• Home
  • Pós-Graduação EAD
  • Pós-graduação em Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

Pós-graduação em Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.

- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suasrelações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria Das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital Humano: O Valor Da Inteligência.
Capítulo 2: Teoria Das Múltiplas Inteligências.
Capítulo 3: Identificação E Encaminhamento De Alunos Com Indicadores De Altas Habilidades E Superdotação.
Capítulo 4: Testes De Inteligência E Sua Relação Com A Escola.
Capítulo 5: A Criança Com Altas Habilidades/Superdotação Na Escola: Propostas

- Habilidades Cognitivas E Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos E Objetivos Das Habilidades Cognitivas E Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais São As Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano E As Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades Da Metacognição.

Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos De Aprendizagem – Identificação E Intervenção Neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos Específicos De Aprendizagem E Seu Impacto Na Educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos De Escrita.
Capítulo 5: Intervenções Nos Transtornos De Aprendizagem.

- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição E Conceito Do Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Capítulo 2 O (AEE) Na Deficiência Auditiva/Surdez.
Capítulo 3: O (AEE ) Na Deficiência Física.
Capítulo 4: O (AEE) Na Deficiência Visual.
Capítulo 5: O (AEE) Na Deficiência Intelectual.

Bases Psicobiológicas e Estimulação Neurocognitiva
- Bases Psicobiológicas Do Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Desenvolvimento Humano, Cognição E Afetividade.
Capítulo 2: Teorias Do Desenvolvimento: Ambientalistas.
Capítulo 3: Teorias Do Desenvolvimento: Inatistas.
Capítulo 4: Teorias Do Desenvolvimento: Interacionistas.
Capítulo 5: Valor Das Relações Afetivas: A Construção Do Conhecimento.

- Estimulação Neurocognitiva Nas Dificuldades De Aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De Tdah.

Neurociência e Desenvolvimento e Práticas Corporais
- Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

- Desenvolvimento e Práticas Corporais
Capítulo 1: O corpo e o indivíduo com TDAH.
Capítulo 2: As atividades físicas e o desenvolvimento motor e social em TDAH.
Capítulo 3: Expressão corporal e artes em TDAH.
Capítulo 4: Psicomotricidade e desenvolvimento em TDAH.
Capítulo 5: Atividades fisioterapêuticas, PICs e TDAH.

Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Políticas, Saúde Pública e Qualidade de Vida em TDAH
Capítulo 1: Políticas para a Inclusão de Indivíduos com Necessidades Educativas Especiais.
Capítulo 2: Aspectos de saúde e TDAH (nutrição, suplementação, atendimento clínico).
Capítulo 3: Lazer e qualidade de vida.
Capitulo 4: A política pública de assistência social.
Capítulo 5: Atendimento multidisciplinar em TDAH.

Comportamento e as terapias ocupacionais
Capítulo 1: Comportamento Humano e Social.
Capítulo 2: AVD (Atividades da Vida Diária).
Capítulo 3: AIVD (Atividades Instrumentais da Vida Diária).
Capítulo 4: Aspectos Sensoriais na Terapia Ocupacional.
Capítulo 5: Integração de Comportamento, AVD, AIVD e Aspectos Sensoriais.

Terapias Cognitivo Comportamentais
- Introdução às Terapias Cognitivo Comportamentais
Capítulo 1: Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 2: Fundamentos das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 3: Aplicações Clínicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 4: Técnicas e Estratégias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 5: Perspectivas Futuras das Terapias Cognitivo-Comportamentais.

- Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência
Capítulo 1: Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes.
Capítulo 2: A terapia cognitivo-comportamental da infância e adolescência.
Capítulo 3: Áreas de aplicação da TCC na infância e adolescência.
Capítulo 4: TCC e Neuropsicologia.
Capítulo 5: TCC e questões psicossociais.

Competências Socioemocionais
Capítulo 1: Estimulação Psicossocial.
Capítulo 2: Intervenções Baseadas Em Evidências Neurocientíficas.
Capítulo 3: Estruturação De Programas Educacionais Para Desenvolvimento Socioemocional.
Capítulo 4: Colaboração Entre Escola, Família E Profissionais Da Saúde.
Capítulo 5: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades De Relacionamento E Tomada De Decisão Responsável.

Plano Educacional Individualizado em TDAH
Capítulo 1: Noções Introdutórias para a construção do PEI.
Capítulo 2: Desempenho funcional do estudante com TDAH: mediar e registrar.
Capítulo 3: Aprendizagem e as tendências de ensino: recursos, metas e objetivos.
Capítulo 4: Adaptação curricular: tornando o currículo acessível, adaptado, flexível e funcional.
Capítulo 5: Avaliação pedagógica e funcional em TDAH.

Práticas em TDAH
Capítulo 1: Introdução ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Capítulo 2: Estratégias Educativas para Apoiar Alunos com TDAH.
Capítulo 3: Técnicas de Ensino e Intervenção para o TDAH.
Capítulo 4: Colaboração entre Escola, Família e Profissionais da Saúde.
Capítulo 5: Avaliação e Evolução das Práticas Educativas para Alunos com TDAH.

O curso de pós-graduação em TDAH Multidisciplinar foi idealizado para atender à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar de forma integrada e eficaz com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, uma das condições neurocomportamentais mais presentes na infância e que pode persistir até a vida adulta. Com uma abordagem que articula teoria e prática, o curso oferece uma formação sólida em áreas como neurociência, psicobiologia, estimulação neurocognitiva, comportamento, educação especializada e políticas públicas. Entre as disciplinas, destacam-se os estudos sobre competências socioemocionais, terapias cognitivas comportamentais, práticas corporais, elaboração de prognósticos e intervenções, além da construção e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para TDAH.

Essa especialização prepara o profissional para atuar em contextos educacionais, clínicos, sociais e de saúde pública, valorizando a prática interdisciplinar e o diálogo entre diferentes saberes. O mercado de trabalho demanda cada vez mais profissionais qualificados para compreender a complexidade do TDAH e oferecer intervenções personalizadas, promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida. Com isso, o curso oferece uma formação que amplia as oportunidades profissionais e contribui diretamente para a melhoria do atendimento e do suporte a indivíduos com TDAH e suas famílias.

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais de diferentes áreas para a atuação qualificada, ética e interdisciplinar no diagnóstico, manejo, intervenção e acompanhamento de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), promovendo estratégias neurocognitivas, comportamentais, pedagógicas e socioemocionais, com foco na inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os fundamentos psicobiológicos, neurocientíficos e comportamentais do TDAH, reconhecendo suas manifestações cognitivas, motoras, emocionais e sociais, para a elaboração de intervenções eficazes.

- Analisar os transtornos de aprendizagem associados ao TDAH, aplicando práticas pedagógicas e estratégias de Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeitando as necessidades individuais de cada sujeito.

- Elaborar, aplicar e acompanhar planos educacionais individualizados (PEI) para estudantes com TDAH, considerando os aspectos neurocognitivos, emocionais e comportamentais no contexto escolar.

- Integrar técnicas de estimulação neurocognitiva, práticas corporais e terapias cognitivo-comportamentais como estratégias complementares para o desenvolvimento da atenção, autorregulação, memória e habilidades sociais.

- Promover a atuação multidisciplinar entre escola, família, saúde e comunidade, fundamentada em políticas públicas de inclusão, qualidade de vida e saúde mental, visando o desenvolvimento pleno e a inserção social de pessoas com TDAH.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da saúde e educação em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na líder em pós-graduação! Confira as vantagens do curso a distância:

  • Plataforma on-line de sala de aula virtual com conteúdo atualizado e de alto nível
  • Conclua sua pós-graduação em menos tempo, 100% on-line e sem TCC
  • Receba seu certificado impresso em até 60 dias após a conclusão
  • Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil, o mesmo que do presencial
  • Atendimento personalizado, com tutoria para acompanhar sua jornada de curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes 

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.


Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.


Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.


Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.


Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.



Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.



Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.



As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp