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e valores do curso
Fundamentos e Teorias Educacionais.
Didáticas do Ensino e Avaliação da Aprendizagem e Não Aprendizagem.
Patologias e o processo de aprendizagem.
Jogos e Brincadeiras na Educação.
Aprendizagem em múltiplos ambientes.
Leitura e Produção de Texto no processo educacional.
Teorias do Letramento e Alfabetização.
Linguagem Lógico-Matemática na Alfabetização e Letramento.
Educação e a Participação Familiar.
Inclusão e acesso ao Ensino.
A pós-graduação em Alfabetização e Letramento aborda temas fundamentais para o desenvolvimento educacional e social, como a aquisição e uso da leitura, escrita e outras formas de linguagem. Além disso, ela aborda questões importantes, como as relações entre letramento e inclusão social, direitos linguísticos e meios de comunicação. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos para aplicar em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam o letramento. Assim, a pós-graduação em Alfabetização e Letramento tem o objetivo de capacitar profissionais da educação para promover o desenvolvimento da leitura e escrita, fundamentais para a formação de cidadãos com acesso aos direitos fundamentais.
O mercado de atuação do profissional em Alfabetização e Letramento é amplo, abrangendo desde o ensino básico e fundamental até a educação de jovens e adultos. É comum encontrar profissionais desta área atuando em escolas públicas e particulares, além de ONGs e instituições de fomento à aprendizagem. O profissional pode desenvolver projetos educacionais, oficinas, atividades de extensão e cursos de formação para professores. Também pode atuar em programas de alfabetização e letramento para crianças, jovens, adultos e idosos, além de ações de promoção da leitura para diversos públicos.
OBJETIVOS
- Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na alfabetização e letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da leitura e escrita;
- Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas de alfabetização;
- Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas na alfabetização e letramento;
- Orientar os profissionais na prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da alfabetização.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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Ana Paula Stockler Bojikian Hernandez da Rosa
Andreia Barbosa Mateus
Arão Davi Oliveira
Ausdy Nazareth Castro dos Santos
Diógenes Braga Ramos
Janaina Soares Cecilio dos Santos
Keli Angela Ribeiro Areias Carvalho
Luciane Martins de Barros
Myleide Meneses de Oliveira Machado
Rafaella Belem Aragão
Rose Cristiani Franco Seco Liston
Rosemeire Lopes da Silva Farias
Teresinha Planez Diniz da Silva