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Pós-graduação em Educação Especial e Tdah - Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade

Valores e Condições

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e valores do curso

Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo  5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.

- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital humano: o valor da inteligência.
Capítulo 2: Teoria das múltiplas inteligências.
Capítulo 3: Identificação e encaminhamento de alunos com indicadores de altas habilidades e superdotação.
Capítulo 4: Testes de inteligência e sua relação com a escola.
Capítulo 5: A criança com altas habilidades/superdotação na escola: propostas de inclusão.

- Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.

Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos de Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos específicos de aprendizagem e seu impacto na educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos de escrita.
Capítulo 5: Intervenções nos transtornos de aprendizagem.

- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição e conceito do atendimento educacional especializado - AEE.
Capítulo 2: O (AEE) na deficiência auditiva/surdez.
Capítulo 3: O (AEE) na deficiência física.
Capítulo 4: O (AEE) na deficiência visual.
Capítulo 5: O (AEE) na deficiência intelectual.

Políticas, Saúde Pública e Qualidade de Vida em TDAH
Capítulo 1: Políticas para a Inclusão de Indivíduos com Necessidades Educativas Especiais.
Capítulo 2: Aspectos de saúde e TDAH (nutrição, suplementação, atendimento clínico).
Capítulo 3: Lazer e qualidade de vida.
Capitulo 4: A política pública de assistência social.
Capítulo 5: Atendimento multidisciplinar em TDAH.

Patologias e o processo de aprendizagem
Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização.
Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais.
Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão.
Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva.
Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas.

Inclusão e acesso ao Ensino
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura.
Capítulo 2: A inclusão e legislação.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?).
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo.

Diversidade Escolar
Capítulo 1: Diversidade no âmbito escolar.
Capítulo 2: Movimentos sociais e educação.
Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios.
Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência.
Capítulo 5: Relações étnico-raciais.

Competências Socioemocionais
Capítulo 1: Estimulação Psicossocial.
Capítulo 2: Intervenções Baseadas Em Evidências Neurocientíficas.
Capítulo 3: Estruturação De Programas Educacionais Para Desenvolvimento Socioemocional
Capítulo 4: Colaboração Entre Escola, Família E Profissionais Da Saúde.
Capítulo 5: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades De Relacionamento E Tomada De Decisão Responsável.

Plano Educacional Individualizado em TDAH
Capítulo 1: Noções Introdutórias para a construção do PEI.
Capítulo 2: Desempenho funcional do estudante com TDAH: mediar e registrar.
Capítulo 3: Aprendizagem e as tendências de ensino: recursos, metas e objetivos.
Capítulo 4: Adaptação curricular: tornando o currículo acessível, adaptado, flexível e funcional.
Capítulo 5: Avaliação pedagógica e funcional em TDAH.

Práticas em TDAH
Capítulo 1: Introdução ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Capítulo 2: Estratégias Educativas para Apoiar Alunos com TDAH.
Capítulo 3: Técnicas de Ensino e Intervenção para o TDAH.
Capítulo 4: Colaboração entre Escola, Família e Profissionais da Saúde.
Capítulo 5: Avaliação e Evolução das Práticas Educativas para Alunos com TDAH.

A pós-graduação em Educação Especial e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) foi desenvolvida para capacitar profissionais da educação e áreas afins no atendimento qualificado de estudantes com necessidades educacionais especiais, com foco na compreensão e manejo do TDAH e outros transtornos de aprendizagem. O curso integra fundamentos teóricos e práticos sobre políticas públicas, diversidade escolar, competências socioemocionais, habilidades cognitivas e relações entre escola, família e comunidade. As disciplinas abordam desde os aspectos neuropsicológicos e patologias que interferem no processo de aprendizagem até a elaboração de planos educacionais individualizados (PEI), oferecendo estratégias eficazes para a promoção da inclusão e do desenvolvimento integral dos estudantes.

Diante da crescente demanda por profissionais preparados para lidar com os desafios da educação inclusiva, essa especialização se apresenta como diferencial competitivo no mercado de trabalho, habilitando o participante a atuar em escolas públicas e privadas, clínicas, instituições de atendimento especializado e programas socioeducativos. A formação contribui para que o profissional desenvolva competências para identificar as necessidades específicas de cada estudante, planejar intervenções adequadas e favorecer a construção de ambientes educacionais inclusivos, colaborativos e promotores de qualidade de vida e aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Formar profissionais capacitados para identificar, compreender e intervir no processo de aprendizagem de estudantes com TDAH, por meio de estratégias pedagógicas inclusivas, fundamentadas em políticas públicas, desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, favorecendo a integração escola-família e a promoção da qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar as políticas públicas e os marcos legais da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), compreendendo sua aplicação no contexto escolar para a garantia dos direitos de inclusão dos estudantes com TDAH.

- Compreender o impacto das patologias, transtornos de aprendizagem e das competências socioemocionais no desenvolvimento escolar de alunos com TDAH, propondo práticas pedagógicas diferenciadas e eficazes.

- Desenvolver estratégias de planejamento educacional, incluindo a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), visando atender às necessidades específicas de aprendizagem e comportamento dos estudantes com TDAH.

- Promover o diálogo entre escola, família e comunidade, reconhecendo a importância das relações sociais na construção de ambientes educacionais inclusivos e colaborativos.

- Aplicar os fundamentos da Teoria das Inteligências Múltiplas e das habilidades cognitivas na construção de práticas pedagógicas inovadoras, respeitando a diversidade escolar e potencializando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TDAH.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da educação em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na líder em pós-graduação! Confira as vantagens do curso a distância:

  • Plataforma on-line de sala de aula virtual com conteúdo atualizado e de alto nível
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Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes 

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Depoimentos

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Pós-graduação em Educação Especial e Tdah - Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.


Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.


Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.


Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.


Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.



Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.



Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.



As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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