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e valores do curso
Procedimentos de Intervenção em TEA
- Procedimentos De Intervenção E Gestão De Comportamentos
Capítulo 1: Integração Sensorial E Psicomotricidade No TEA.
Capítulo 2: Avaliação Comportamental E Programas De Ensino E Intervenção.
Capítulo 3: Protocolos De Ensino De Habilidades Básicas.
Capítulo 4: Barreiras De Aprendizagem.
Capítulo 5: Análise Funcional De Comportamentos.
- Procedimentos De Intervenção Na Linguagem E Comunicação Em TEA
Capítulo 1: Conceitos E Aspectos Da Intervenção Na Linguagem E Comunicação Em TEA.
Capítulo 2: Equivalência De Estímulos Na Análise Do Comportamento.
Capítulo 3: Matching-To-Sample No Ensino De Relações Condicionais.
Capítulo 4: Comunicação Ampliada Alternativa.
Capítulo 5: Comportamento Verbal E Desenvolvimento Social.
Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
Capítulo 1: Diagnóstico No Século XXI: Evolução Das Caracterizações.
Capítulo 2: Processo Diagnóstico.
Capítulo 3: Usualidade De Protocolos: Quem Aplica?
Capítulo 4: Principais Instrumentos Nacionais De Avaliação Multidisciplinar.
Capítulo 5: Principais Instrumentos Internacionais Traduzidos De Avaliação Multidisciplinar.
Orientação Escolar e Construção do Plano Educacional Individualizado em TEA
Capítulo 1: O contexto da Inclusão Escolar e a Educação Inclusiva.
Capítulo 2: A Bidocência.
Capítulo 3: Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado – PEI.
Capítulo 4: Era uma vez...a Inclusão na Prática educacional.
Capítulo 5: Currículo e a Educação baseada em evidências.
Recursos Tecnológicos para Aprendizagem e Socialização
Capítulo 1: Tecnologia na educação.
Capítulo 2: Recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação.
Capítulo 3: TEA: Tecnologias como ferramentas que dão suporte no processo de construção do conhecimento.
Capítulo 4: Alfabetização do aluno com TEA: o desafio da produção de textos escritos.
Capítulo 5: Acessibilidade.
Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.
Aspectos legais da inclusão em TEA
Capítulo 1: Histórico da Legislação da Inclusão no Brasil.
Capítulo 2: Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei Federal nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana).
Capítulo 3: Legislações complementares ao TEA e demais direitos.
Capítulo 4: Lei de Diretrizes Básicas e o TEA.
Capítulo 5: Direitos à saúde e TEA.
Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.
- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.
Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria Das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital Humano: O Valor Da Inteligência.
Capítulo 2: Teoria Das Múltiplas Inteligências.
Capítulo 3: Identificação E Encaminhamento De Alunos Com Indicadores De Altas Habilidades E Superdotação.
Capítulo 4: Testes De Inteligência E Sua Relação Com A Escola.
Capítulo 5: A Criança Com Altas Habilidades/Superdotação Na Escola: Propostas De Inclusão.
- Habilidades Cognitivas E Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos E Objetivos Das Habilidades Cognitivas E Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais São As Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano E As Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades Da Metacognição.
Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos De Aprendizagem – Identificação E Intervenção Neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos Específicos De Aprendizagem E Seu Impacto Na Educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos De Escrita.
Capítulo 5: Intervenções Nos Transtornos De Aprendizagem.
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição E Conceito Do Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Capítulo 2: O (AEE) Na Deficiência Auditiva/Surdez.
Capítulo 3: O (AEE ) Na Deficiência Física.
Capítulo 4: O (AEE) Na Deficiência Visual.
Capítulo 5: O (AEE) Na Deficiência Intelectual.
Bases Psicobiológicas e Estimulação Neurocognitiva
- Bases Psicobiológicas Do Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Desenvolvimento Humano, Cognição E Afetividade.
Capítulo 2: Teorias Do Desenvolvimento: Ambientalistas.
Capítulo 3: Teorias Do Desenvolvimento: Inatistas.
Capítulo 4: Teorias Do Desenvolvimento: Interacionistas.
Capítulo 5: Valor Das Relações Afetivas: A Construção Do Conhecimento.
- Estimulação Neurocognitiva Nas Dificuldades De Aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De Tdah.
A pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação Especial foi desenvolvida para formar profissionais preparados para atuar no atendimento educacional especializado, com foco no desenvolvimento de competências para avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção junto a pessoas com TEA. O curso oferece uma formação sólida que integra os aspectos psicobiológicos, neurocognitivos e educacionais, abordando temas essenciais como os procedimentos de intervenção, processos avaliativos e protocolos de diagnóstico, elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), uso de recursos tecnológicos para aprendizagem e socialização, além das questões legais que asseguram os direitos à inclusão. A proposta é proporcionar um olhar amplo e humanizado, capacitando o profissional a reconhecer as potencialidades de cada indivíduo e a construir práticas pedagógicas adequadas às suas necessidades.
Diante da crescente demanda por inclusão e atendimento especializado nas redes públicas e privadas de ensino, bem como em clínicas e instituições de saúde, essa especialização se destaca como um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A formação prepara o profissional para atuar em equipes multidisciplinares, desenvolvendo estratégias baseadas em evidências, que favorecem a socialização, a aprendizagem e a autonomia de pessoas com TEA. Além disso, a integração entre escola, família e comunidade, aliada ao domínio de técnicas modernas de intervenção e tecnologias assistivas, amplia as possibilidades de atuação e qualifica o profissional para contribuir efetivamente com políticas educacionais inclusivas e práticas socioeducativas transformadoras.
OBJETIVO GERAL
Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no âmbito escolar na Educação Especial e Inclusiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Possibilitar atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no âmbito escolar;
- Embasar o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, psicólogos e demais áreas de interesse.
Estude na líder em pós-graduação! Confira as vantagens do curso a distância:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.
Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.
Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.
Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.
Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.
Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.
As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.