Mba em Controle Interno, Controladoria e Compliance

Valores e Condições

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e valores do curso

1. Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

2. Ética Empresarial

Ética, moral e valores. Desafios e dilemas éticos. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e cidadania corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Balanço social. Triple bottom line.

3. Direito Empresarial

A empresa, o empresário, tipos societários: Conceito, capacidade jurídica, caracterização, impedimentos, regularidade e tipos societários; Estabelecimento empresarial; Registro público; Personalidade jurídica; Teoria da desconsideração da personalidade jurídica; Propriedade intelectual; Nome empresarial; Teoria geral do direito societário; Sociedade Ltda. e sociedade anônima; Títulos de crédito; Falência e recuperação judicial e extrajudicial; O direito do consumidor.

4. Planejamento e riscos tributários

Opções tributárias: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real; Principais características tributárias; Importância do planejamento e avaliação tributária; Rotinas fiscais e trabalhistas; Importância da Elisão fiscal; Perigos e riscos da evasão e sonegação fiscal.

 5. Autoconhecimento e trajetória profissional 

Valorização da natureza humana e do processo de formação do profissional, evidenciando atributos de seus comportamentos e atitudes, a partir de fundamentos do autoconhecimento, da autossugestão e da compreensão da complexidade, diversidade e incompletude de si próprio e de seus colaboradores. Promover o bem-estar individual e coletivo, sob perspectiva pessoal e organizacional, buscando a harmonia nas relações interpessoais e ao desenvolvimento de inteligência emocional como parte das ações de gestão de pessoas, potencializando a geração de felicidade nos mais diversos cenários e contextos.

6. Marketing empresarial

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

7. Controle Interno e Programas de Integridade

Perfil do Controle Interno. Funções e Habilidades. Controles Públicos, controles governamentais, controles externos. Fundamentação Legal, Controle como princípio da administração e como processo administrativo; controles administrativos; controle interno; princípios de avaliação, finalidades e fatores internos e externos que afetam o controle interno; técnicas de controle interno; Avaliação do Controle Interno na Administração Pública Municipal: Execução Orçamentária, Contabilidade e Finanças, créditos orçamentários, despesas, pessoal, bens permanentes e em almoxarifado, licitações, contratos e convênios. Obras públicas e reformas. Doações, Subvenções, Auxílios e Contribuições. Controle Interno e Corrupção: Ação e reação. Medidas para evitar atos fraudulentos. Papel do Controle Interno e das auditorias externas. Casos práticos de auditoria com foco no controle interno. Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa 12846/13 – Regulamentada pelo Decreto 8420 de 15 de março de 2015: Acordo de Leniência. Casos práticos de programas de integridade.

8. Controladoria e Controller

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

9. Plano de Negócios

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de diretrizes empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, satisfação. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Marketing Estratégico. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Processos de Negócios. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT.

10. Planejamento Estratégico

Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação e implementação das Estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas. Análises de casos de fusões, aquisições e alianças estratégicas. Formulação do Plano Estratégico Empresarial e auditorias externas de revisão da qualidade em ambientes de negócios.

11. Contabilidade e Administração Pública 

NBC TSP – do Setor Público - A contabilidade como instrumento de Gestão Pública. Contabilidade Pública. Contabilidade Pública e sua relação com os orçamentos. Sistema orçamentário. Natureza Jurídica dos Orçamentos. Tipos de Orçamentos. Princípios Orçamentários. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Receita Pública. Despesa Pública. Patrimônio Público. Lei de Responsabilidade Fiscal. Endividamento do Setor Público. Demonstrações Contábeis do setor público. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial. Prestação de Contas. Auditorias Contábeis em Prestações de Contas: Casos práticos.

12. Compliance

Profissional de compliance; Compliance empresarial, trabalhista e tributária; Compliance e gestão de riscos; Implantação e aplicação em empresas públicas e privadas; LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.

A oferta pela Faculdade Novoeste, do Curso de Pós Graduação, Lato Sensu, Especialização: MBA em Controle Interno, Controladoria e Compliance, se justifica pela avaliação do mercado profissional atual, em que as demandas por profissionais capacitados em Controle Interno, Controladoria e Compliance tem aumentado, dada a dinâmica célere e a complexidade dos negócios empresariais e a concorrência de mercado entre empresas, o que requer um profissional qualificado e com competências para dirigir, coordenar e assessorar as empresas privadas e entidades públicas em geral.

Sob a ótica mercadológica e da carreira profissional, a especialização tem em si, o objetivo de ofertar ao profissional graduado, uma carreira de Controle Interno, Controladoria e Compliance, agregando uma especialização na carreira empresarial para aqueles que atual na área, ou de aprofundar o conhecimento para a preparação de profissionais da área de negócios. 

O curso propõe a preparação e qualificação profissional, alinhada ao novo tempo, em que as demandas sociais e governamentais por transparência, evidenciação contábil e desempenho da gestão, demonstram com clareza, que a sociedade, o poder público e o ramo empresarial, requer profissionais com competências, habilidades, atitudes e exemplos que sejam capazes de elevar os valores sociais e empresariais.

O escopo da especialização é dotar de competências técnicas para assumir posturas de auditoria e perícias, de modo que os profissionais estejam seguros da sua independência, autonomia decisória e responsabilidades em relação ao seu papel empresarial e perante a sociedade.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é atualizar, capacitar e qualificar, recém formados, profissionais e empresários da área de negócios, para desempenhar as atribuições que lhes são oportunizadas ou exigidas, atuando de forma direta ou indireta, em órgãos públicos, ou em empresas públicas ou privadas, especializando-se na carreira, por meio do conhecimento adquirido no curso de MBA em Controle Interno, Controladoria e Compliance, em que o aluno poderá adquirir um profundo conhecimento nas áreas, como complemento do curso de graduação em que foram graduados, propiciando a capacitação necessária para atuar como especialista em Controle Interno, Controladoria e Compliance.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais, recém formados e empresários com nível superior, relacionados diretamente com a área de negócios, empreendedorismo e gestão.

Fortunato Lopes Bennett

Fortunato Lopes Bennett

Possui Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e graduação em Filosofia pela PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor da UCDB - Universade Católica Dom Bosco, Faculdade NOVOESTE, CDB - Colégio Dom Bosco e Curso Refferencial, além de sócio da Empresa Bennett e Lima - Consultoria, Auditoria e Contabilidade (1995).

  • Fortunato Lopes Bennett

    Fortunato Lopes Bennett

    Possui Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e graduação em Filosofia pela PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor da UCDB e CSDB, além de sócio da Empresa Bennett e Lima - Consultoria, Auditoria e Contabilidade (1995).

  • Ivanir Casagranda

    Ivanir Casagranda

    Possui graduação em Administração pela Fucmt, atual Universidade Católica Dom Bosco (1985) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Pós-graduado em Gestão Pública pela UFMS, Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial pela FIA. Professor nos cursos de Pós-graduação e graduação em Administração nas modalidades presencial e a distância (Ead) da Faculdade Novoeste em Campo Grande - MS. Experiência profissional no mercado de trabalho em empresa pública e iniciativa privada de grande porte na área de telecomunicações, atuando nas áreas de Planejamento, Logística, Consultoria aos parceiros de negócios, gestão e atendimento de metas com órgão regulador (Anatel) e representante no estado de MS como Agente de Ética.

  • Letícia Ribeiro

    Letícia Ribeiro

    Auditora e Consultora em Compliance e Proteção de Dados. Diretora Executiva da Privacy Consultoria Empresarial e atuação no ambiente corporativo desde 2010. Bacharela em Direito na Estácio. Licenciada em História pela UNIFRAN. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Estácio. Pós-Graduanda em Direito Empresarial, Direito Digital e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD pela Legale. Aluna especial no Mestrado em Direito na disciplina Direitos Humanos Sociais dos Trabalhadores no Contexto Internacional e na Fronteira pela UFMS.

  • Maria Aparecida Canale Balduino

    Maria Aparecida Canale Balduino

    Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.

  • Rafael Zanata Albertini

    Rafael Zanata Albertini

    Licenciado em Filosofia (UCDB - 2005) e bacharel em Teologia (UNISAL - 2011). Pós-graduado (lato sensu) em Counseling/Aconselhamento (IATES - 2010) e em Gestão Escolar (UCDB - 2014). Mestre em Psicologia (UCDB - 2018). Experiência na Educação Básica (direção escolar e docência). Atualmente, professor na Escola Estadual Severino de Queiroz, no Colégio Bionatus e na Faculdade Novoeste.

  • Renata Machado Garcia

    Renata Machado Garcia

    Analista do Tribunal de Contas do Estado; Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Formada em Ciências Econômicas, Contabilidade e em Gestão Ambiental; Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Especialista em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Metodologia do EaD e em Orçamento Público.

  • Rodrigo Pereira

    Rodrigo Pereira

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação; Leader Coaching e Behavioral Analyst. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching.

  • Thiago Andrade Asato

    Thiago Andrade Asato

    Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Autor de livros e capítulos de livros relacionados a prática acadêmica e profissional, bem como de inúmeros artigos científicos. Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, MS. Representante da GTA Assistência Viagem.

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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


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Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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