Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Valores e Condições

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e valores do curso

Introdução à Psicopedagogia Institucional e Clínica
Capítulo 1: História da Psicopedagogia.
Capítulo 2: Principais linhas teóricas que subjazem à atuação psicopedagógica.
Capítulo 3: Campos de atuação do psicopedagogo, com ênfase especialmente nas atuações clínica e escolar preventivas e remediativas.
Capítulo 4: Código de Ética do Psicopedagogo.
Capítulo 5: Práticas que Competem ao Psicopedagogo.

Psicopedagogia Clínica - Fundamentação e Aplicabilidade
Capítulo 1: Histórico e conceitos iniciais.
Capítulo 2: Prática: o início do tratamento e uso de ferramentas de avaliação.
Capítulo 3: Integração: família, escola e outros ambientes.
Capítulo 4: Produção de relatório e parecer: a comunicação multiprofissional e o diagnóstico.
Capítulo 5: Temas atuais e o profissional em constante desenvolvimento.

Psicopedagogia Institucional - Fundamentação e Aplicabilidade
Capítulo 1: Quem é o Psicopedagogo Institucional?
Capítulo 2: Principais Abordagens na Psicopedagogia Institucional.
Capítulo 3: Processo de Avaliação na Psicopedagogia Institucional.
Capítulo 4: Processo de Intervenção Psicopedagógico Institucional.
Capítulo 5: Psicopedagogia Institucional na Equipe Multidisciplinar.

Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

Dificuldades de Aprendizagem
Capítulo 1: As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 2: Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem.
Capítulo 3: Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender.
Capítulo 4: A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 5: A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica.

Noções de fisiologia do desenvolvimento e interferências mais frequentes na aprendizagem
Capítulo 1: Introdução à fisiologia.
Capítulo 2: Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano.
Capítulo 3: Conceitos fundamentais em fisiologia humana.
Capítulo 4: Anatomofisiologia do sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema locomotor, sistema endócrino e sistema nervoso.
Capítulo 5: Dificuldades e transtornos de aprendizagem associados à fisiologia humana.

Desenvolvimento do Raciocínio e Provas Operatórias
Capítulo 1: Conceitos e Definição sobre o Raciocínio Lógico e Provas Operatórias.
Capítulo 2: Principais Etapas da Aprendizagem da Matemática.
Capítulo 3: Teoria de Piaget na Construção do Pensamento e às Provas Operatórias.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e a Evolução do Ensino da Matemática.
Capítulo 5: Propostas de Intervenção e Estratégias de Ensino da Matemática.

Jogos e outros materiais didáticos: Aplicabilidade na neuro e psicopedagogia
Capítulo 1: Jogos: Conceito e Aplicabilidade.
Capítulo 2: Jogos Psicopedagógicos.
Capítulo 3: Jogos de Alfabetização.
Capítulo 4: As contribuições da Caixa Piagetiana no diagnóstico.
Capítulo 5: Elaboração de um jogo psicopedagógico.

Dinâmica Familiar, Aprendizado e Desenvolvimento biopsicossocial
Capítulo 1: Aprendizado em família.
Capítulo 2: Olhar e escuta psicopedagógico.
Capítulo 3: Genograma.
Capítulo 4: A Família na Escola e a Escola na Família. Principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial.
Capítulo 5: Fatores sociais e ambientais no desenvolvimento.

Memória, Aprendizagem e Envelhecimento
Capítulo 1: Introdução aos Aspectos Fisiológicos da Memória.
Capítulo 2: Relacionando Memória e Aprendizagem.
Capítulo 3: Tipos de Memória.
Capítulo 4: Envelhecimento Cognitivo.
Capítulo 5: Envelhecimento Cognitivo Patológico.

Estimulação neurocognitiva nas dificuldades de aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De TDAH.

Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Estágio
Atividades práticas realizadas pelo(a) estudante em diversos contextos que possibilitem a atuação prática nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento cognitivo, desde que as atividades estejam alinhadas com os objetivos do curso e supervisionadas por um profissional habilitado, sendo:
- Instituições Educacionais
- Instituições de Saúde e Reabilitação
- Instituições Sociais e Comunitárias

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional oferece uma formação completa e integrada para profissionais que desejam atuar na prevenção, diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem, considerando tanto os contextos educacionais quanto clínicos. O curso aborda fundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia, incluindo disciplinas como neurociência aplicada ao desenvolvimento humano, noções de fisiologia do desenvolvimento, dinâmica familiar e aspectos biopsicossociais, além de estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica. A formação inclui também o uso de jogos e materiais didáticos, provas operatórias e ferramentas específicas que ampliam a atuação prática e reflexiva do profissional.

Diante da crescente demanda por profissionais preparados para lidar com os desafios da aprendizagem em diferentes contextos, essa especialização se destaca como diferencial no mercado de trabalho. O psicopedagogo formado neste curso poderá atuar em escolas, clínicas, consultórios, instituições sociais e educacionais, auxiliando crianças, adolescentes e adultos no processo de superação de dificuldades cognitivas, emocionais e pedagógicas. O estágio supervisionado permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais, preparando o profissional para uma atuação ética, crítica e eficaz, alinhada às exigências contemporâneas da educação e da saúde mental.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais qualificados para atuar na identificação, prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem nos contextos clínico e institucional, integrando conhecimentos da psicopedagogia, neurociência, fisiologia do desenvolvimento e práticas educativas, com foco no desenvolvimento integral do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os fundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia clínica e institucional, reconhecendo suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.

- Analisar os aspectos neurobiológicos, fisiológicos e biopsicossociais que influenciam o desenvolvimento humano e as dificuldades de aprendizagem.

- Aplicar instrumentos de avaliação, prognóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando estratégias adequadas ao perfil cognitivo, emocional e social do aprendente.

- Elaborar e utilizar jogos, materiais didáticos e provas operatórias, como ferramentas de estimulação e diagnóstico no processo de aprendizagem.

- Desenvolver práticas éticas e reflexivas durante o estágio supervisionado, promovendo uma atuação profissional crítica, sensível e eficaz junto a crianças, adolescentes e adultos em processos de aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, professores, assistentes sociais e demais profissionais da educação e da saúde interessados em atuar com diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem nos contextos clínico e institucional.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A disciplina de Estágio representa uma etapa fundamental no processo de formação prática e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Por meio do estágio, o aluno tem a oportunidade de vivenciar situações reais de avaliação, intervenção e acompanhamento de casos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo, tanto em contextos escolares quanto clínicos.

Essa vivência permite o aprimoramento das competências técnicas, éticas e relacionais, proporcionando a integração entre teoria e prática, além de desenvolver a autonomia profissional e o pensamento crítico frente aos desafios do exercício interdisciplinar.

O estágio deverá ser realizado ao final do curso, sendo requisito indispensável para sua realização a conclusão, com aprovação, de todas as disciplinas do programa. Para iniciar essa etapa, o aluno deverá apresentar a documentação de convênio devidamente preenchida e aguardar sua aprovação pelo setor responsável.

Os modelos e orientações para elaboração do convênio, termo de compromisso e relatório final serão fornecidos ao longo do curso.

É necessário também que o aluno tenha disponibilidade para cumprir a carga horária exigida, realize o relatório de atividades conforme o modelo oficial disponibilizado e que este seja validado pelo professor responsável pela disciplina. O estágio supervisionado é, portanto, o momento de transição entre a formação acadêmica e a atuação profissional, consolidando a identidade do especialista em Psicopedagogia.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

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  • Plataforma on-line de sala de aula virtual com conteúdo atualizado e de alto nível
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  • Atendimento personalizado, com tutoria para acompanhar sua jornada de curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes 

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Depoimentos

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Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.


Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.


Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.


Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.


Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.



Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.



Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.



As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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