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e valores do curso
1 - Legislação Ambiental
• Órgãos Ambientais (Federal, Estadual, Municipal)
• Legislação Federal
• Legislação Estadual
• Legislação Municipal
• Plano Diretor
• Uso e Ocupação do Solo Rural e Urbano
2 - Geoprocessamento
• Google Earth (Conhecimentos gerais do Google Earth; Delimintação de pontos no Google Earth; Delimitação de polígonos no Google Earth)
• Qgis e/ou Arcgis (Conhecimentos Gerais do Software Arcgis; Transformação de kml/kmz em shape; Inclusão de shapes no Software Arcgis; Função Buffer (ADA, AID E AII) Seleção de dados; Função de Juntar.
• Elaboração de Mapas (CASES)
• AutoCAD
• Aplicando conhecimento AutoCAD
• Conhecimento Aplicado Geoprocessamento
3- Estudos Ambientais de Pequeno e Médio Porte
• Relatório Ambiental Simplificado – RAS
• Plano De Controle Ambiental - PCA
• Plano De Gerenciamento De Resíduos Sólidos - PGRS
• Projeto De Recuperação De Área Degradada – PRADA
• Estudo Ambiental Preliminar – EAP
• Plano De Automonitoramento – PAM
• Plano De Gerenciamento De Serviços De Saúde – PGRSS
• Laudo de Ruídos
4 - Estudos Ambientais de Grande Porte
• PMSB
• PMGIRS
• Avaliação de impacto ambiental (AIA)
• Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)
• Controle ambiental e medidas de prevenção
• Planos de gestão ambiental
• Estudo de impacto de vizinhança - EIV
• Levantamento dos aspectos e impactos ambientais (LAIA)
• Classificação dos impactos ambientais
• Plano municipal de educação ambiental
5 - Gestão de Projetos
6 - Projetos técnicos I (água, esgoto, drenagem e resíduos)
UNIDADE 1 – ÁGUA
• Memorial descritivo para demanda de água
• Reservatório de abastecimento de água
• Projeto de Abastecimento de água (Leitura do Projeto)
• Conceitos e Processo Outorga
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
UNIDADE 2 – ESGOTO
• Memorial descritivo de geração de efluentes conforme tipologia do empreendimento
• Dimensionamento de Caixa de Gordura
• Caixa SAAO
• Caixa de Sedimentação
• Vala de Infiltração
• Sumidouro
• Fossa Séptica
• Filtro Anaeróbio
UNIDADE 3 – DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
• Memorial descritivo de águas pluviais
• Dimensionamento de Bacia de Amortecimento de Águas Pluviais
• Planta de Drenagem de Águas Pluviais
• Dimensionamento Cisternas
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
UNIDADE 4 – RESÍDUOS SÓLIDOS
• 2.1. Memorial descritivo de resíduos sólidos conforme tipo de empreendimento
• 2.2. Dimensionamento de Abrigo de Resíduos Sólidos
• 2.3. Planta de Abrigo de Resíduos Sólidos
• 2.4 Grande Geradores
• 2.4 - Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
7 - Tratamento de efluentes industriais
• Funcionamento adequado de uma ETE
• Efluentes da linha verde
• Efluentes da linha vermelha
• Dimensionamento Tanque de recepção
• Dimensionamento Peneira Estática
• Dimensionamento Flotador físico-químico
• Dimensionamento Tridecanter
• Cases de ETE em frigoríficos (principais problemas identificados e como serem resolvidos)
8 - Indicadores de avaliação e monitoramento
• Indicadores de avaliação de esgoto
• Indicadores de avaliação de efluentes industriais
Indicadores de avaliação em outorga
• Relatórios de Monitoramento (como discutir os resultados obtidos por meio das análises)
9 - Projetos técnicos II (emissão de ruído e emissão atmosférica)
• UNIDADE 5 – EMISSÃO DE RUÍDO
• Memorial Descritivo
• Metodologia Aplicada
• Laudo de Ruído
• Case
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
UNIDADE 6 – EMISSÃO ATMOSFÉRICA
• Memorial
• Metodologia Aplicada
• Laudo de Emissão Atmosférica
• Case
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
10 - Projetos técnicos III (fauna e flora)
UNIDADE 7 – PROJETOS DE FLORA (10 horas)
• Memorial Descritivo
• Levantamento Arbóreo
• Supressão Vegetal
• Cortina Arbórea
• Case
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
UNIDADE 8 – FAUNA
• Monitoramento Fauna – Entomologia
• Monitoramento Fauna – Icitofauna
• Monitoramento Fauna – Mastofauna
• Monitoramento Fauna – Avifauna
• Monitotamento Fauna – Herpetofauna
• Metodologias Aplicadas
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
11 - Projetos ambientais IV (geologia e pedologia)
• Conceitos da Geologia
• Declividade e Relevo
• Identificação de Impactos Naturais geológicos
• Coleta de Solo
• Laudo de Solo
• Conceitos Aplicados em Estudos Ambientais
12 - Áreas Contaminadas
• Áreas contaminadas em lixão
• Áreas contaminadas por óleos lubrificantes
• Formas de mitigação e controle de áreas contaminadas
• Como avaliar se os parâmetros dependendo do contaminante
• Técnicas de remediação em áreas contaminadas
• Avaliação de lixões desativados – PRADE/RS
13 - Manejo Sustentável de Áreas Verdes Urbanas e Florestais
• Ecologia da restauração
• Indicadores urbanos e ambientais e monitoramento de áreas de restauração ecológica
• Manejo de Áreas verdes, arborização urbana e paisagismo ecológico
• Métodos de Restauração
14 - Liderança, Negócios e Consultoria Ambiental
15 - Gestão Ambiental e a Norma ISO-14001
• Fundamentos da Gestão Ambiental
• Riscos e Acidentes Ambientais
• Sistemas de Gestão Ambiental
• Norma ISO 14001:2004
NORMA ISSO
• Auditoria e Perícia Ambiental
16 - ESG - Sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa
• Economia circular
• Gestão ESG - indicadores, metas e norteadores
• Logística reversa
• Fatores sociais, ambientais e de governança incorporados à gestão
17 - Educação Ambiental e Políticas Públicas
• Formas de educação ambiental em escolas
• Formas de educação ambiental em indústrias
• Formas de educação ambiental em Cooperativas
AULA INAUGURAL
JUSTIFICATIVA
A criação de um programa de pós-graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental pode ser justificada por várias razões significativas:
• Demanda Crescente por Profissionais Qualificados: Com o aumento da conscientização sobre questões ambientais e a necessidade de cumprir regulamentações ambientais rigorosas, há uma demanda crescente por profissionais especializados em licenciamento e gestão ambiental. Um programa de pós-graduação pode preparar indivíduos para atender a essa demanda.
• Complexidade das Questões Ambientais: O licenciamento e a gestão ambiental envolvem uma série de aspectos complexos, como análise de impacto ambiental, planejamento sustentável, gestão de resíduos e recursos naturais. Um programa de pós-graduação pode oferecer uma compreensão aprofundada dessas questões e preparar os profissionais para enfrentá-las de maneira eficaz.
• Contribuição para a Sustentabilidade: O licenciamento e a gestão ambiental desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na redução dos impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente. Um programa de pós-graduação pode capacitar os profissionais a desenvolver estratégias e soluções inovadoras para enfrentar desafios ambientais.
• Aprimoramento das Políticas Públicas: Profissionais com conhecimento avançado em licenciamento e gestão ambiental podem influenciar positivamente o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e orientadas para a proteção ambiental. Isso pode resultar em melhores regulamentações e práticas de gestão em níveis local, regional e nacional.
• Integração de Conhecimentos Multidisciplinares: O licenciamento e a gestão ambiental são campos interdisciplinares que exigem conhecimentos em ciências ambientais, direito, engenharia, economia e outros campos. Um programa de pós-graduação pode fornecer uma plataforma para integrar esses conhecimentos e abordar problemas de maneira holística.
• Desenvolvimento de Liderança: Um programa de pós-graduação pode equipar os estudantes com habilidades de liderança necessárias para coordenar projetos complexos de licenciamento e gestão ambiental. Isso é particularmente importante quando se trata de supervisionar equipes, tomar decisões estratégicas e lidar com desafios emergentes.
• Inovação e Pesquisa Avançada: A pós-graduação permite que os profissionais se envolvam em pesquisa avançada e inovação, buscando soluções para problemas complexos e contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas e tecnologias na área.
• Crescimento Econômico Sustentável: Empresas e organizações estão cada vez mais percebendo a importância da sustentabilidade para sua reputação, conformidade regulatória e viabilidade financeira. Profissionais com formação em licenciamento e gestão ambiental podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias de negócios sustentáveis.
• Colaboração com a Sociedade Civil: Profissionais com formação avançada podem desempenhar um papel vital na educação da sociedade sobre questões ambientais, incentivando práticas sustentáveis e promovendo a participação da comunidade em projetos de licenciamento e gestão.
• Preparação para Desafios Futuros: À medida que novas questões e desafios ambientais surgem, como as mudanças climáticas, a gestão de recursos hídricos e a conservação da biodiversidade, profissionais capacitados em licenciamento e gestão ambiental serão essenciais para enfrentar esses desafios de maneira eficaz.
Em resumo, a criação de um programa de pós-graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental pode beneficiar tanto os indivíduos que desejam seguir carreiras nesse campo quanto a sociedade como um todo, contribuindo para a proteção do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a promoção de práticas responsáveis.
OBJETIVOS DO CURSO
GERAL: Capacitar os profissionais visando à sua efetiva atuação na resolução das problemáticas enfrentadas no âmbito do licenciamento e gestão ambiental.
ESPECÍFICOS
• Ampliar o conhecimento essencial para a tomada de decisões nas consultorias ambientais.
• Desenvolver habilidades para lidar com diversos tipos de licenciamento ambiental.
• Capacitar profissionais na elaboração de projetos relacionados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos.
• Desenvolver e estruturar conceitos fundamentais e especializados inerentes ao campo de geoprocessamento.
PÚBLICO-ALVO
• Geógrafo(a)s
• Engenheiro(a) Ambiental
• Engenheiro(a) Sanitarista
• Agrônomo(a)s
• Biólogo(a)s
• Arquiteto(a)s e Urbanistas
• Tecnólogos em Saneamento
• Graduados em áreas afins
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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Aline da Conceição Gomes
Bióloga, graduada em Ciências Biológicas (UFMS-2014) e Mestre em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Atua na consultoria ambiental, com 7 anos de experiência em participar e coordenar projetos de licenciamento envolvendo fauna e flora no estado do Mato Grosso do Sul. Participação em projetos de recuperação de áreas degradadas ou alteradas, levantamentos arbóreos, monitoramento de fauna e flora, plano de manejo, plano diretor de arborização urbana -PDAU, Acompanhamento de execução e monitoramento dos projetos paisagísticos REVIVA 14 de Julho e REVIVA Centro - Campo Grande/MS.
Andreliz Silva Souza
Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Mestra em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); MBA em Gestão Ambiental, Concentração Urbana, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Cursando MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Universidade de Minas Gerais (UNIMINAS); Técnica em Perícia Ambiental; Atuou no setor privado e nas 3 esferas públicas. Tem experiência na área de planejamento urbano e uso de geotecnologias, com ênfase em SIG, atuando principalmente na área ambiental e patrimônio ambiental urbano. Fiscal de Contratos e Convênios Estaduais e Secretária Executiva do Grupo de Resgate Técnico Cerrado Pantanal - GRETAP; Esteve por 3 anos como Coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Mato Grosso do Sul e atualmente está como Coordenadora de Conservação e Restauração de Recursos Hídricos na Secretária de Meio ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).
Edinéia Lazarotto Formagini
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2006), mestrado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, Recuperação de ecossistemas naturais e recuperação ambiental. Atua em pesquisas de tratamentos biológicos de águas residuais urbanas e agroindustriais, saneamento ecológico e aproveitamento energético, produção sustentável e manejo de recursos naturais.
Fernando Garayo
Engenheiro Ambiental pela PUC-Campinas, mestre em Tecnologias Ambientais pela UFMS e Gestor de Negócios pela Ohio University. Possui 15 anos de experiência em sistemas de gestão ambiental e da qualidade em empresas dos setores químico, frigorífico e de saneamento, incluindo a liderança de equipes multidisciplinares em 3 estados. Experiência sólida em relações institucionais, sendo representante em diversos conselhos ambientais. Também atua como consultor ambiental e possui uma coluna semanal de meio ambiente na Rádio CBN Campo Grande.
Gisele Penido
Formada em engenharia química UERJ 2001; Engenharia Ambiental Estacio 2017; Mestrado em química orgânica - IME 2004; Doutora em área contaminada USP 2014; Especialista em contaminação de áreas contaminadas por hidrocarboneto de petróleo; Autora de propriedade intelectual em biorremediação; Diretora da Eckoslife desde 2014.
Guilherme Henrique Cavazzana
Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e Graduado em Engenharia Ambiental pela UFMS - Campo Grande, cuja carreira tem sido desenvolvida como engenheiro e consultor ambiental na solução de demandas de empreendimentos agroindustriais, rurais e públicos, e na prospecção e abertura de cliente, por mais de 14 anos; bem como, docente em Ensino Superior por mais de 8 anos. Possui facilidade com relações pessoais, transferência de conhecimentos e coordenação de equipe.
Liliane Candida Corrêa
Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2007), mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011) e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico pelo Gran Centro Universitário. Carreira há mais de 15 anos na área ambiental, com experiências nos temas: auditoria, licenciamento, geotecnologia, inventário de gases de efeito estufa, ESG e outros. Atualmente, responsável técnica ambiental do SENAI MS, no Instituto Senai de Tecnologia Eficiência Operacional Hub Senai Empresa, que atua nos diversos temas ambientais para o segmento empresarial.
Luiz Antônio Paiva
Formação em Geologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – São Leopoldo / RS – 1986; Pós-Graduação Especialização (Lato Senso). Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados à Análise Ambiental – Universidade de Brasília – UNB – Brasília / DF – 1994; Mestrado (Stricto Senso). Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP – Campo Grande / MS 2000. Geólogo Concursado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MS – no período de 1992 a 2000: áreas de atuação: Licenciamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Gerente Estadual do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai – PCBAP; Coordenador da Gerência de Geoprocessamento.
Maria Aparecida Canale Balduino
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.
Mariane Morais
Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possuo 5 anos de experiência na área de Consultoria e Assessoria Ambiental. Permaneço constantemente motivada em promover o desenvolvimento de empresas, instituições e pessoas por meio de práticas sustentáveis e de adquirir o senso de pertencimento com a natureza.
Marjolly Priscilla Bais Shinzato
Engenheira ambiental (2008) pela UFMS, com especialidade técnica em avaliação, diagnóstico, monitoramento e recuperação de depósitos de resíduos (lixões, aterros controlados e aterros sanitários). Mestre em Tecnologias Ambientais com ênfase em Recursos Hídricos (2010) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Ciências com ênfase em Engenharia Hidráulica e Saneamento (2014) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade de São Paulo (USP) . Teve projeto de pesquisa aprovado na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Fachhochschule Köln), Alemanha. Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS. Membro do Conselho Consultivo CTRS ABES. Membro do Comitê do Programa Mulher do CREA MS. Embaixadora MS do Instituto Lixo Zero Brasil. Integrante do Coletivo da Semana Lixo Zero Campo Grande. Integrante do Fórum Municipal Lixo e Cidadania. Contemplada com Prêmio Ecologia e Ambientalismo através da outorga da Medalha Legislativa "Francisco Anselmo de Barros". Homenageada pelo CREA MS por atuação destacada e pelos importantes serviços prestados à Engenharia Ambiental sul-mato-grossense. Professora Doutora do curso da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP. Professora de pós-graduação da Faculdade Novoeste, Faculdade Resultados, Faculdade Instead. CEO da empresa HABITO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquisadora Senior da UEMS no Projeto Disposição Legal de Resíduos Sólidos. Consultora Senior na Empresa Nova Eng Ambiental. Mãe do Caio de 9 anos e do Joaquim de 7 anos.
Ricardo de Carly Luz Andreazza
Gestor Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Aperfeiçoamento em Biogás na Agroindústria pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás); Foi suplente e representante de Associações Comunitárias, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, com atuação no âmbito municipal na Secretária de Comércio e Infraestrutura, Departamento de Meio Ambiente e Poder Público Judiciário do município de Rosário do Sul – RS; Foi um dos proponentes ganhadores entre as 50 propostas selecionadas para fomento as startups do Programa Centelha 2/RS; É membro do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPq Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento (PGPD); Atua na secretaria Executiva do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas; Atualmente, há quase 3 anos como Assessor Técnico da Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Robson Disarz
Engenheiro Florestal pela UFSM (2008), mestre em Ciências de Florestas Tropicais pelo INPA (2011), especialista em geoprocessamento Unb (2018) e habilitação para georreferenciamento de imóveis rurais no INCRA. Tem experiência na área de sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, monitoramento e fiscalização ambiental.