Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1. Anatomia e Fisiologia dos sistemas cardíaco e respiratório

Será descrito a macro e micro anatomia do Sistema Respiratório, além das bases Fisiológicas do Sistema Respiratório e Cardíaco Referências   

2. Biossegurança

Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI. Atividade laboratorial

3. Unidades Críticas: Estrutura e Funcionamento

Descrever a estrutura e funcionamento das enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência em um complexo hospitalar. Demonstrar o papel do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar, a legislação que regulamenta sua atuação nestas unidades e perspectivas futuras. Além dos aspectos psicossociais e Humanização na atenção ao paciente crítico.

4. Avaliação por Exames Complementares e Terapêutica Cirúrgica

Avaliação fisioterapêutica hospitalar do paciente pneumopata e do cardiopata. Avaliação e intervenção fisioterapêutica hospitalar e em UTI. Métodos de Avaliação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Interpretação de exames complementares para decisões clínicas. Exames de imagem nas áreas musculoesquelética, cardiorespiratória e neurológica.

5. Síndrome do imobilismo e mobilização precoce no paciente crítico

Métodos e Técnicas para avaliação e realização de adequado posicionamento do paciente. Fisiopatologia da Fraqueza Muscular Adquirida na UTI e Síndrome Pós-Doença Crítica. Avaliação e prescrição de um programa de mobilização precoce e exercícios no ambiente hospitalar. Utilização de escalas e teste funcionais. Abordagem Funcional no Paciente Crítico. Mobilização Precoce e Tecnologia Assistiva

6. Urgência e emergência na Fisioterapia 

Atuação da Fisioterapia nas unidades de Urgência e Emergência. Intervenções Respiratórias na Agudização de Doença Respiratória: Oxigenoterapia, Suporte de Ventilação Não Invasiva e Ventilação Mecânica Invasiva. Choque cardiogênico. Drogas utilizadas nas emergências cardiovasculares. Parada cárdiorrespiratória (PCR): modalidades de PCR, consequências fisiológicas da PCR. Reanimação cárdiopulmonar (RCP): papel do fisioterapeuta.

7. Recursos manuais e instrumentais em Fisioterapia Cardiorrespiratória

Avaliação da necessidade de instituição do suporte de ventilação não invasiva. Gerenciamento da ventilação espontânea, invasiva e não invasiva. Avaliação da condições de saúde do paciente crítico ou potencialmente crítico para a retirada do suporte ventilatório invasivo e não invasivo . Desmame e extubação do paciente em ventilação mecânica. 

8. Ventilação não invasiva em Fisioterapia

Monitorização respiratória: clínica, das trocas gasosas e da mecânica ventilatória. Ventilação não invasiva: modos ventilatórios básicos e avançados.

9. Fisioterapia no paciente crítico

Assistência ventilatória invasiva. Ventilação mecânica - assincronias e modos avançados. Intervenção fisioterapêutica em pacientes hospitalizados em UTI. Distúrbio hidro-eletrolíticos e ácido-básicos (avaliação gasométrica). Bases Fisiopatológicas em Pacientes Críticos. Avaliação Clínica Aplicada ao Paciente Crítico. Doenças respiratórias agudas e crônicas. 

10. Fisioterapia em Neurointensivismo 

Princípios de avaliação neurofuncional. Assistência fisioterapêutica ao paciente crítico ou potencialmente crítico com disfunções neurológicas. Fisioterapia nas Disfunções Neurológicas na UTI e na enfermaria – suporte ventilatório e intervenção funcional.

11. Fisioterapia em cardiointensivismo

Atuação fisioterapêutica no paciente cardiopata. Atuação fisioterapêutica no paciente com doenças vasculares. Atuação fisioterapêutica na unidade de terapia intensiva: Paciente em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Alterações e Complicações Pulmonares no Pós-Operatório. Atuação fisioterapêutica na unidade internação: Reabilitação cardíaca na fase hospitalar: o que deve ser considerado. Métodos e Técnicas de Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia nas Disfunções Cardiorrespiratórias.

12. Fisioterapia nas Doenças Crônicas Renais e Hepáticas e nas Disfunções Oncológicas

Avaliação Fisioterapêutica em Pacientes Oncológicos; Particularidades da Prescrição de Exercício Físico em pacientes oncológicos. Fisiopatologia das principais alterações da função Renal e Hepática.

13. Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia torácica e abdominal

Cirurgia torácica cardíaca e não cardíaca; Cirurgias abdominais; Fatores de risco para complicações; Conduta fisioterapêutica respiratória no pré- operatório; Conduta Fisioterapêutica respiratória no pós- operatório; Conduta Fisioterapêutica motora no pré e pós-operatório.

14. Fisioterapia respiratória e cardiovascular na UTI Pediátrica e Neonatal

Biomecânica Ventilatória e Semiologia Neonatal; Fisiologia Geral e Aplicada à Neonatologia e Pediatria; Avaliação Neurológica e Desenvolvimento Motor; Fisiopatologia Neonatal; Recursos Fisioterapêuticos na UTI Neonatal; Características Técnicas do Ventilador Mecânico e Modos Ventilatórios em Neonatologia; Fisioterapia na UTI Pediátrica; Fisioterapia em cardiologia neopediátrica; Fisioterapia na criança queimada e oncológica.

15. Fisioterapia no paciente queimado

Consideração fisiopatológica básica na lesão por queimadura; Efeitos da lesão vascular; Complicações pulmonares; Complicações motoras; Avaliação fisioterapeutica no paciente queimado; Assistência fisioterapeutica na UTI e na enfermatia em pacientes queimados.

16. Farmacologia associada a Fisioterapia no paciente crítico

Estudo dos processos farmacológicos de fármacos utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Particularidade dos principais antimicrobianos utilizados dentro das UTIs: Antibióticos, Antifúngicos, Antivirais, Antiparasitários.Princípios e conceitos sobre os Anti-inflamatórios utilizados na área crítica: Anti-inflamatórios não asteroidal (AINES) e Anti-inflamatórios esteroidal. Fármacos de ação no Sistema Renal e Cardiovascular. Fármacos utilizados na insuficiência cardíaca. Sedativos e bloqueadores

17. Gestão de Pessoas, Saúde Mental e Autocuidado

Atuação no trabalho institucional, fornecendo subsídios para a compreensão dessa dinâmica, suas características específicas e como ela interfere no processo de adoecimento dos pacientes, familiares e funcionários. Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características

18. Desospitalização e Intervenções Fisioterapêuticas em Cuidados Paliativos

Compreende o cuidado aos pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, sem a perspectiva de tratamento curativo; Conhecimento da farmacologia e da manipulação de medicações analgésicas e o controle dos sintomas. Os princípios e os meios para assistência integral, com ênfase para as condições psicossociais e espirituais de pacientes e familiares e a abordagem da terminalidade da vida. As condições crônicas no ambiente hospitalar, as particularidades do processo de desospitalização e a preocupação com a qualidade e segurança do paciente na transição para outras modalidades de atenção extra-hospitalares. A desospitalização e suas interfaces com outras modalidades de atenção: Unidades de Transição – Home Care e Instituições de Longa Permanência.

19. Estágio supervisionado

O papel do fisioterapeuta nos hospitais é fundamental para prevenir e tratar complicações musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, vasculares, neurológicas e tegumentares. Fornecer conceitos básicos, específicos e conhecimento prático é necessário para que este profissional esteja preparado para atuar em qualquer setor de hospitais de média e alta complexidade.

Com a Especialização em Fisioterapia Hospitalar, o profissional estará apto a atuar tanto nas Unidades de Terapia Intensiva quanto em unidades específicas, além de estar capacidade para atender intercorrências em qualquer unidade no complexo hospitalar.

OBJETIVOS
- Habilitar o fisioterapeuta a desempenhar suas atribuições no atendimento a pacientes adultos, pediátricos e idosos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva ou clínicas de especialidades;

- Proporcionar uma visão inovadora e crítica com embasamento cientifico das técnicas de fisioterapia cardiorrespiratória e hospitalar em diversas funções como prevenir, avaliar, prescrever e realizar as condutas, no âmbito hospitalar;

- Atualizar o profissional nas diversas áreas de atuação da fisioterapia hospitalar;

- Desenvolver e potencializar o olhar e raciocínio clínico do fisioterapeuta para os mais diversos diagnósticos e situações clínicas, que podem comprometer a saúde humana.

PÚBLICO-ALVO
Fisioterapeutas.

Lilian Assunção Felippe

Lilian Assunção Felippe

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2008). Pós-Graduada em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá (2012), Mestra (2013) e Doutora (2017) na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste (Programa Capes: 05). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València (Espanha - 2017). Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Em 2015 atuou como docente do Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Docente por dois anos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande, MS (2015-2017). Docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2018). Pertenceu ao corpo docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da Universidade Anhanguera UNIDERP (2017-2021). Atuou na área assistencial na Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande. Atualmente coordenadora do núcleo da saúde e de cursos de Pós-Graduação na área de Fisioterapia na Faculdade NOVOESTE.

  • Adriana Ferreira London Mendes

    Adriana Ferreira London Mendes

    Pós - Graduada em Fisioterapia Cardiorrespitória – UNESP; Mestre em Fisioterapia – UNITRI; Título de especialista em Fisioterapia em Terapia intensiva adulto pelo COFFITO.

  • Edmar Mônaco Sanches

    Edmar Mônaco Sanches

    Pós-graduação em fisioterapia hospitalar - 2006 (UNOESTE) Presidente Prudente- SP; Graduação em Fisioterapia UEL - 1994 Londrina - PR; Fisioterapeuta da UTI adulto geral da Santa Casa de Campo Grande de 1994 até 2018; Fisioterapeuta da UTI neonatal do Hrms desde 2012.

  • Ewerton Ratier Pereira

    Ewerton Ratier Pereira

    Pós-graduado em Acupuntura pela ABA - Associação Brasileira de Acupuntura; Pós-graduação em fisioterapia intensiva pela FACULESTE - Faculdade do Leste Mineiro; Fisioterapeuta da Santa Casa de Campo Grande atuando em Centro de Terapia Intensiva e enfermarias com foco em paciente crítico, ventilação mecânica e cuidados paliativos.

  • Gilberto Vieira Junior

    Gilberto Vieira Junior

    É graduado em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2006). Em 2007 concluiu sua especialização em Fisioterapia Cárdiorrespiratória pelo Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Hospital da Criança. Atua na área assistencial e docência, com experiência na área de Fisioterapia Cárdiorrespiratória, Terapia Intensiva e em fisioterapia Neurofuncional.

  • Juliana de N. Medeiros de Britto

    Juliana de N. Medeiros de Britto

    Graduada em Fisioterapia pela UCDB; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Tutora regional do Método Canguru; Atualmente, fisioterapeuta do PS PED da Santa Casa, já tendo atuado na UTI pediátrica, UTI neonatal, UCINCO e UCINCA.

  • Marlon O. de Oliveira

    Marlon O. de Oliveira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente Chefe do Serviço de Fisioterapia da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, professor das matérias de Anatomia e Gerenciamento de Pessoas e Serviços de Saúde no curso de enfermagem da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) e Professor do curso de Fisioterapia das disciplinas: Fisioterapia Cardiológica, Fisiologia Aplicada Atividade Motora, Fisioterapia Integrada e Evolução Histórica da Fisioterapia da Faculdade Campo Grande (FCG) Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em FISIOTERAPIA HOSPITALAR e ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. Dedique algo de sua vida aos outros. Sua dedicação não será um sacrifício. Será uma experiência divertida porque é um intenso esforço aplicado para um fim significativo Dr. Thomas Dooley.

  • Maurício Rodrigues Comin

    Maurício Rodrigues Comin

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2014). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Formado em Osteopatia Estrutural - IDOT. Atualmente é fisioterapeuta especialista do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Osteopatia e Supervisão de Estágio em Ortopedia e Traumatologia.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Acupuntura

Acupuntura

Duração: 25 meses Início: Imediato
Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Enfermagem Aeroespacial: Transporte e Resgate

Duração: 16 meses Início: 17 de Agosto de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp