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e valores do curso
1. A História e os Parâmetros do Serviço Social na Saúde
Contextualização do início do Serviço Social no exterior e no Brasil, bem como enfatizar os documentos atuais que amparam a atuação cotidiana na área da saúde.
2. Principais Legislações que regem o Sistema Único de Saúde – SUS
Introdução às legislações (Lei nº 8.080/1990; Lei nº 8.142/1990 e Constituição federal de 1988).
3. Instrumentais Utilizados pelo Assistente Social no Hospital
Apresentação da diferença entre Instrumentais e Instrumentalidade dos Serviço Social para atuação hospitalar. Instrumentos Direitos e Indiretos.
4. Atribuições do Assistente Social no Cotidiano Hospitalar e Rede Socioassistencial
Contextualização das Atribuições Privativas e Não Privativas do Serviço Social, bem como as Competências e Deveres, de acordo com o Código de Ética do Assistente Social. Conhecer o conjunto de programas, projetos, serviços e benefícios que visam atender às necessidades da população mais vulnerável. Ela é composta por iniciativas públicas e da sociedade, e integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
5. Direitos Sociais, Direitos Assistenciais e Direitos Previdenciários
Apresentar as diferenças entre Direitos Sociais, Assistenciais e Previdenciários, de acordo com o Tripé da Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
6. Cuidados Paliativos
Apresentar as legislações que prevê os conceitos básicos, princípios, diretrizes e objetivos para ações dos Cuidados Paliativos e enfatizar de que forma o Serviço Social pode contribuir para esse conjunto de cuidados de saúde que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e de suas famílias, quando estes enfrentam doenças graves e progressivas que ameaçam a vida.
7. Política Nacional de Humanização (PNH) e Bioética
Apresentar a proposta do conjunto de ações integradas do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH). Aspectos da Bioética, eixo transversal e interdisciplinar onde vamos estudar sobre os princípios éticos que regem a vida e a relação entre o ser humano.
8. Gestão de Serviços de Saúde e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Enfatizar sobre os temas (Ética, Liderança, Comunicação, Organização, Qualidade nos Serviços Hospitalares, Planejamento Estratégico, Agente Transformador). Princípios fundamentais, conceitos, diretrizes. Diferenças entre Educação Continuada, Educação Permanente, conceitos que foram se apresentando na área da saúde.
9. Atuação do Assistente Social no Pronto Atendimento Médico – PAM e na Unidade de Terapia Intensiva – CTI
Explanação sobre as práticas cotidianas embasadas nas dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnico-operacional do Serviço Social.
10. Atuação do Assistente Social na Linha Materno-Infantil
Embasabentos teóricos e práticos para atuação do Assistente Social nos seguintes setores: Maternidade, Pediatria, CTI Pediátrico, Unidade Intermedária (UIN) e UTI Neonatal, de acordo com as legislações vigentes que regem os atendimentos na área da saúde para a Criança e o Adolescente.
11. Questões Relevantes no Cotidiano na Psiquiatria e Nefrologia
Compilado de situações cotidianas relevantes no hospital informados através de Estudos de Casos com objetivo de estimular a discussão dos alunos para a formulação de possíveis intervenções. Contextualização da rotina no setor de psiquiatria hospitalar de acordo com as legislações da Reforma Sanitária. História do Serviço Social na Nefrologia, Direitos dos pacientes com Doença Renal Crônica, Legislações atuais sobre transplante renal. Documentos, instrumentalidade e fluxograma de atendimentos na Nefrologia.
12. Trabalho em Equipe Multiprofissional Hospitalar: A importância do Trabalho Multiprofissional para os cuidados de saúde
Conceitos, diretrizes, princípios básicos e objetivos da Equipe Multiprofissional Hospitalar. Ferramentas utilizadas para mediação da equipe com o objetivo de atender os pacientes nos aspectos biopsicossocial: Projeto Terapêutico Singular (PTS); Estudo de Caso; Portfólio de Atendimento Multiprofissional.
O curso de Graduação em Serviço Social não contempla na grade curricular as matérias específicas sobre temas voltados para área da saúde. Em consequência desse desfalque, os acadêmicos do curso de Serviço Social não adquirem conhecimentos necessários para a atuação, visto que, a área da saúde é uma das que mais empregam Assistentes Sociais no Brasil.
Neste sentido, faz se necessário um curso de Pós-Graduação em Serviço Social Hospitalar voltado para os ensinamentos sobre a atuação do Assistente Social na área da saúde.
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais do Serviço Social especializados para atuar em hospitais no Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Possibilitar o conhecimento avançado da parte teórica e prática do cotidiano de trabalho dos Assistentes Sociais nos serviços hospitalares;
• Levantar discussões nas aulas com os profissionais sobre o empenho dos profissionais em busca do aprimoramento do trabalho;
• Estimular as propostas de trabalho em Equipe Multiprofissional em Saúde.
PÚBLICO ALVO
Profissionais portadores de diploma no curso de graduação em Serviço Social e profissionais graduados na área da saúde em suas diversas atuações.
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Andrea Carolina Caldas Martins
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós Graduada em Saúde Pública pela ESP/MS. Atua como Assistente Social no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul desde o ano de 2004. Preceptora da Residência Multiprofissional em In- tensivismo / Serviço Social - HRMS; Pós-graduação em Políticas e Programas para a Infância e Juventude (Instituto Prominas -2023); Capacitação para tutor do Método Canguru.
Keila Regina de Oliveira
Profissional experiente na área do Serviço Social, Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde, com mais de 20 anos de atuação. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Mestre em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Atualmente Coordenadora de Gestão do Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde; Mestrado em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - UFRN; Pós-graduação em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde - UNAES; Graduação em Serviço Social - UCDB.
Lesly Lidiane Ledezma Abastoflor
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduação, em nível de especialização em Saúde Pública (ESP-MS) e Psicologia Organizacional e do Trabalho (UCDB). Mestrado Profissional em Saúde da Família (UFMS). Atualmente é sanitarista na - Secretaria Estadual de Saúde e Docente Colaboradora do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física - PREMUS/REAB-UFMS. Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, saúde mental, vigilância epidemiológica, interprofissionalidade e Política de Assistência Social nas áreas de proteção social especial de média e alta complexidade. Habilitada em escuta especializada e em formação de depoimento especial. Doutoranda em no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região do Centro Oeste pela Faculdade de Medicina - UFMS pesquisadora da linha de Processo saúde-doença na região Centro-oeste: aspectos biopsicossociais, socioculturais, ecoambientais, epidemiológicos e clínicos.
Luanna Arguello
Graduação em Serviço Social - CRESS MS 4406 – Universidade Anhanguera Uniderp; Pós Graduação em Educação em Direitos Humanos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pós Graduação em Residência Multiprofissional na Área da Saúde Intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Universidade Anhanguera Uniderp / Pós Graduação em Capitação, Doação de Órgãos e Tecidos - Unileya / Pós Graduação em Tutoria - UFMS; Responsável Técnica pelo Setor de Serviço Social em Serviço de Nefrologia / Professora do Curso de Pós Graduação de Nefrologia Multidisciplinar da Faculdade Novoeste / Tutora de Cursos de Aperfeiçoamento na Área de Serviço Social e Saúde / Assistente Social Perita cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.
Priscilla Fernandes Fagundes
CRESS 4782, Graduada em Serviço Social pela Universidade Anhanguera Uniderp; Especialista em Cuidados Continuados Integrados pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital São Julião/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Intensivismo pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrado em Saúde do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul/Universidade Anhanguera Uniderp; Atualmente, Assistente Social vinculada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP).
Williana Rodrigues Rafael Monteiro
CRESS MS 4536, Graduada em Serviço Social pela Universidade Anhanguera Uniderp; Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pós Graduação em Residência Multiprofissional na área da Saúde Intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul pela Universidade Anhanguera Uniderp; Assistente Social do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – Humap - UFMS/EBSERH; e, Tutora da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física da UFMS.