Valores e Condições

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e valores do curso

1. GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS CADEIAS AGROINDUSTRIAIS

A inovação no agronegócio é um processo que envolve um conjunto de ações e ferramentas que ajudam no desenvolvimento agrícola. Essa modernização está sendo acelerada, principalmente nos últimos anos.

Os principais aspectos da inovação são a sustentabilidade, a profissionalização, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas na produção. Além disso, esse processo deve combinar conectividade, e agricultura de precisão, sendo as ferramentas digitais as grandes protagonistas dessa revolução.

Dessa forma, tendências em inovação vem surgindo cada vez mais para alavancar ainda mais esse setor e todas as suas cadeias produtivas, facilitando o processo de produção como um todo.

O processo de inovação está permitindo que o agronegócio apresente, cada vez, mais opções tecnológicas, modernas e inovadoras.

2. ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PMBOK e o Gerenciamento de Projetos Influências Organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Processos de Gerenciamento de Projetos Grupo de Processos de Iniciação Grupo de Processos de Planejamento – Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto Visão geral Grupo de Processos de Execução, Grupo de Processos de Monitoramento e Controle, Grupo de Processos de Encerramento

3. GESTÃO DA PRODUÇÃO NO AGRONEGÓCIO

Sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Desenvolvimento de novos produtos. Técnicas modernas de administração de produção. Manutenção industrial. Balanceamento da produção. Qualidade e produtividade. Modelos de qualidade. Competitividade.

4. GESTÃO DE SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA APLICADA AO AGRO

Funções da comercialização agrícola. Comercialização sob a ótica das cadeias produtivas. Contratos de Barter Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Abordagens de análise das cadeias: Commodity System Approach; Interligação de cadeias produtivas. 11 Análise das cadeias agroindustriais potenciais e regionais, Gestão da comercialização agropecuária. Sistemas de transporte e armazenagem. Expansão do processo agroindustrial, A sistematização do complexo agroindustrial. Estruturas e Estratégias logísticas. Controle de estoque. 8 Coleta e distribuição de insumos químicos agroindustriais. Localização de instalações, armazenagem e canais de distribuição.

5. GESTÃO FINANCEIRA E TRIBUTÁRIA DO AGRONEGÓCIO

Fundamentos da gestão financeira no agronegócio, análise das demonstrações financeiras. Custos x Despesas x Investimentos. Análise de viabilidade de projetos no Agro. Análise de custos e alavancagens operacionais do sistema de agronegócios. Decisões de financiamentos e custo de capital. Barter. Metodologia de avaliação de empresas no agronegócio - Valuation. Direito Agrário Brasileiro. Reforma Agrária. Desapropriação. Contratos Agrários. Proteção ambiental. Imposto de Renda na atividade rural, Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. A legislação trabalhista do trabalhador rural.

6. GESTÃO DA CADEIA DE PAPEL E CELULOSE - VISITA TÉCNICA EM CAMPO

Denomina-se de setor da celulose e papel o conjunto formado pelas seguintes industrias: de celulose, de papeis e de artefatos de papeis, além das florestas e da indústria de editoração gráfica compõe o segmento. A indústria brasileira compõe-se das empresas que produzem celulose e da pasta de alto rendimento.

Dentro do setor de celulose e papel nota-se que a configuração e a evolução de suas indústrias foram diferenciadas ao longo do tempo. Nas últimas cinco décadas, a expansão da indústria de celulose foi, principalmente, para atender ao mercado externo, sendo as indústrias de papéis e artefatos de papéis mais direcionadas ao atendimento do mercado doméstico.

A indústria de celulose (por ser mais intensiva em capital) utiliza, proporcionalmente, mais trabalhadores qualificados, com isso a necessidade de constante estudo e aprimoramento.

7. GESTÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E ESG

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; Sistemas de gestão ambiental em agroindústrias; Gerenciamento ambiental no agronegócio, Impactos socioambientais, Dimensões do eco desenvolvimento. Agenda 21 e suas derivações para o agronegócio. Políticas de sustentabilidade socioambiental.

8. CRIAÇÃO DE VALOR NO AGRONEGÓCIO

Foco do Cliente. Empresas Válidas. Valor para o cliente, mapa da empatia; Pirâmide Elementos de Valor B2C e B2B; 9 BMG Canvas, metodologia ágil;

9. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS e COMMODITIES AGRÍCOLAS

Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro no agribusiness, Acordos internacionais, barreiras tarifárias e não tarifárias, normas sanitárias e fitossanitárias; Regras de certificação de origem. Subsídios e ou Dumping, Salvaguardas. A organização Mundial do Comércio OMC e suas interferências econômicas no agronegócio.

10. FINANCIAMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO A AGROINDUSTRIAL

Inserção do financiamento do agronegócio público e privado no Sistema Financeiro Nacional. Crédito rural bancário e crédito privado de empresas exportadoras e bancos. Títulos privados de emissão do agronegócio, os seus atores e as suas responsabilidades. Funcionamento dos veículos privados de crédito e investimento. Inserção dos títulos verdes nos modelos de financiamento. Simulações de racionalização do crédito entre as alternativas de financiamento.

11. MERCADO FUTURO, REDGE, PRÁTICAS DE TRADING E SEGURO RURAL

O mercado futuro é um ambiente da Bolsa de Valores que impacta diretamente o futuro de empresas e produtores rurais que dependem da cotação de moedas estrangeiras ou preço de commodities. O mercado futuro consiste em uma ferramenta que proporciona a fixação do preço dos produtos por meio de negociação de contratos, que são liquidados em data futura.

12. PROGRAMAS DE INCENTIVO A ATIVIDADES DO AGRONEGÓCIO

Conhecendo algumas das principais políticas públicas de apoio ao produtor rural

• PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar É a política pública de maior relevância para a agricultura familiar. ...

• PGPM – Política de Garantia de Preços Mínimos ...

• PAA – Programa de Aquisição de Alimentos ...

• PEP – Prêmio para Escoamento do Produto ...

• PEPRO – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ...

• GS – Garantia-Safra ...

E também planos estaduais e municipais de apoio ao Agronegócio

13. LIDERANÇA DE EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE

O papel do líder nas novas gerações do agronegócio. Cultura organizacional e alinhamento com a estratégia com equipes internas e externas. Habilidades e desenvolvimento de competências essenciais de um líder do agronegócio para gestão de equipes de alta performance. Inteligência emocional e gestão de conflitos com tomadores de decisão. Construção de equipes alinhadas a missão, visão e valores da organização.

14. AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PRECISÃO E BIOTECNOLOGIA - VISITA TÉCNICA EM CAMPO

Conjunto de ferramentas para a agricultura de precisão, GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), instrumentos e sensores no agro ecossistema (solo, planta, insetos e doenças), Geoestatística e mecatrônica. Revolução gerencial; Tecnologia de Informação; 10 Agregação de valor à produção.

15. COOPERATIVISMO NO AGRONEGÓCIO

O cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.

Por meio da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Cooperativas de agronegócio são referência para os trabalhadores do setor. Por isso, acabam facilitando a contratação de mão de obra especializada, o beneficiamento de matérias-primas e a comercialização de produtos.

Grande parte do cooperativismo voltado ao agronegócio atua no escoamento da produção, acelerando o processo. Uma das formas utilizadas além do estoque de produtos é a disposição de lojas próprias que atendem tanto a comunidade local, quanto os próprios cooperados.

16. RASTREABILIDADE, CERTIFICAÇÃO E SELOS DE QUALIDADES NO AGRONEGÓCIO

A crescente preocupação mundial com a alimentação saudável e a preservação ambiental tem tornado obrigatório o cumprimento de exigências cada vez maiores pelos países exportadores. Estas também vêm sendo impostas por países que se sentem incomodados ou ameaçados pela capacidade competitiva do agro brasileiro. O cumprimento das crescentes exigências internacionais passa necessariamente pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPAs), que, conforme acentuam os dois pesquisadores, são um conjunto de orientações técnicas que visam assegurar a qualidade da produção, minimizando riscos à saúde humana, ao meio ambiente e ao bem-estar animal. A adoção dessas práticas permite um controle mais rigoroso sobre o processo produtivo, aumentando a segurança alimentar e a sustentabilidade.

17. ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Estratégias de marketing para o agronegócio, Gestão do mix de marketing; Segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo. Canais de marketing nas cadeias agroindustriais. Marketing digital X tradicional (On e Off line) Modelos de negócio verticais.

18. PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E FELICIDADE

Valorização da natureza humana e do processo de desenvolvimento de habilidades e competências de caráter emocional, enfatizando atributos comportamentais e atitudinais, percebidos a partir da aplicação de ferramenta DISCI, sob análise dos fundamentos do autoconhecimento, da autossugestão e da compreensão da complexidade, diversidade e incompletude de si próprio e da pessoa humana. Promoção do bem-estar individual e coletivo, sob perspectiva pessoal e organizacional, buscando a harmonia nas relações interpessoais, contribuindo aos aspectos de geração de felicidade.

O agronegócio alimenta a teia comercial e estrutural brasileira, bem como sua ramificação mundial, compreender esta dinâmica e, administrar processos organizacionais deste sistema reflete os objetivos deste MBA. A produção de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso garante o desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária.

O crescimento do Agronegócio nos últimos anos mantém-se sustentável pelos investimentos constantes do setor, em especial na inovação, tecnologia, gestão, infraestrutura e pessoas, além da valorização das commodities que se mantém firme.

A visão integrada dos conceitos permite aos estudantes versatilidade frente às oscilações pontuais, originar habilidades de adaptação fortalece o segmento do agronegócio, garantindo êxito nas relações de crescimento e custo baixo.

OBJETIVOS

- Ampliar os lucros do setor de Agronegócios;

- Ampliar as oportunidades negociais para os segmentos do Agro;

- Concretizar aulas com professores locais e externos com ótima titulação e com vivências de mercado;

- Concretizar visita técnica (dia de campo) em centro de referência Nacional;

- Ampliar os conhecimentos técnicos e científicos dos acadêmicos na Gestão do Agronegócio;

- Proporcionar troca de informações, tecnologias e experiências entre os acadêmicos, corpo docente e líderes do Agronegócio Brasileiro.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais portadores de diploma de curso superior com atuação efetiva ou interesse em atuar no setor agropecuário brasileiro.

VISITAS TÉCNICAS

Durante o curso, estão previstas duas visitas técnicas em campo, inclusas no MBA, em que a instituição é responsável pelo acesso ao local, transporte a partir da faculdade para os locais de visita, e o seguro viagem para todos os estudantes.

As visitas ocorrerão durante o dia de sábado, e no domingo com aula teórica na faculdade.

Marcio Adriano Ribeiro Balduino

Marcio Adriano Ribeiro Balduino

Gestor Financeiro (CRA/CFA-MS 00685-2), cursando Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Novos Negócios e Empreendedorismo, Pós-Graduação em MBA Gestão de Projetos, Curso de Auditor Lider com Ênfase em ISOS, Curso de Auditor Lider de SGI.

  • Agenor Mattiello

    Agenor Mattiello

    Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Agribusiness e Gestão de Recursos Humanos e Graduação em Administração. Atualmente cursa o MBA em Gestão e inovação em Serviços da Saúde, pela PUC do RS. Desempenhou a função de Conselheiro Federal pelo Mato Grosso do Sul, junto ao Conselho Federal de Administração e foi Diretor Administrativo do Centro Universitário da UNAES.. Também atuou como palestrante e professor nos cursos de pós-graduação lato senso da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; MBA - FGV - Fundação Getúlio Vargas, UNIDERP, UNAES, NOVOESTE EDUCACIONAL e UCDB em Campo Grande e em outras Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Rio grande do sul e Minas Gerais. Tem experiência na área de Administrativa tendo atuado como Gerente de desenvolvimento de pessoal do Banco do Brasil no Rio grande do sul, Ceará, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Também desempenhou a função de Secretário Municipal da Administração no Rio Grande do Sul e em Campo Grande (MS). Foi presidente do Fórum Estadual das Secretarias de Administração do Mato grosso do sul por três anos consecutivos. Foi aprovado pela UNIVERSIDADE DE SALAMANCA - ESPANHA para participar do doutoramento em "Nuevas Tendências en dirección de Empresas". Publicou como Co-autor o livro MARKETING BANCÁRIO, pela Saint Paul editora. Também atuou junto à Diretoria de Produtos e Serviços do Banco do Brasil em Brasília (DF) para a estruturação e implantação do Departamento de Marketing, vinculado à Direção Geral do BB. Ministra cursos e palestras para a SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.

  • Caroline Petian

    Caroline Petian

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Especialização em Aprendizagem Ativa, Graduação em Comunicação Social e Pedagogia. Atuo em projetos para ensino superior com foco em aprendizagem ativa e ensino inovador, tanto para presencial quanto para EAD. No âmbito da inovação, sou uma das lideranças do Google For Education Brasil. Tenho experiência com ensino superior na Gestão e na Coordenação de graduação e pós-graduação desde 2008. Nesta função, destaco a experiência com gestão de metas e equipes, captação de alunos para EAD e presencial, além da elaboração de matrizes de cursos e produção de material didático. Destaco, ainda, os projetos de curricularização da extensão. Como docente do ensino superior trabalho com disciplinas em cursos de Administração, Comunicação, Marketing, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Administração e Pedagogia em universidades de Curitiba, São Paulo e Ribeirão Preto/SP. Desenvolvo projetos práticos e inovadores tendo sido, inclusive premiada pelo Prêmio IEL na categoria Educação Inovadora. Entre as IES nas quais atuei estão SENAC, Escola Paulista de Direito, Centro Universitário Barão de Mauá, UniSEB, Estácio, UniDomBosco e Alicerce Educacional. Como pesquisadora estou nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Cibercultura e Educação a Distância. Faço parte do grupo de Estudos em Comunicação e Linguagem - COLING - da UMESP e do Geppetinho da UFRP. Durante os anos de pesquisa(desde 2006) tenho participado de congressos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos/capítulos de livros. Tenho experiência como orientadora de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação desde 2007. Em cursos de graduação e pós-graduação ministrei as disciplinas Comunicação Empresarial Integrada, Planejamento Gráfico; Jornalismo Digital, Jornalismo Científico; Jornalismo de dados, Educação e Novas Tecnologias, Metodologia Científica, Projeto em Gestão e Comunicação Ambiental, Administração Empreendedora, entre outras.

  • Eder Joni Hipólito de Campos

    Eder Joni Hipólito de Campos

    Apresentador e Especialista em Comunicação para o Agronegócio Comunicador com mais de duas décadas de atuação na área, com foco em jornalismo e comunicação voltados ao agronegócio. Desde março de 2023, apresento o telejornal Tá na Hora na Rede MS de Comunicação (SBT MS). Antes disso, entre 2018 e 2023, foi o diretor e apresentador do CBN Agro na Rádio CBN Campo Grande, além de produzir boletins diários sobre o setor. Atuou por 20 anos no Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), passando pelos canais Canal do Boi e Agro Canal, onde foi repórter, apresentador e também ocupou cargos de liderança como diretor de jornalismo e diretor geral. Formado pelo SENAC São Paulo como locutor e apresentador de rádio e TV. Recentemente, concluiu sua formação como Coach e Analista Comportamental pelo Método EVO Brasília, ampliando sua visão sobre comportamento humano e gestão de equipes. Também idealizador e o primeiro apresentador de notícias exclusivo para internet na América Latina, com o projeto Mídia Cast. Prêmios conquistados Prêmio de Jornalismo Famasul (2021) Prêmio de Jornalismo do Sindicato Rural de Campo Grande (2024)

  • Hércules Arce

    Hércules Arce

    Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Rural do Brasil (1966), mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2003) e Doutorado pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD(2014). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Genética Biométrica e Melhoramento de plantas. No Magistério lecionou durante 13 anos, na UNIDERP e UCDB, as disciplinas: Administração Rural, Planejamento e Projetos Rurais, Agronegócios, Comercialização e Extensão Rural. Leciona atualmente no CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, as disciplinas de: bioestatística; matemática financeira; engenharia econômica, matemática básica, introdução ao cálculo e metodologia científica.

  • João Carlos Capistrano Midon

    João Carlos Capistrano Midon

    Engenheiro Civil com sólida experiência na área acadêmica e administrativa, atuando desde2013 como servidor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS (2015) e atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais do INFI/UFMS como aluno Doutorando. Na UFMS, desempenha funções gerenciais e administrativas na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG), contribuindo para o desenvolvimento institucional e acadêmico. Como pesquisador e desenvolvedor, dedica-se a temas estratégicos como Sustentabilidade, Projeto, Eficiência Energética, Novos Materiais e a Preservação e Conservação do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Profissional com forte viés técnico e analítico, comprometido com inovação e soluções sustentáveis para o setor da engenharia civil, além de possuir experiência na gestão e otimização de processos institucionais.

  • Jonas Pizzatto

    Jonas Pizzatto

    Engenheiro Agrônomo pela UFSC, com MBA em Gestão de Negócios pela USP e especialização em Mercado de Futuros e Opções pela University of Minnesota (UMN). Possui formação em Armazenagem de Grãos pela UFV e certificação CEA pela ANBIMA. Finalista do CME Group Trading Challenge, participou do Rally da Safra e do Pro Farmer Crop Tour, os maiores levantamentos de safra de soja e milho do Brasil e dos EUA. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de grãos, atuou na Agroconsult e no trading desk da StoneX nos EUA. Atualmente, é Head do MS e consultor sênior em gerenciamento de risco na StoneX, atendendo diversos segmentos do agronegócio com foco em estratégias comerciais de hedge, proteção de preço e análise de mercado no complexo soja, milho e câmbio.

  • Luiz Carlos Demattê Filho

    Luiz Carlos Demattê Filho

    Diretor da Korin Alimentos, médico veterinário com pós-doutorado em administração pelo programa de gestão de operações e Sustentabilidade pela FGV. Doutor em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP com sua tese premiada pela CAPES e bolsista do CNPq na Universidade de AArhus-Dinamarca. De 2016 a 2023 atuou como Presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO) do Ministério da Agricultura – MAPA, cujas principais contribuições foram a renovação das normas de produção orgânica, resultando na publicação da Portaria 52 de 15/03/2021, na criação do Programa Nacional de Bioinsumos, através do Decreto 10.375 de 26/05/2020 e da Agenda de Inovação para a Agricultura Orgânica (Embrapa e Câmara Temática). Membro do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos do MAPA. Trabalha em sistemas diferenciados de produção agropecuária de base agroecológica há mais de 30 anos. Liderou os trabalhos que culminaram nos protocolos de produção sem uso de antimicrobianos, anticoccidianos, quimioterápicos e promotores de crescimentos na produção de frangos e ovos na Korin. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luizdematt%C3%AA/ Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4561658158193668

  • Luiz Orcirio Fialho de Oliveira

    Luiz Orcirio Fialho de Oliveira

    Possui graduação em Agronomia (UFV, 1985) e em Medicina Veterinária (UFMS, 1997), doutorado em Ciência Animal (UFMG, 2005). Sua principal linha de pesquisa está relacionada ao uso de indicadores voltados à estimativas de consumo animal e digestibilidade das forrageiras. Trabalhou em gestão de propriedades de bovinos de leite e de bovinos de corte. Atuou como consultor de nutrição animal e de desenvolvimento de produtos para diversas Indústrias de Ração, de Suplementos, de Premixes e Núcleos para Bovinos de Corte, de Leite, Equinos e Ovinos, como a M. Cassab, Jully, QGN (Química Geral do Nordeste), Church & Dwight, Zoomix, Real H, entre outros. Atuou de 1987 à 2010 como consultor em gestão estratégica de alimentação e suplementação de bovinos de corte e de leite. Compôs o quadro de pesquisadores da Embrapa Pantanal entre os anos de 2011 à 2017, e atualmente vêm trabalhando nos estudos de nutrição animal na Embrapa Gado de Corte. Na sua linha de publicação tem destaque os trabalhos sobre os efeitos da suplementação a pasto sobre o consumo e o desempenho animal, os efeitos da desmama precoce sobre o desempenho dos bezerros e a fertilidade do rebanho, os estudos das estratégias de suplementação sobre os aspectos econômicos, ambientais e de sustentabilidade do sistema, os estudos sobre a relação entre suplementação x pastagens e desempenho animal, e também sobre as emissões de metano de bovinos a pasto mediante diferentes estratégias de produção. Atualmente vem trabalhando em projetos de estratégias alimentares na produção de novilho precoce da cria até a engorda (Projeto + Precoce), estimativas de consumo a pasto com uso de indicadores, suplementação estratégica, comportamento de consumo dos animais suplementados com misturas minerais, suplementos proteicos e energéticos, entre outros. Atualmente exerce o cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Corte.

  • Silvio Henrique Ribeiro Balduino

    Silvio Henrique Ribeiro Balduino

    Médico Veterinário. Atuação em Consultoria Empresarial para Planejamento Estratégico de empresas, Associações e Sindicatos. Execução de projetos de coordenação das cadeias produtivas para agregação de valor aos produtos do agronegócio

  • Thiago Modolo Witzler

    Thiago Modolo Witzler

    Graduado no Curso de Medicina Veterinária Integral- Campus Pirassununga-SP , em 2014.

  • Valquiria Veiga Tessari

    Valquiria Veiga Tessari

    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV Especialização em Administração Financeira e Auditoria pelo INPG. Economista pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco.

  • Vidal Subtil De Oliveira Sobrinho Neto

    Vidal Subtil De Oliveira Sobrinho Neto

    MBA Gerenciamento de Projetos, UNIGRAN - 2018/2019 Especialização Liderança no Agronegócio - Líder MS, EPD - 2014/2015 MBA Gestão Estratégica no Agronegócio, FGV - 2004/2005 Graduação Medicina Veterinária, UNOESTE - 1989/1993 Técnico Agropecuária, Fundação CERA - 1986/1988

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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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