vista. Nossa proposta é educar de maneira personalizada e onipresente, considerando a complexidade, diversidade e incompletude da pessoa humana como fatores determinantes ao processo de aprendizagem.

Com esta paixão e propósito, nos propomos a promover novas metodologias e espaços de aprendizagem centrados em você, nosso estudante, hipotetizando, experimentando, validando e corrigindo rapidamente o processo de construção de conhecimento aplicado aos desafios da sociedade contemporânea. Para nós, a NOVOESTE, o futuro da educação, sustentado por uma perspectiva intencional e otimista, é parte do nosso compromisso e DNA!

Inovamos para educar.

Histórico, Missão, Visão e Valores

Histórico

No final do ano de 2012, por conta de inquietudes relacionadas à qualidade dos cursos de pós-graduação lato sensu disponibilizados à área de gestão em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, um grupo de jovens empreendedores, decidiu criar uma instituição de ensino que pudesse oportunizar à comunidade sul-mato-grossense cursos de pós-graduação de alta qualidade, articulando o mais atualizado cabedal teórico disponível em suas respectivas áreas, às mais efetivas práticas profissionais desenvolvidas e aplicadas por profissionais de mercado.

Com a criação da instituição, firmou-se parceria com a Faculdade de Ampére (FAMPER), localizada no estado do Paraná, e inicia-se, assim, as atividades de ensino como Foco Pós-graduação com 15 cursos de pós-graduação lato sensu, em sua maioria voltados à área da saúde.

Assim sendo, nasce uma nova instituição de ensino, fundamentada em processos de ensino e aprendizagem de alto nível, focados no atendimento personalizado, no zelo em acompanhar as atividades complementares, oportunizando aos estudantes vivências em contextos organizacionais inovadores no cenário sul-mato-grossense e de todo o país, por meio de estágios obrigatórios e visitas técnicas.

Em 2014, a referida empresa já contava com 3000 estudantes qualificados em nível de pós-graduação lato sensu e outros 480 matriculados em seus cursos, sendo alguns desses oriundos de outros Estados e municípios vizinhos a Campo Grande, MS.

A partir de 2015, surge uma nova preocupação em relação ao nível de formação de seus estudantes, os quais eram egressos de várias instituições de nível superior do país, o que sugeria a necessidade de solidificar as ações da empresa, por intermédio do oferecimento de alguns cursos de graduação que propiciassem formação superior com qualidade elevada.

Aliado a isso, a empresa se deparou com as normativas do Ministério da Educação - MEC para regulamentar as condições necessárias para a oferta da graduação e pós-graduação lato sensu no Brasil.

Como decorrência do crescimento da organização, os então sócios convidaram o profissional em tecnologias educacionais, André Rabello Akagi, empreendedor Endeavor, com experiência de 12 anos como Diretor de Inovação no Portal Educação, uma empresa de referência nacional em educação a distância, que registra mais de 20.000 alunos de pós-graduação formados em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para o desafiador projeto de criar uma instituição de ensino superior diferenciada, que tivesse por missão formar profissionais cidadãos, com competência acadêmica e técnica, sustentadas em valores éticos e humanistas, articuladas aos pressupostos democráticos do país.

Após diversas reuniões com os professores Agenor Mattiello, Luiz Antonio dos Santos Monteiro e Rodrigo Pereira, para a discussão do modelo de instituição de ensino que todos desejavam construir, surgiu em 2016, a Faculdade NOVOESTE.

Posteriormente, a empresa recém-criada é adquirida pelo sócio André Rabello Akagi, detentor da maioria das ações, tornando-se seu mantenedor juntamente com o Prof. Dr. Rodrigo Pereira.

No transcurso desenvolvimentista da Faculdade NOVOESTE, nasce uma nova perspectiva educacional, que rapidamente e de forma inovadora e audaciosa, se dirige em solidificar sua marca no cenário nacional, consciente do papel que representa para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade em geral, sem perder o viés político-pedagógico que lhe sustenta, qual seja: capital intelectual, metodologias inovadoras de ensino, tecnologias de informação e comunicação aplicadas e o SER humano como essencialidade da prática pedagógica.

Dessa forma, a Faculdade NOVOESTE segue atenta aos desafios contemporâneos, buscando agilmente estratégias inteligentes, disruptivas e transformadoras como forma de responder tempestivamente às demandas da sociedade globalizada, oportunizando aos seus estudantes, um catálogo diversificado de cursos em nível de graduação, pós-graduação e extensão, na certeza de que muito mais vem por aí!

Missão, Visão e Valores

icon

Missão

"Oportunizar ambiências e recursos que gerem autonomia do sujeito na produção do conhecimento sustentado pelos princípios humanistas e desafios da sociedade atual e futura."

icon

Visão

“Ser a instituição de ensino superior disruptiva, inovadora por excelência e acessível a todas as pessoas.”



icon

Valores

Respeito a pessoa humana, Cultura da Inovação, Responsabilidade socioambiental, Liberdade no pensar, Geração de riquezas, Transparência na comunicação, Proatividade, Integração com a comunidade, Valorização da identidade cultural brasileira.

Nossos Diferenciais

Metodologias ativas para alto rendimento

Aqui na NOVOESTE o aluno é o protagonista e o professor o facilitador de um processo de aprendizagem colaborativo, com aulas mais dinâmicas que promovem a participação e a interação efetiva dos alunos neste processo.

Espaços de aprendizagem inovadores

As salas de aula foram pensadas para estimular o trabalho em equipe, com uso constante das tecnologias de informação e comunicação, visando promover o aprendizado de forma colaborativa e interdisciplinar. A sala de aula invertida constitui um exemplo deste novo espaço que você só encontra na Faculdade NOVOESTE.

Formação humanista com foco na inteligência emocional

A Faculdade NOVOESTE acredita na educação como um processo indispensável para a melhoria do ser humano civilizado, no qual a Educação Geral ocupa papel de destaque. Para tanto, a Matriz Curricular de seus cursos prevê certa flexibilidade para ampliar o rol de disciplinas que a compõe, propiciando uma formação geral de base humanista, o que favorece o desenvolvimento da inteligência emocional.

Felicidade é disciplina obrigatória

Ciente das rápidas transformações científicas e tecnológicas que vêm impactando a sociedade contemporânea e inspirada em universidades de alto prestígio no Brasil e no exterior (UnB e Harward) a Faculdade NOVOESTE instituiu na sua Matriz Curricular a disciplina “Homem, Empresa e Felicidade” que busca valorizar a natureza humana do profissional de administração, evidenciando suas qualidades e deficiências para que reconheça a si próprio e respeite as diferenças dos outros, promovendo o bem-estar individual e coletivo em prol da qualidade de vida no ambiente organizacional.

Estágio-consultoria com o desenvolvimento de habilidades

O estágio na NOVOESTE será desenvolvido com a supervisão de uma mentoria que irá consolidar o processo de experienciar a teoria apreendida em um contexto real de uma empresa. Trata-se, portanto, de ampliar os horizontes de análise do aluno para identificar pontos fortes e fracos da realidade estudada à luz dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.

Aulas com experiências imersivas em realidade virtual

As disciplinas que demandam conteúdos práticos com certa complexidade, nem sempre possíveis de serem observados no dia-a-dia das empresas, poderão ser vivenciados por meio de experiências imersivas em realidade virtual com a utilização de óculos de realidade virtual. Os processos de produção em empresas automatizadas constituem situações adequadas para uso deste recurso tecnológico, disponível na Faculdade NOVOESTE.

97% DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O ATENDIMENTO

A qualidade no atendimento está na cultura e no DNA da NOVOESTE. 97% dos alunos destes cursos registram estar satisfeitos com o atendimento proporcionado pela instituição, conforme resultados da Autoavaliação no primeiro semestre de 2018.

video

Administração Geral


Faculde NOVOESTE

Avaliação Institucional

A avaliação institucional orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n.10.861, de 14 de abril de 2004. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade NOVOESTE se fundamenta nas orientações do SINAES para o desenvolvimento da sua auto-avaliação. Ao longo dos semestres tem se estruturado e realizado suas atividades orientadas por planejamentos feitos em reuniões desenvolvidas a partir do seu calendário acadêmico, sempre com a reflexão voltada para o processo de avaliação interna da Faculdade NOVOESTE e a sua melhoria, por meio da avaliação dos relatórios produzidos.

A CPA entende que o processo de avaliação é contínuo e passível de mudanças, o qual deverá ser desenvolvido respeitando a realidade institucional para a melhoria do conjunto de suas atividades.

Você, visitante, membro da sociedade, representante de empresa conveniada ou que de alguma forma tem ou teve relacionamento com nossa instituição, pode avaliar nossos serviços e atendimento. Para isso, clique aqui para responder o questionário.

Faculdade NOVOESTE

Aspectos Legais

PORTARIA Nº 1.063, DE 5 DE SETEMBRO DE 2017

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o art. 2º da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995; o art. 4º da Lei nº 10.870, de 19 de maio de 2004; o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 e a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, resolve:

Art. 1º Fica homologado o Parecer nº 297/2017, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, referente ao processo e-MEC nº 201507911;

Art. 2º Fica credenciada a Faculdade Novoeste, a ser instalada na Rua Rui Barbosa, nº 1792, Centro, Município de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, mantida pela Novoeste Educacional Ltda. (CNPJ 17.343.172/0001-60).

Art. 3º O credenciamento de que trata o art. 2º é válido pelo prazo de 3 (três) anos, conforme previsto na Portaria Normativa nº 1, de 3 de janeiro de 2017.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PORTARIA Nº 1.986, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2019

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o art. 2º da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995; o art. 4º da Lei nº 10.870, de 19 de maio de 2004; o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017; o Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017; as Portarias Normativas nº 20 e 23, republicadas em 03 de setembro de 2018 e a Portaria Normativa n° 11, de 20 de junho de 2017, resolve:

Art. 1º Fica homologado o Parecer nº 698/2019, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, referente ao processo e-MEC nº 201714785.

Art. 2º Fica credenciada a Faculdade Novoeste (Novoeste) para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com sede à Rua Rui Barbosa, nº 1.792, Centro, no Município de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, mantida pela Novoeste Educacional Ltda. - EPP (CNPJ 17.343.172/0001-60).

Art. 3º As atividades presenciais serão desenvolvidas na sede da instituição e em polos EaD constantes do Cadastro e-MEC, em conformidade com o art. 16, do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 e art. 12, da Portaria Normativa MEC nº 11, de 21 de junho de 2017.

Art. 4º O credenciamento de que trata o art. 2º é válido pelo prazo de 4 (quatro) anos, conforme previsto na Portaria Normativa nº 1, de 3 de janeiro de 2017.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ABRAHAM WEINTRAUB

(DOU nº 219, terça-feira, 12 de novembro de 2019, Seção 1, Páginas 328/329)

PORTARIA Nº 114, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2024

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e considerando o disposto no art. 2º da lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995, no Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, e no Parecer Referencial nº 00058/2023/CONJUR-MEC/CGU/AGU, resolve:

Art. 1º Homologar o Parecer CNE/CES nº 496/2023, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, referente ao Processo e-MEC nº 202018031.

Art. 2º Recredenciar a Faculdade Novoeste (Cód. 21426), situada na Rua Rui Barbosa, nº 1792, Centro, no município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, mantida pela Novoeste Educacional Ltda - EPP (Cód. 16564), com sede no mesmo município e estado, CNPJ nº 17.343.172/0001-60.

Art. 3º O Recredenciamento de que trata o art. 2º é válido pelo prazo de 4 (quatro) anos, conforme previsto na Portaria Normativa nº 1, de 3 de janeiro de 2017.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CAMILO SOBREIRA SANTANA

Convenios NOVOESTE

Convênios NOVOESTE

ACOMASUL - ASSOCIAÇÃO DOS CONSTRUTORES DE MATO GROSSO DO SUL

(67) 99248-6705

AGEPEN/MS - AGÊNCIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO

(67) 3901-1330

ASSOCIAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA QUÍMICA - ASULPROQUIM

(67) 99292-8118

COLÉGIO STATUS

(67) 3025-2010

CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO MS - CREFITO - 13

(67) 3321-4558

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CRMV MS

(67) 3331-1655

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CRMV/ AC

(67) 3331-1655

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CRMV/TO

(63) 3416-0236

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE SANTA CATARINA - CRMV SC

(48) 3953-7700

CONSELHO REGIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS 14ª REGIÃO - CRECI-MS

(67) 3325-5557

CREA - MS - CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MS

(67) 3368-1000

E PRO ESTÁGIOS

(67) 99631-9908

ELEGIBILIDADE BRASIL

(21) 3959-0442

Equinos na Prática

(11) 98234-1041

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA - ESAMS

(67) 3342-4000

ESPAÇO EVOLUIR QUALIDADE DE VIDA INFANTIL

(67) 98205-5505

FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MATO GROSSO DO SUL - FCDL MS

(67) 3320-4000

FUNAR - Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural

(67) 3320-9700

GRUPO PEREIRA

(67) 4009-2766

INSTITUTO DA VISÃO

(67) 3026-1333

JALECA - JALECOS

(67) 99633-5500

JORNAL O ESTADO

(67) 3345-9000

MG GESTÕES

(31) 2552-4553

PANTANAL AGRÍCOLA

(67) 3295.3626

POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL - PMMS

(67) 3326-3493

PORTAL DA CONSTRUÇÃO MS

@portaldaconstrucaoms

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUARI

(67) 3285-1359

PRO-FISSA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

(67) 3022-9934

REDE ÁRVORE DA VIDA

(67) 99909-8977

SIFUSPESP

(11) 2976-4160

SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DE MS - SASEMS

(67) 99223-9015

SINDIMÓVEIS/MS - SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS

(67) 3029-4460

Image

Faculdade Novoeste

Educação de Alto Nível

Matricule-se Agora!
shapes

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp