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e valores do curso
Gestão da Informação (12h)
Panorama conceitual da gestão da informação, elementos constitutivos da gestão da informação; modelos de gestão da informação; processo de implantação da gestão da informação nas organizações. O papel do elemento humano e da tecnologia no processo de desenvolvimento e implantação da gestão da informação.
Gestão do Conhecimento (12h)
Panorama conceitual da gestão do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.
Ambientes e Fluxos de Informação (12h)
Ambientes e estruturas organizacionais. Comunicação organizacional. Comunicação informacional. Fontes de informação. Fluxos de informação formais e informais. Mapeamento de fluxos de informação.
Governança de Dados (12h)
Governança de Dados como fator crítico de sucesso para a Inteligência Organizacional. Framework de governança de dados. Qualidade de dados, complexidade da governança de dados e de seus reflexos na tomada de decisão.
Ética em Informação (12h)
Introdução e conceitos. Postura profissional: confiabilidade, tratamento e privacidade dos dados. Acesso não autorizado a recursos computacionais. Sigilo profissional.
Arquitetura da Informação Corporativa (12h)
Arquitetura da Informação: teoria e prática. Noções básicas de Arquitetura da Informação. Arquitetura Corporativa e Arquitetura da Informação Corporativa – conceitos e frameworks. Metodologia de Arquitetura da Informação para processos de negócio: Modelagem de processos e modelagem da informação. Modelagem da informação: Mapa das informações do processo. Metadados de negócio. Arquitetura da Informação para Gestão da Informação. Repositório de metadados. Gestão de metadados. Governança de dados e metadados.
Cultura Organizacional (12h)
O conceito de cultura: aspectos gerais. Cultura organizacional e cultura informacional: definições e características. A cultura organizacional como cenário determinante ao desenvolvimento dos negócios.
Gestão de Processos de Negócios (12h)
Conceitos básicos da gestão de processos; Processos organizacionais; Etapas da gestão de processos; Instrumentos de análise e gestão de processos; Tecnologias de gestão orientadas para processos.
Gestão da Inovação e Metodologias Ágeis (12h)
Conceito de Inovação: Comparações, Tipos de Inovação, Impacto da Inovação, Fontes da Inovação. Economia da Inovação: Difusão de Inovações, Inovação de Ruptura e Inovação Coletiva. Gestão da Inovação: Processo de Inovação e Metodologias Ágeis.
Gestão de Projetos (12h)
Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade.
Inteligência Competitiva (12h)
Inteligência Competitiva; processo de inteligência competitiva - (gestão, estratégias organizacionais, planejamento das necessidades de informação, coleta e análise de informações) – Integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.
Planejamento Estratégico aplicado à Gestão da Informação e do Conhecimento (12h)
Visão sistêmica sobre a organização. Aplicação de conceitos teóricos apresentados no transcurso do curso da pós-graduação em questão. Mobilizar os conhecimentos produzidos no curso de pós, revistando as disciplinas ministradas em função da elaboração de planejamento estratégico às organizações.
Inteligência Artificial (IA) aplicada à Gestão da Informação e do Conhecimento (12h)
Introdução à Inteligência Artificial (IA); Definição e história da IA: Principais áreas de pesquisa em IA; Ferramentas e tecnologias emergentes; Técnicas e Algoritmos de IA; Machine Learning: aprendizado supervisionado e não supervisionado; Deep Learning e redes neurais; Processamento de Linguagem Natural (PLN); Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento; IA na Gestão da Informação; Sistemas de recuperação de informação Recomendação de conteúdos; Classificação e categorização automática de documentos; Análise de sentimentos e mineração de opiniões; IA na Gestão do Conhecimento; Sistemas de gestão do conhecimento baseados em IA; Aprendizado organizacional e IA; Modelagem de conhecimento e ontologias; Assistentes virtuais e Chats bots.
Gestão Eletrônica de Documentos e Processos - GED/ECM (12h)
Gestão de Documentos: conceitos e cenários. Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação à gestão documental. Órgãos reguladores. Planejamento e estratégias para o desenvolvimento da gestão eletrônica de documentos nas organizações. Legislação nacional.
Big Data (12h)
Definição e fundamentos do Big Data. Utilização do Big Data. Tecnologia para o Big Data. Capacitação e profissionais. Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.
Inteligência Web (12h)
Inteligência Coletiva. Web Semântica. Ontologia. Buscas avançadas: pessoas, negócios, redes sociais. Ferramentas para coleta de dados. Coleta de dados na Web – Web Crawler (redes sociais, blogs e notícias). API’s de redes sociais.
Conhecimento com Big Data Analytics (12h)
Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.
Metodologia da pesquisa aplicada à Gestão da Informação e do Conhecimento (12h)
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Estágio Supervisionado (140h)
Aplicar os conhecimentos adquiridos no percurso do MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento
e Novas Tecnologias em um contexto organizacional, seja ele público e/ou privado, sob supervisão de
profissional definido pela empresa/organização e/ou autarquia.
O MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias é parte de um modelo organizacional que sustenta suas atividades sob a perspectiva da tríade: Capital Intelectual; Informação, Conhecimento e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Dirige-se aos mais contemporâneos modelos de gestão organizacional, mobilizando o que há de mais recente enquanto metodologias, tecnologias e procedimentos estratégicos e operacionais em função do cumprimento das missões, metas e objetivos organizacionais.
O Curso se constitui em um ambiente mobilizador de múltiplas inteligências, ofertando ao cenário brasileiro novas perspectivas e expectativas em torno do desenvolvimento pessoal e organizacional.
PÚBLICO-ALVO
O público-alvo do MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias constitui-se de profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em áreas relacionadas à gestão da informação, do conhecimento e das novas tecnologias.
O público-alvo típico para um MBA nesse campo inclui:
- Profissionais de TI: Aqueles que trabalham na área de tecnologia da informação, como gerentes de TI, analistas de sistemas e administradores de banco de dados, podem buscar esse MBA para aprimorar suas habilidades de gerenciamento e liderança.
- Gerentes e Executivos: Gerentes e executivos de diversas áreas, como marketing, finanças, recursos humanos e operações, podem buscar esse MBA para entender como a informação e a tecnologia podem ser usadas para melhorar a eficiência e a tomada de decisões em suas organizações.
- Profissionais de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação: Profissionais que trabalham em bibliotecas, arquivos e centros de documentação podem se beneficiar com um MBA em Gestão da Informação, pois ele aborda questões relacionadas à organização e acesso à informação.
- Consultores em Tecnologia e Informação: Consultores que prestam serviços relacionados à gestão da informação e da tecnologia podem aprimorar suas habilidades e conhecimentos com um MBA especializado.
- Empreendedores e Empresários: Indivíduos que desejam iniciar ou gerenciar seus próprios negócios na área de tecnologia da informação e serviços relacionados podem adquirir as habilidades necessárias por meio de um MBA nesse campo.
- Profissionais de áreas afins: Pessoas que trabalham em áreas relacionadas, como análise de dados, segurança da informação, inteligência de negócios e inovação tecnológica, podem buscar esse MBA para ampliar suas perspectivas de carreira.
O MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias busca candidatos com experiência profissional relevante e um interesse claro em aprofundar seus conhecimentos e habilidades nessas áreas.
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Dr. Alexandre Costa
Foi coordenador de Gerenciamento de Arquivos e Informações na BP Brasil de 2011 a 2020. É professor colaborador do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2017 e foi professor na graduação em Arquivologia na mesma instituição (2017-2019). Atualmente é professor substituto do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas. Ministrou em 2022 a disciplina Gestão da Informação no MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias da Faculdade NOVOESTE. Ministrou a disciplina Banco de Dados Aplicados ao GED/ECM no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM entre 2020 e 2021. Realizou seu Doutoramento em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ-IBICT (2016) sobre o marco regulatório da indústria de óleo e gás no Brasil e possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem 16 anos de experiência no setor de óleo e gás com projetos de implementação de plataformas para Gestão de Conteúdo e Gestão da Qualidade, inclusive experiência internacional. Tem experiência em Gestão do Conhecimento e Resposta à Emergência e Gestão de Crise na Indústria de Óleo e Gás. Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Desenvolveu atividades como professor assistente da Universidade Federal Fluminense (2011-2013). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas desde julho de 2014. É membro da Asociación Latinoamericana de Archivos do qual é membro do grupo de trabalho Gestión y Preservación de Documentos Electrónicos desde 2021.
Dr. Élder Lopes Barbosa
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Biblioteconomia pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Metodologias para Gestão da Informação (UFPR). Participou como membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (UNESP). Participou como Investigador Visitante na Universidad de Salamanca (Espanha) pelo Programa de Movilidad Académica Internacional da Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP). Possui experiência como professor em cursos de graduação e pós-graduação. Na área organizacional, atuou como Gestor de Informação por meio de consultoria especializada, e como Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Dra. Cláudia Guzzo
Profissional com Mestrado em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (São Paulo, 2014). Especialização em Análise de Sistemas com ênfase em Arquitetura Cliente Servidor pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (2003), em Gestão de Projetos em Âmbitos Públicos pelo Centro de Desarrollo y Asistencia Técnica en Tecnología para la Organización Pública de Buenos Aires (2006). Formação em Gestão Avançada de Projetos pela Bentley University (Boston, 2013). Consultora em Projetos de Gestão da Informação e Conhecimento.
Dra. Mariana Brandt
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2020), mestre em Ciência da Informação (2009) e graduada em Biblioteconomia (2006) pela Universidade de Brasília - UnB e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pelo Uniceub (2022). Atua de forma independente como arquiteta da informação e como analista de informação e documentação legislativa na Câmara dos Deputados. Áreas de pesquisa e interesse: Arquitetura da informação, metadados, banco de dados, organização e recuperação da informação, representação da informação, web semântica, sistemas de organização do conhecimento, visualização da informação.
Dra. Marta Lígia Pomim Valetim
Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.
Dra. Marta Pagán Martínez
Atualmente sou Professora Visitante na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Escola de Administração e Negócios - Esan, Campo Grande, MS, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCE/UNESP, Tupã, SP, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP/Tupã. Doutora em Técnicas e Métodos Atuais em Informação e Documentação com Sobresaliente "Cum Laude" pela Universidade de Murcia (TIC, Alfabetização Informacional, e-Administração, qualidade y acessibilidade web); Grupo de Investigação: Tecnologias da Informação. Câmpus de Espinardo, Murcia, Espanha com experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. Mestrado em Humanidades Digitais: Gestão de conteúdos Digitais e Gestão do Património cultural digital (Gestão do Conhecimento e Novas Tecnologias) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Graduação em Humanidades pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Tenho experiência na área de Ciência Informação e Ciências Humanas. Atuei na área da Ciência da Informação aplicada ao Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD) e Administração como pesquisadora pós-doutoral, focado principalmente nos seguintes temas: Acesso a Dados; Coleta, visualização e tratamento de dados; Big Data, Open Data, Open Government, Governo eletrônico, Administração eletrônica, informações Alfabetização; Bases de Dados; Banco de Dados, Transparência Pública, Accountability, Participação do Cidadão, Redes Sociais. Atuei no setor privado como consultora de novas Tecnologias da Informação e Comunicação, e na área de Documentação (Gestão Documental). Também atuei no sector público e académico universitario como pesquisador e equipe de P&D de apoio em inovação, gestão do conhecimento, gestão de conteúdos digitais e gestão das novas tecnologias. Em minhas últimas pesquisas atuou como pesquisador sobre serviços públicos electrônicos na administração pública em Espanha.
Esp. Ana Carolina Arantes Araújo Stelle
Bacharel em Gestão da Informação pela UFPR. Pós Graduada em Informática com ênfase em Tecnologia da Informação também pela UFPR. Produtora de conteúdo para ensino a distância. CEO da 4A Consultoria e Gestão de Documentos e Informações. Mais de 13 anos de experiência profissional na área de gestão da informação em diferentes segmentos de negócios. Atuando nas organizações em todo o ciclo de vida da informação, desde a seleção, padronização, sistematização, coleta de dados, e distribuição.
Me. Renate Land
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP (2011). Possui graduação em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981); Docente em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (de 2003 a 2013). Consultora com foco em projetos voltados à organização da informação em ambientes digitais e docente com experiência em cursos on-line e presenciais. Área de pesquisa e maior interesse: metadados, interfaces de busca, encontrabilidade da informação [findability] e serviços informacionais 2.0.Atualmente sócia-fundadora da Cooperativa de Consultores Egrégora Inteligência e docente em cursos livres e in-company; Profa da Pós graduação em Arquitetura da Informação na Unifai na disciplina de Curadoria Digital.
Me. Silvana Nascimento
Profissional com Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, formada em Tecnologia em Processamento de Dados, com especialização em Informática na Educação e Certificação em Gestão de Serviços de TI - ITIL, e metodologias ágeis com Scrum. Experiência na docência em cursos de tecnologia, educação em modalidades EaD e presencial, e também com atuação em gestão e governança de TI e palestrante motivacional; 22 anos de experiência na área de TI; 18 anos de experiência na área de Gestão de TI e Projetos. Consultorias em implantação de sistemas e Service Desk.
Me. Vinicius Rodrigues Pereira dos Santos
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos (GED) pela UNISUAM (2018) e bacharelado em Biblioteconomia com ênfase em Gestão da Informação em Organizações pela UNIRIO (2016). Analista Técnico Sênior na área da engenharia. Experiência em rotinas de gestão de informação e conhecimento e base de dados; Expertise em implantação e análise de ferramentas de GED e ECM (Enterprise Content Management).
Rodrigo Pereira
Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação; Leader Coaching e Behavioral Analyst. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching.