Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

Introdução a acupuntura
Introdução a Acupuntura – Conceito/história /meridianos principais e seus trajetos energéticos.

Organização energética
Bases filosóficas do Tao Ying/Yang/Relógio orgânico.

Teoria dos cinco elementos
Teoria dos cinco elementos: Metal/água/fogo/terra/madeira.

As energias do corpo humano
Substâncias fundamentais – Qi, Xue, Jin Ye.

Meridianos Secundários
Meridianos secundários / Meridianos de passagem (lo longitudinal e transversal)/distintos, ligamentares/ Vasos maravilhosos.

Pontos Shu
Pontos Shu (dorsal/ventral/pontos de comando) Característica, tipos e funções/Métodos de localização/cálculo das estações pela MTC/Regulação energética mare energética.

Categoria de pontos e Método SHu-Mo
Janelas do céu / – Pontos de desobstrução/ Ma Tang Yang / Quatro mares/Ponto de alarme / ponto de assentamento.

Zang Fu
Fisiologia energética Zang Fu/ Doze canais de energia/seis vísceras e 6 órgãos/Função TR.

Diagnóstico I
Diagnóstico energético / Origem das doenças / Oito princípios tradicionais para formulação do diagnostico / Nove formas de manipulação de agulha.

Diagnóstico energético II
Apresentação da ficha de anamnese: aspectos gerais / Técnicas. instrumentais

Eletroacupuntura e outros estímulos
Estímulos elétricos (com ou sem agulha)/laserpuntura/moxa/ventosa/gua-sha.

Síndromes de excesso e insuficiência dos meridianos principais
Identificação dos meridianos com excesso ou insuficiência /Tratamento dos meridianos que apresentam distúrbios energéticos.

Grandes meridianos, síndromes energéticas e seus tratamentos
Identificação dos 6 grandes meridianos e suas ligações ceu x terra terra x ceu / Identificação das síndromes dos grandes meridianos e seus tratamentos no campo energético.

Interações das funções e pulsologia
Formas de interação dos cinco elementos/ Regra mãe e filha - (geração) / avó e neta /inibição ou controle) / Identicaçao de cada pulso energético / apresentação dos pulsos reveladores/ apresentação do 4º pulso de Soulie.

2 8 pulsos patológicos
Introdução com revisão das causas de doenças (etiopatogenia)/Divisão (superficial – profundo) e método de avaliação (força, ritmo, intensidade, amplitude).

Microssistemas I
Aurículo Chinesa

Microssistemas II
Aurículo Francesa

Microssistemas III
Craniopuntura/ face/mao/ pe/protocolo de tratamentos.

Psiquismo
Psicopatologias e suas relações com entidades viscerais e suas alterações na estrutura, função e respectivas consequências segundo o pensamento tradicional chinês.

Cronoacupuntura
Tartaruga sagrada/ponto aberto/ Noções do I Ching.

Fitoterapia e Dietética
Fitoterapia e Dietética segundo a tradição oriental.

Acupuntura: Outras abordagens
Acupuntura facial, vegetal e veterinária/ acupuntura nas especialidades com foco no Yin (mulher).

Acupuntura e analgesia
Analgesia/erros e acidentes na acupuntura.

Metodologia cientifica e do ensino superior
Conceito e contexto do que é pesquisa/ O papel do pesquisador/ Regras da ABNT /A redação científica. A pesquisa científica. Subsídios instrumentais para concepção e sistematização de produção técnico-científica – artigo/Pedagogia e Didática. Processo Ensino-Aprendizagem. O Professor e sua Formação Profissional. Planejamento. Objetivos Educacionais.

Trabalho Conclusão de Curso

Atividades Extensão

Atividades Complementares


Se você está buscando uma nova oportunidade de atuação na área da saúde que vai impactar a vida de inúmeras pessoas, com certeza este curso é para você.

O especialista em Acupuntura vem ampliando seu mercado de trabalho, uma vez que as pesquisas científicas têm comprovado a eficácia da Medicina Oriental em diversas enfermidades, levando ao reconhecimento desta prática pela maioria dos conselhos profissionais da área de saúde no Brasil. Inclusive, a Acupuntura é uma técnica aceita no Sistema Público de Saúde (SUS).

A formação profissional garante o exercício da Acupuntura nos hospitais, clínicas médicas, fisioterápicas, odontológicas, veterinárias, consultórios particulares, entre outras instituições assistenciais.

Em parceria com ABA


O que eu vou aprender nesta Pós Graduação?

Uma nova oportunidade de ter seu próprio negócio:
Com esta pós graduação, que tem duração de dois anos, você poderá atuar profissionalmente como Acupunturista e ter seu próprio negócio na área.

A mudar a vida e melhorar a saúde de muitas pessoas:
Terá a chance de auxiliar nos tratamentos das mais diferentes enfermidades e assim colaborar na melhoria do quadro de saúde dos pacientes, como também ampliar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Entender o verdadeiro potencial das Energias:
Entender que somos muito mais do que o corpo físico e que temos também um corpo que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), denomina-se de corpo energético e que saúde é o equilíbrio desses dois corpos.

A atuar com capacitação e qualidade:
Você contará com aulas práticas, a partir do quarto mês de curso no Hospital Evangélico de Campo Grande, por meio de um projeto Social intitulado “Acupuntura Solidária”.


O curso tem por objetivo especializar pessoas para o exercício de excelência em Acupuntura e demais recursos terapêuticos da Medicina Oriental de acordo com seu campo profissional e produção de pesquisa.

Tem por objetivo, também, oferecer competências técnicas e habilidades necessárias na especialidade de Acupuntura visando a atender à crescente demanda dos sistemas público e privado de saúde, consoante às diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Público-alvo

NÃO há Lei ou Decreto Federal que a limite, preveja ou impeça o seu livre exercício.
A ocupação na área é lícita e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que tenha a qualificação adequada, adquirida em instituição reconhecida para o ensino da Acupuntura. 

Certificação

Serão disponibilizados dois certificados:

O primeiro de formação chancelado pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). E o segundo de Lato Sensu pela Faculdade NOVOESTE, Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

O Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu é válido em todo o território nacional (Resolução CNE 01/2001) e reconhecido por vários Conselhos da área de saúde. Ao todo, são sete conselhos de saúde oficiais que reconhecem a acupuntura:
CFM (Conselho Federal de Medicina);
COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional);
COFEN (Conselho Federal de Enfermagem);
CFFA (Conselho Federal de Fonoaudiologia);
CFF (Conselho Federal de Farmácia;
CFP(Conselho Federal de Psicologia);
E o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina).

Dr. Carlos Ruas Filho

Dr. Carlos Ruas Filho

Carlos Ruas Filho é fisioterapeuta formado em 1981 pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP) e Acupunturista há mais de 20 anos. Sócio-proprietário da empresa Reabiliti Fisioterapia e Acupuntura, desde 1985. Possui duas especializações na área de Metodologia do ensino superior e Administração Hospitalar. Formado pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) em 1990 com Estágio Profissional em BEIJING-CHINA (2010). Professor da ABA e coordenador da sua filial em Campo Grande/MS, desde 1994. Responsável pelo setor de Fisioterapia e Acupuntura do Hospital Evangélico de Campo Grande/MS desde 1997. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (SOBRAFISA). Presidente da Câmara técnica de Acupuntura do Crefito 13/ MS. Acupunturista efetivo do Instituto Municipal de Previdência (IMPCG) e da Santa Casa de Campo Grande.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Acupuntura

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Duração: 16 meses Início: 17 de Agosto de 2024
Hemoterapia, Hematologia e Terapia Celular

Hemoterapia, Hematologia e Terapia Celular

Duração: 18 meses Início: 18 de Maio de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp