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Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Tea – Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento

Valores e Condições

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e valores do curso

1. Introdução ao Autismo, Desenvolvimento Infantil/Marcos do Desenvolvimento e Atrasos no Neurodesenvolvimento nas relações psicológicas e psiquiátricas

Conhecer a história, definição e avaliação do autismo correlacionando sobre a as contribuições do Autismo conforme DSM-5 em seus níveis de suporte. Ter domínios dos marcos do desenvolvimento infantil, dos atrasos do neurodesenvolvimento e as nuances do Atraso do Desenvolvimento Global: Autismo e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem outra especificação (TID-SOE), Esquizofrenia, Deficiência do desenvolvimento, Retardo Mental e outros.

2. Funções Neuropsicológicas, habilidades Sócioemocionais, Habilidades Sociais para pessoas neurodivergentes e Habilidades Básicas para pessoa no Autismo

Compreender as funções neuropsicológicas no TEA quanto aos déficits centrais na cognição social, funções executivas e processamento sensorial que impactam a interação social e o comportamento. Compreender que o Treinamento de Habilidades Sociais enquanto definição, classificação, treinamentos em comunicação verbal (elementos da comunicação, importância da comunicação verbal, componentes da comunicação verbal, treinamento em Comunicação Verbal e Diferenças no estilo de comunicação. As relações da Sensibilidade Perceptiva enquanto decodificação e transmissão de mensagens por meio da comunicação verbal. Da capacidade reforçadora na Teoria da Aprendizagem por Imitação, Condicionamento Operante por meio de Técnicas e estratégias. Da importância de se conhecer sobre a aprendizagem das habilidades sociais desde a infância para melhor ajustamento da pessoa no TEA (identificar as emoções, desenvolver expressividade emocional, expressar empatia, fazer amizades) em diferentes ambientes e na redução do risco de problemas psicológicos (timidez, fobia social, ansiedade, depressão e outros) contribuindo para um desenvolvimento saudável.

3. Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento (Behaviorismo)

Conhecer os princípios básicos de Análise do Comportamento enquanto condicionamento pavloviano, aprendizagem pelas consequências: o reforçamento, aprendizagem pelas consequências: o controle aversivo, o papel do contexto; o controle de estímulos e esquema de reforçamento; da Analise funcional e B.F. Skinner na Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical. Panorama em uma linguagem simples sobre: ABA um tipo de tratamento para todos, não somente para o autismo; ABA é ciência e não método; Qual profissional está habilitado a utilizar a ABA e como proceder; Quais formas pode-se aplicar a ABA: Recursos e programas educacionais direcionados às especificidades de cada pessoa como: PECs, intervenção delimitada para um objetivo específico (diminuir birras), da Intervenção ABA (40 horas semanais por “x” tempo, espaço: em qualquer ambiente, mediador: estagiários, babás, profissionais e outros; áreas de desenvolvimento: diferentes áreas do desenvolvimento são desenvolvidas ao mesmo tempo). O que esperar de uma terapia ABA? Quais as principais dificuldades encontradas para se fazer Intervenção Comportamental Intensiva?

4. Comportamento Verbal: avaliação, plano de intervenção e intervenção na prática

Entender o comportamento verbal no autismo e seus desafios (dificuldades na aquisição da fala, compreensão da linguagem e uso social dela); As relações concomitantes ao comportamento verbal como ecolalia (repetição de sons e palavras) e o desenvolvimento da comunicação funcional. A aprendizagem das habilidades tanto de ouvinte quanto de falante, através da terapia comportamental (ABA). Compreender a importância da Avaliação multidisciplinar e das diferentes Intervenções Terapêuticas baseadas em evidências científicas.

5. Estratégias de Ensino: avaliação, plano de intervenção e intervenção na prática

Compreensão da importância da avaliação e da intervenção multiprofissional no contexto educacional, com foco em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas comorbidades frequentes (TDAH, Dislexia, Hiperlexia, Deficiência Intelectual, alunos não verbais). Estudo dos conceitos fundamentais de estratégias de ensino, enfatizando a avaliação individualizada como base para a elaboração de planos de intervenção pedagógica. Abordagem prática da aplicação e condução de intervenções educacionais baseadas em metodologias flexíveis e não em métodos rígidos, considerando os diferentes níveis de autismo e as especificidades de cada estudante, suas habilidades já desenvolvidas e aquelas a serem desenvolvidas.

6. Comportamento Simbólico, Alfabetização e Intervenção em Aba em ambiente Escolar

Análise e aplicação dos princípios do comportamento simbólico e das relações verbais no processo de alfabetização, com enfoque em estratégias de intervenção baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para contextos escolares inclusivos. Desenvolvimento de programas de ensino, adaptações curriculares e sistemas de avaliação para promoção de leitura, escrita e habilidades acadêmicas funcionais. Capacitar profissionais da educação e áreas afins a compreender, analisar e aplicar princípios do comportamento simbólico e estratégias de ABA no ensino de leitura e escrita, desenvolvendo programas de intervenção eficazes para contextos escolares diversos e inclusivos.

7. Introdução da Comunicação Alternativa e Intervenção e a sua importância

Compreender a importância da Comunicação Alternativa e Aumentativa como um conjunto de estratégias e ferramentas de tecnologia assistiva que visam ampliar ou substituir a fala para pessoas com dificuldades de comunicação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e inclusão social. Relacionar ao público que se beneficia da Comunicação Alternativa que apresentam alguma condição que afeta a fala como no: TEA, paralisia cerebral, apraxia da fala, esclerose lateral amiotrófica (ELA), ou que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) e que possam se beneficiar da CAA em qualquer idade e nível de habilidade. Conhecer as principais técnicas e ferramentas como recursos sem auxílio externo (gestos, expressões faiais, linguagem corporal e vocalizações) e com auxílio como Tecnologia Assistiva: com auxílio temos as Pranchas de Comunicação, Sistemas de símbolos pictogramas (PECs) e Dispositivos eletrônicos. Relacionar os conceitos aprendidos com as diferentes perspectivas do Modelo Teacch e do ensino estruturado.

8. Autismo em adolescente e adultos, o mercado de trabalho, observações e estratégias em ambientes sociais

Análise do desenvolvimento e da inclusão de adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho e em ambientes sociais. Estudo de procedimentos de avaliação funcional, observação sistemática e elaboração de programas de ensino individualizados. Desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências científicas para promoção de habilidades sociais, adaptação profissional e autonomia em contextos naturais. Capacitar profissionais para avaliar, planejar e implementar intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adolescentes e adultos com TEA, com foco na inserção profissional e no desenvolvimento de repertórios sociais adaptativos.

9. Mensuração do Comportamento e Manejo de Comportamentos desafiadores

Estudo sistemático dos procedimentos de medição, registro e análise do comportamento humano, com ênfase na avaliação funcional e intervenção baseada em evidências para comportamentos desafiadores. Desenvolvimento de competências para identificação de variáveis controladoras, seleção de sistemas de medição adequados e implementação de estratégias de manejo éticas e eficazes em diferentes contextos aplicados. Capacitar profissionais para realizar medições precisas do comportamento, conduzir avaliações funcionais e desenvolver intervenções baseadas em dados para o manejo ético e eficaz de comportamentos desafiadores em diversos contextos.

10. A atuação da equipe multiprofissional no atendimento especializado e a importância da interdisciplinaridade

Estudo dos fundamentos, práticas e desafios do trabalho em equipe multiprofissional no contexto do atendimento especializado. Desenvolvimento de competências para atuação colaborativa e interdisciplinar, com foco na coordenação de esforços, comunicação eficaz e integração de saberes para uma intervenção integral e centrada na pessoa. Capacitar profissionais para atuar de forma colaborativa e integrada em equipes multiprofissionais, desenvolvendo habilidades de comunicação, coordenação e gestão compartilhada de casos, com vistas à oferta de um atendimento especializado coerente, complementar e centrado nas necessidades globais da pessoa atendida.

11. Avaliação Comportamental e Funcional: introdução e apresentação de protocolos

Estudo teórico e prático dos principais instrumentos de avaliação comportamental e funcional aplicados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Abordagem comparativa de protocolos padronizados para diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento, com ênfase na seleção adequada, aplicação sistemática e interpretação de resultados para planejamento de intervenções individualizadas. Integração dos dados avaliativos na elaboração de programas de ensino eficazes.

12. Avaliação, Orientação Parental e Treino Parental

Saber subsidiar a Avaliação Parental para que os mesmos tenham competências e habilidades para implementarem as intervenções. Compreender a Avaliação da competência parental em: entrevistas estruturadas, autoavaliação de competências; na Avaliação de estresse e resiliência com escalas de estresse parental, entrevistas de qualidade de vida; da Avaliação do conhecimento e práticas parentais fazendo uso de instrumentos como os questionários de conhecimento, observação de interações parentais, e ainda da Orientação e Treino para que os pais/mediadores possam implementar as intervenções com autoeficácia parental e monitoramento de adesão.

13. Ética do Analista do Comportamento e pesquisa

Desenvolvimento de competências técnicas e éticas para atuação profissional em Análise do Comportamento Aplicada. Integração de conhecimentos teóricos, habilidades de mensuração, avaliação funcional, elaboração de programas de ensino, intervenção em contextos diversos e manejo ético de situações profissionais complexas. Capacitar profissionais para atuar de forma técnica, ética e eficaz em Análise do Comportamento Aplicada, desenvolvendo programas de intervenção baseados em evidências, realizando avaliações funcionais adequadas e manejando comportamentos desafiadores dentro dos mais altos padrões éticos profissionais.

14. Orientação de Estágios

O Estágio Supervisionado no Curso de ocorrerá através de encontros regulares, programados em ambiente acadêmico onde será orientado e realizado; contando com a participação do aluno nas atividades relacionadas ao estágio, minimizando as dúvidas e oferecendo o suporte necessário para a execução do estágio e entrega do Relatório Final do Estágio conforme normas da ABNT.

15. Estágio Supervisionado com análise de casos

A disciplina contará com 02 encontros. Os encontros serão com o professor orientador. Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

INTRODUÇÃO

O curso sobre a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA - Transtorno do Espectro Autista e do Atraso do Desenvolvimento se constitui de uma área de conhecimento e atuação especializada, voltada ao atendimento de indivíduos com alterações no neurodesenvolvimento, sobretudo aqueles que apresentam comportamentos desafiadores ou disruptivos. Por meio de princípios científicos e metodologias sistemáticas, a ABA possibilita a identificação, análise e intervenção sobre tais comportamentos, com o objetivo de promover repertórios comportamentais socialmente significativos e melhorar a qualidade de vida.

Como campo de origem comportamental, a ABA oferece estratégias baseadas em evidências, permitindo ao profissional atuar de maneira ética e eficaz em contextos diversificados, tais como clínicas, escolas, hospitais, instituições e ambientes domiciliares.

Nesse sentido, a presente proposta de especialização visa suprir uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar nessa área, ainda escassa em nosso meio regional. O curso tem como finalidade oferecer formação teórico-prática sólida, capacitando os estudantes para a intervenção em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros atrasos no desenvolvimento, em diferentes cenários de atuação, inclusive de forma autônoma (desde que com supervisão adequada), prestando serviços diretamente a indivíduos e suas famílias.

CONCEPÇÃO DO CURSO

Este curso foi concebido para atender à demanda por profissionais especializados sejam estes de áreas afins com vistas no atendimento e da inclusão, com domínios na avaliação e intervenção comportamental, particularmente no atendimento a pessoas com desenvolvimento atípico. No estado de Mato Grosso do Sul, observa-se uma carência significativa de profissionais qualificados para atuar com precisão e fundamentação científica nessa área.

A Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no TEA e Atrasos do Desenvolvimento oferece uma formação completa e abrangente, capacitando os profissionais para enfrentar os desafios da prática clínica e educacional com competência técnica e embasamento teórico. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão habilidades essenciais para atuar de forma efetiva na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem de indivíduos em diferentes contextos, por meio de intervenções baseadas em evidências.

A estrutura do curso prioriza a integração entre teoria e prática, com aulas dinâmicas, discussões de casos reais e exercícios de aplicação conceitual. Essa abordagem visa não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências para a análise funcional do comportamento e a implementação de programas de intervenção individualizados.

Considerando a escassez de serviços especializados e os custos elevados dos tratamentos para as famílias, o curso se propõe a expandir a oferta de mão de obra qualificada em Campo Grande e em todo o estado, contribuindo para o acesso a intervenções eficazes que promovam a aquisição de repertórios comportamentais funcionalmente relevantes, maior autonomia e qualidade de vida para crianças, jovens e suas famílias.

OBJETIVOS

O curso de visa formar terapeutas e analistas do comportamento com competência teórico-prática em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Atrasos do Desenvolvimento, capazes de atuar de forma ética, crítica e interventiva na avaliação e elaboração de programas comportamentais para indivíduos com atrasos no neurodesenvolvimento, em especial Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo autonomia, independência e qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Capacitar o aluno para a aplicação de estratégias naturalistas de ensino, baseadas em motivação e uso de reforçadores, a fim de promover engajamento e eficácia no processo de aprendizagem;
● Fornecer subsídios para a elaboração de sessões e planos de atendimento individualizados, centrados em comportamentos-alvo específicos e nas singularidades de cada indivíduo;
● Desenvolver a capacidade de análise funcional do comportamento, habilitando o discente a identificar a função de comportamentos e a elaborar planos de intervenção adequados;
● Estimular uma postura profissional flexível e adaptativa, essencial para a aplicação contextualizada dos programas de intervenção em ABA;
● Integrar teoria e prática por meio de uma metodologia de ensino que utilize recursos e situações reais de atuação, preparando o aluno para os desafios da prática clínica; ● Oferecer uma formação que permita atuação em diversos contextos (clínica, domiciliar, escolar e institucional), contribuindo para a ampliação e qualificação de serviços de ABA na região de Campo Grande e atendendo à demanda de famílias locais;
● Promover o desenvolvimento de novas competências e a ascensão profissional em um mercado com carência de profissionais especializados.

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se a profissionais com diploma de nível superior em áreas afins, incluindo, mas não se limitando à: Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Medicina e Enfermagem.

Considerando que a atuação como analista do comportamento não é uma profissão regulamentada no Brasil, conforme disposto na legislação vigente, ressalta-se a importância da adesão estrita aos códigos de ética profissionais aplicáveis e às diretrizes científicas que fundamentam a prática da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), sempre em reflexão da importância crescente dessa abordagem terapêutica no país. 

Cristiane Alcantara da Silva

Cristiane Alcantara da Silva

Mestranda em Psicologia e Desenvolvimento com formação de base em Pedagogia, especializada em Psicopedagogia, AEE: Atendimento Educacional Especializado, Coaching, Neuropsicopedagogia. e TEA. Graduanda em Psicologia. CEO do Espaço NeuroAprendiz há 8 anos em C.G/MS e Psicoempreender (empresa virtual) com ênfase em cursos voltados para terapeutas, Mentoria , Consultoria e Supervisão Neuropsicopedagógica; Apresenta experiência em sala de aula como professora regular em sala voltadas para alfabetização, Coordenação pelo rede Estadual de 42 salas de Recursos Multifuncional. Atua como palestrante em congressos, cursos de formação para profissionais da área da saúde e educação; Recentemente atuando como Coordenadora Pedagógica nos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia na Faculdade NOVOESTE.

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Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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