Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Avançada

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, VENO – LINFÁTICO E METABOLISMO

- Anatomia topográfica e de superfície. Fisiologia da pele e seus envoltórios. Além da anatomia e fisiologia da circulação sanguínea e linfática.

- Alterações e comprometimentos dos sistemas tegumentar, venoso, linfático e metabólico. 

- Bases da endocrinologia aplicada a fisioterapia dermato funcional

- Imunopatologia.

FUNDAMENTOS DE DERMATOLOGIA ESTÉTICA E DISFUNÇÕES ESTÉTICAS.

- Dermatologia Estética: definição, alterações e tipos de tratamento metabólico, facial e corporal.

- Dermatopatologia

- Dermatoses Metabólicas

- Definição e fisiopatologia da Lipodistrofia ginóide, flacidez, estrias, lipodistrofia localizada, obesidade, psoríase,vitiligo, queimados, acne, discromias.

BASES DE FARMACOLOGIA E COSMETOLOGIA

- Introdução a conceitos e princípios gerais em farmacologia e cosmetologia que respaldem as indicações e interações das condutas na prática clínica em Dermatofuncional. 

- Aplicação dos conceitos de tecnologia farmacêutica e cosmética.

- Técnicas e equipamentos para veiculação da cosmetologia e farmacologia. 

- Noções da atuação dos produtos cosméticos e farmacêutico.

BASE, FUNDAMENTO, IMPORTANCIA E EFEITOS DA NUTROLOGIA

- Programas de reeducação alimentar, controle de peso. 

- Atividade física e nutrição relacionados a obesidade. 

- Efeitos da alimentação e suplementação nos sistema Tegumentar, metabólico e veno-linfático. 

- Abordagem sobre obesidade e hipertrofia muscular. 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DERMATO-FUNCIONAL

- Definição e métodos qualitativos e quantitativos de avaliação em Estética Facial e Corporal que auxiliam o profissional a avaliar suas condutas e meios de demonstrar para seu cliente os resultados obtidos.

RECURSOS AVANÇADOS EM DERMATOFUNCIONAL 

- Eletrotermoterapia Clínica na Fisioterapia Dermato-Funcional. 

- Variáveis físicas, modulações, corrente polarizada e despolarizada. 

- Características e indicações das correntes: galvânica, terapia combinada, tens, corrente russa, fes, ultra-som, lasers, infravermelho e ultravioleta.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL EM ANGIOLOGIA, LINFOLOGIA E ENDOCRINOLOGIA

- A disciplina busca o estudo de revisão de citologia e histologia, fisiologia endócrina, diferentes fontes de energia. Introdução à dermatologia e angiologia;

- Aplicação das técnicas de terapias manuais para melhora dos sistemas linfático e circulatório.

- Aparelhos utilizados para melhora e otimização dos sistemas linfático e circulatório.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL APLICADA A ESTÉTICA FACIAL (AVALIAÇÃO, TRATAMENTOS (HIDRATAÇÃO E LIMPEZA), PEELING (CRISTAL, DIAMANTE E QUÍMICO)

- Aplicação dos diversos recursos disponíveis para a avaliação e tratamento das afecções estéticas faciais com elaboração de protocolos de tratamento. 

- Tratamento de acne, manchas de pele, envelhecimento cutâneo, tonificação, hidratação, rejuvenescimento. 

- Recursos fisioterapêuticos e cosmiátricos, Drenagem linfática Facial e limpeza de pele.

- Microdermoabrasão (peeling cristal e diamante). 

- Microagulhamento.

PROCEDIMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA 

- Conceitos e subtipos da toxina botulínica;

- Bases anatomofisiológicas subjacentes ao uso da toxina botulínica;

- Avaliação e seleção do paciente, seguida de avaliação clínica fisioterapêutica ou cinético-funcional;

- Farmacologia e mecanismo de ação da TXB; 

- Diluição de TXB; 

- Técnicas de marcação e aplicação;   

- Boas práticas de clínica e biossegurança (Materiais, EPI, documentação, descarte descartáveis); 

- Pós aplicação; Indicações e contraindicações.

INTRADERMOTERAPIA

- Conceito e histórico da Mesoterapia. Legislação e regulamentação. Disfunções estéticas tratadas (indicações e contraindicações). Diferenciação técnica e avaliação clínica. Vias de administração dos injetáveis (intradérmica, subcutânea e intramuscular). Ativos mais utilizados na prática clínica. Lipoliticos, Eutroficos, Vasoativos, Anestésicos. Fatores de crescimento. Aplicações intramusculares. Complicações dos procedimentos, cuidados e biossegurança durante a aplicação. Orientações pós procedimento.

RECURSOS INVASIVOS CORPORAIS – PEIM (PROCEDIMENTO ESTÉTICO INJETÁVEL EM MICROVASOS)

- Conceito e histórico do Procedimento Estético em Microvasos. (PEIM), Legislação e Regulamentação, Indicações e Contraindicações. Classificação das Varizes, Avaliação clínica, Efeitos adversos e colaterais, complicações dos procedimentos, Substância utilizada e seu mecanismo de ação, cuidados e Biossegurança durante a aplicação, orientações pós procedimento

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL APLICADA A CIRURGIA PLÁSTICA

- Fundamentação teórica da cirurgia plástica, através do estudo da Fisiologia da cicatrização de feridas (normal e patológica); 

- Cuidados pré operatórios; Introdução a técnicas cirúrgicas e Cuidados pós-operatórios. 

- Atuação em cirurgias plásticas: prevenção e reabilitação dos tecidos com fibrose, edema, cicatrizes Hipertróficas e queloideanas. 

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS

- Aborda o conhecimento dos recursos e terapias manuais disponíveis na prática clínica, e suas utilizações nas disfunções dos sistemas circulatório, musculoesquelético e tegumentar.

- Sistema linfático, Drenagem linfática segundo Leduc e Vooder. Aplicação prática em cabeça e pescoço, membros superior e inferior, tronco, mama, costas e glúteo. Definição, efeito, indicações e contra-indicações da massagem modeladora.

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL EM QUEIMADOS

- Contribuição para atuação terapêutica em reabilitação dos tecidos com fibrose e cirurgias plásticas, assim como queimados, através do conhecimento da fisiopatologia do processo de reparo tecidual.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL APLICADA – ONCOLOGIA

- Desenvolvimento do conhecimento específico sobre oncologia e as disfunções dermatofuncionais relacionadas assim como capacitação para desenvolver na prática as técnicas e abordagens pertinentes aos tratamentos das disfunções dermatofuncionais em pacientes da área de oncologia, cicatrizes, radioterapia e linfedema.

GESTÃO DE PESSOAS, SAÚDE MENTAL E AUTOCUIDADO

Atuação no trabalho institucional, fornecendo subsídios para a compreensão dessa dinâmica, suas características específicas e como ela interfere no processo de adoecimento dos pacientes, familiares e funcionários. Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características

EMPREENDEDORISMO E MARKETING

- O empreendedor. Características do empreendedor.

- A educação empreendedora. Uma nova ordem mundial. Comportamento empreendedor. 

- As microempresas e pequenas empresas. 

- O estabelecimento de metas. 

- Mercado consumidor. Mercado concorrente. Mercado fornecedor. O mercado não pára. 

- Mudanças da economia. 

- O marketing como ferramenta para o empreendedor. 

- Custo fixo. Custo variável. Pró-labore. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. 

- Comportamento empreendedor. O resultado da empresa. Calculando o lucro e o prejuizo.

A Fisioterapia é uma profissão muito rica devido as diversas áreas que vem crescendo e se destacando, no segmento estética, a Fisioterapia vem conquistando espaço e a busca por conhecimento, experiências e qualificação pelos Fisioterapeutas que atuam ou que querem atuar na área de Dermatofuncional é cada vez maior. A área de Dermatofuncional está relacionada com a função dos tecidos do corpo humano e tudo que se diz respeito a sua funcionalidade, cujo objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade do órgão, sistema ou função. Atualmente temos a busca pela qualidade de vida, que é uma forte característica da sociedade, associado a isso temos a busca da melhora da saúde física, mental e da própria imagem.

O Fisioterapeuta que atua na área de Dermatofuncional oferece o bem-estar físico e estético, podendo atuar nas mais diversas áreas como no tratamento de pessoas que buscam a melhora da imagem corporal como melhora de comprometimentos como celulites, estrias, flacidez, gordura localizada e ações em períodos nos mais variados pré e pós-operatório e cuidados facial, além de tratar pessoas queimadas, pós-operatório de Mastectomia.

O mercado da estética no Brasil é amplo e de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 16,5% e da China com 10,3%.

O curso de Fisioterapia Dermatofuncional avançada é ofertado na modalidade de pós-graduação e é o primeiro passo para quem deseja atuar no segmento ou para quem já atua e busca ampliar conhecimento. Nosso curso irá prepará-lo para dominar conhecimento da anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, massoterapia, eletrotermoterapia e todas as técnicas utilizadas para saúde corporal e facial. Após a conclusão do da pós-graduação o especialista poderá atuar nas mais diversificadas áreas da Dermatofuncional, seja nos cuidados de estética com corpo, face, pós-operatório, oncologia e queimados.

AUTORIZAÇÃO DO COFFITO PARA TOXINA BOTULÍNICA

O Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Avançada oferta o módulo de Toxina Botulínica por Fisioterapeutas e este, foi autorizado pelo COFFITO atendendo aos requisitos do Acórdão COFFITO nº 609/2023, conforme ofício nº 308/2023/GAPRE de 11 de julho de 2023.

A Faculdade NOVOESTE é comprometida com o ensino e também com a seriedade e segurança dos alunos diante dos Conselhos Profissionais e entidades reguladoras.

OBJETIVOS

- Especializar Fisioterapeutas para a atuação, na área da Dermato funcional facial e corporal, através do conhecimento de técnicas, da adequada utilização de equipamentos de alta tecnologia e recursos cosméticos de qualidade, promovendo assim qualidade de vida, saúde, bem estar e embelezamento. Além disso, iremos atualizar os profissionais para a prática dos serviços de estética e cosmética de forma responsável, criativa, inovadora e crítica;

- Capacitar os profissionais da saúde quanto à identificação das disfunções estéticas corporais e faciais possibilitando distingui-las de patologias tratáveis pela área médica;

- Promover conhecimento acerca da atuação estética aplicada em cirurgia plástica estética e reparadora;

- Aprofundar conhecimentos acerca dos recursos manuais, cosméticos e eletroterápicos utilizados nos procedimentos estéticos faciais e corporais.

PÚBLICO-ALVO

Fisioterapeutas.

Lilian Assunção Felippe

Lilian Assunção Felippe

Fisioterapeuta pela Universidade de Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, Mestra e Doutora na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste. Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia e no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico na UFMS. Docente dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València - Espanha. Foi docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Atualmente docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da UNIDERP.

  • Alexandre Alves Ferreira

    Alexandre Alves Ferreira

    Mestre em Ciências da Saúde pela UFMS; Farmacêutico; especialista em Gestão Empresarial, docente universitário nas áreas de Gestão em Saúde, Biossegurança, Legislação Farmacêutica, Química.

  • Bárbara Oliveira

    Bárbara Oliveira

    Biomédica com Ênfase em Análises Clínicas e Estética (Unigran Capital); Especialista em Circulação Extracorpórea (Perfusão); Pós-graduanda em Acupuntura; Tricologia e Crime Scene Investigation; Atua na área estética com procedimentos injetáveis semi-invasivos como toxina botulínica, fios de PDO, preenchimentos, bioestimuladores, peelings, jato de plasma, outros e também equipamentos de alta performance para procedimentos estéticos; Professora no curso de biomedicina da Unigran Capital em Campo Grande/MS; Professora de pós-graduações em Campo Grande; Professora em Balneário Camboriú/SC.

  • Caroline Martini Sorrentino Demori

    Caroline Martini Sorrentino Demori

    Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2004). Docente desde 2006 nível superior eixo saúde/estética - Senac MS. Possui experiência na área docência em pós graduação e atuação profissional em Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Dermato Funcional, cosmetologia e Educação empreendedora.

  • Claudionora Neves Alves de Souza

    Claudionora Neves Alves de Souza

    Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento REgional - UNIDERP; Fisioterapeuta; Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional; docente universitária nas áreas de Eletroterapia e Terapias Manuais.

  • Fernanda Fialho Pereira

    Fernanda Fialho Pereira

    Doutora em Tecnologia Farmacêutica e Cosmética (USP) com ênfase em Nanotecnologia; Mestra em Fármacos e Medicamentos (USP); Farmacêutica, pesquisadora em projetos com foco em química do cerrado.

  • Lígia Maria Mendes Martins de Moura

    Lígia Maria Mendes Martins de Moura

    Mestra em Meio ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Uniderp (2022), Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade Uniderp, Pós Graduada em Biomedicina Estética pela Unyleya e Pós Graduanda em Fitoterapia pela FAVENI; Possui graduação Superior Sequencial de Formação Específica em Estética Facial, Corporal e Capilar pela Universidade Uniderp (2006), graduação em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018) e graduação em Biomedicina pela Faculdade Unigran Capital (2019) com habilitações em Análises Clínicas e Biomedicina Estética. Coordenadora e Professora do Curso Superior em Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade INSTED, Docente da Universidade Uniderp no curso de Biomedicina; docente de Pós Graduação da Faculdade Novoeste; Membro do NDE da Faculdade SENAC - CST em Estética e Cosmética; Sócia proprietária da empresa LMM Com. Varej. Prod. Estética Ltda.

  • Luciane da Silva Mansini Barbosa

    Luciane da Silva Mansini Barbosa

    Biomédica Esteta e Esteticista e Cosmetóloga; Especialista em Tecnologias Avançadas em Estética Facial, Corporal e Dermocosmética; Docente na Graduação de Tecnólogo em Estética e Cosmética e Docente de pós-graduação em Saúde Estética.

  • Thabata Athayde

    Thabata Athayde

    Farmacêutica e Bioquímica, especialista em Farmácia Estética, especialista em Farmácia Magistral com Habilitação em Homeopatia, mestranda em Biotecnologia - UCDB, Capacitação em Aplicação de Toxina Botulínica, Preenchimentos Faciais, Intradermoterapia, Skinbooster, PEIM, PRP e PRF, Fios de Sustentação. Professora do curso superior de Biomedicina, Estética e Cosmética, Professora da Pós-graduação em Tecnologias Avançadas em Estética e Cosmética, Professora da Pós-graduação em Dermatofuncional, da Pós-graduação em Farmácia Estética - Faculdade NOVOESTE e Pós-graduação em Cosmetologia Aplicada a Terapias Faciais, Corporais e Disfunções Dermoestéticas - Faculdade NOVOESTE. Presidente da Comissão de Farmácia Estética do CRF/MS.

  • Valeska de O. Gonçalves Ferreira

    Valeska de O. Gonçalves Ferreira

    Mestra em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste - UFMS, Especialista em Metodologia do Ensino superior pela UNIDERP (2002), Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Docente da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2000-2009), tem experiência na área de Farmácia e Cosmetologia, com ênfase em Farmacoténica,Tecnologia Farmacêutica e Cosmética, Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cosmetologia, Farmácia Magistral, Uso Racional de Medicamentos. Possui formação e é licenciada como Coach pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) e Institute of Coach (IOC - USA) e Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Avançada

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Acupuntura

Acupuntura

Duração: 25 meses Início: Imediato
Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Duração: 16 meses Início: 17 de Agosto de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp