Pós-graduação em Gestão de Diversidade Nas Organizações

Valores e Condições

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e valores do curso

1. Diversidade, Equidade e Inclusão no Mercado de Trabalho

A disciplina visa discutir conceitos os conceitos acessibilidade, diversidade, equidade, inclusão, preconceito e discriminação, populações vulneráveis, assim como a importância de uma gestão preparada para a diversidade nas organizações. 

Objetiva-se, deste modo, que os acadêmico possam compreender o panorâma de diversidade e inclusão no mercado de trabalho, considerando os aspectos culturais, constituintes das pessoas e consequentemente das organizações, que se desdobram em fenômenos e conceitos, amplamente difundidos atualmente.

2. Libras I – Aspectos Introdutórios e Regulatórios

Libras: Língua ou linguagem, surdez, conceito e causas, identidade surda, história da educação dos surdos, Legislação a lei 10.436 e o decreto 5.626. Comunidade e cultura surda. Crianças surdas e suas famílias. Profissão do tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais, Surdo ou surdo-mudo. Sinalização básicas e dicas de convivência.

3. Libras II – Libras Aplicada à Comunicação Organizacional

Quem são os surdos quem são os ouvintes. Apresentação pessoal. Sinais em foco: Formas de cumprimentos/saudações. Identificação, parâmetros linguísticos, verbos em Libras. Alfabeto manual. Números em Libras, expressões faciais. Classificadores de formas. Vocabulários básicos. Gramatica. Conversando nos ambientes.

4. Comunicação Assertiva e Inclusiva

Comunicação assertiva é um modelo de comunicação eficiente que respeita emissor e receptor, bem como os elementos presentes na comunicação de modo a cumprir seu propósito sem ruídos e prejuízos. Pensar uma comunicação efetiva por completo requer considerar processos inclusivos sobre tudo nas perspectivas identitárias de gênero, orientação sexual, raça e anticapacitista.

5. Empreendedorismo, Inclusão e Diversidade

Conceito de empreendedorismo. Empreendedorismo e o empreendedor Perfil do empreendedor. Aspectos comportamentais do empreendedor. Cidadania e organização social. Cidadania e organização político-econômica. Vias empreendedoras . O sistema empresa. A empresa frente às novas realidades com a globalização e o desenvolvimento de negócios. Educação Inclusiva . Diversidade Cultural no contexto do empreendedorismo. 

6. Sistema Prisional e Trabalho

Esta disciplina abordará a relação entre o sistema prisional e o trabalho, examinando as dificuldades e as vantagens associadas à reintegração de pessoas privadas liberdade ao mercado de trabalho. Serão discutidos temas teóricos, experiências práticas, políticas públicas e discussões éticas sobre ocupação laboral dentro e fora do ambiente de cárcere. Assim, os seguintes tópicos serão abordados:

O Sistema Prisional: História e evolução dos sistemas penitenciários. Aspectos do sistema prisional moderno. Direitos Laborais e Legislação no Ambiente Prisional. Análise das regras relacionadas ao trabalho de pessoas privadas de liberdade. Limitações e garantias dos direitos trabalhistas na prisão. Estigma e preconceito vivenciados por egressos do sistema prisional. Programas de ressocialização empregatícia. Modelos de capacitação profissional e empreendedorismo. Empreender dentro das prisões. Programas de capacitação e desenvolvimento de habilidades para profissionais. Ética Corporativa e Responsabilidade Social. Participação de empresas na reintegração de pessoas que foram presas. Consequências sociais e econômicas da recuperação bem-sucedida.

7. Formação e Desenvolvimento de Equipes inclusivas

Unidade 1 - Diversidade e inclusão nas equipes de trabalho
• Conceito de diversidade.
• Tipos de diversidade.
• Implicações da diversidade para a inclusão.
Unidade 2 - Cenários de inclusão nas equipes de trabalho
• Inclusão de pessoas com deficiência.
• Inclusão de pessoas LGBTQIA+.
• Inclusão de pessoas de diferentes etnias e raças.
• Inclusão de pessoas de diferentes gerações.
Unidade 3 - Ferramentas e estratégias para a inclusão nas equipes de trabalho
• Gestão da diversidade.
• Educação para a inclusão.
• Acessibilidade.
Unidade 4 - Avaliação da inclusão nas equipes de trabalho
• Indicadores de inclusão.
• Avaliação da cultura organizacional.

8. Gestão da Diversidade em Processos de Recrutamento e Seleção

Conceitos fundamentais de recrutamento e seleção. Importância da diversidade no ambiente de trabalho. Gênero, raça, etnia, orientação sexual, habilidades físicas e mentais, entre outros. Conscientização sobre os benefícios da diversidade para a inovação e desempenho organizacional. Análise de Impactos e Desafios Identificação de preconceitos e estereótipos no processo de recrutamento e seleção. Avaliação dos desafios associados à promoção da diversidade no ambiente corporativo. Desenvolvimento de políticas e práticas de recrutamento que promovam a diversidade. Utilização de canais de recrutamento diversos e inclusivos. Adaptação de linguagem e mensagens para atrair candidatos diversos. Técnicas de Seleção Equitativas Treinamento em entrevistas sem preconceitos. Implementação de testes e avaliações que minimizem vieses. Desenvolvimento de políticas de inclusão e promoção da diversidade no cotidiano organizacional. Estabelecimento de indicadores para avaliar o sucesso das estratégias de recrutamento e seleção inclusivos. Coleta e análise de dados relacionados à diversidade para tomada de decisões informadas. 

9. Condições Ergonômicas e Acessibilidade

Conceitos de trabalho, tarefa, atividade, variabilidade, carga de trabalho, e sua relação com o ambiente organizacional. Introdução à Ergonomia. Postura, movimento, e o sistema Homem-Máquina: Estudo sobre antropometria, e a biomecânica ocupacional. Fundamentos fisiológicos, psicológicos e organizacionais da ergonomia. Fatores sensoriais relacionados. Doenças ocasionadas por sobrecargas repetitivas. Metodologia de análise ergonômica nas organizações, e noção sobre dimensionamento dos postos de trabalho. Estabelecimento de relações entre as condições ergonômicas e acessibilidade. Normatizações e Legislações pertinentes.

10. Direitos LGBTQIA+ e Trabalho

Conceitos básicos; Análise histórica sobre o contexto da população LGBTQIA+ no Brasil; Conquistas de Direitos na última Década; Desafios para o futuro; Índices sobre a população LGBTQIA+ no mundo corporativo; Reflexos jurídicos da discriminação no ambiente de trabalho; Compliance Antidiscriminatório.

11. Saúde Mental e Trabalho

Conceitos de trabalho, saúde, saúde mental, sofrimento psíquico, e sua relação com a produtividade. Introdução à Diversidade e Inclusão nas Organizações. Vínculos do individuo com a organização e com o trabalho. Adoecimento e trabalho. Estabelecimento de relações entre trabalho e saúde mental do trabalhador. Estratégias para o fortalecimento e cuidado em saúde mental nas empresas. 

12. Liderança Inclusiva

Definição e importância da liderança inclusiva. Evolução do conceito de liderança para incorporar a inclusão. Impacto da liderança inclusiva no desempenho organizacional. Compreensão dos princípios da diversidade e inclusão. Desmistificação de estereótipos e preconceitos. Construção de uma cultura organizacional inclusiva. Adaptação de estratégias de liderança de acordo com a diversidade da equipe. Abordagem de conflitos considerando a diversidade de pontos de vista. Desenvolvimento de estratégias inclusivas para resolução de problemas. Habilidades de comunicação sensível e empática. Promoção da equidade e justiça social. Desenvolvimento de uma mentalidade inclusiva. Capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças individuais. Incorporação de diferentes perspectivas na tomada de decisões. Avaliação crítica das políticas e práticas existentes.

13. Assédio Moral e Sexual no Trabalho

Origem e conceito, natureza jurídica, características, diferenças entre assédio moral e assédio sexual, identificação, impactos na saúde física e mental. Bullying, cyberbullying, racismo, xenofobia, machismo, misoginia, LGBTQIA+fobia, capacitismo. Denúncia, responsabilização, reparação, jurisprudência. Compliance, ética em ambiente de trabalho, estratégias de prevenção e enfrentamento.

14. Práticas e Políticas Organizacionais Antiracistas

O objetivo desta disciplina é examinar as bases teóricas e práticas relacionadas à implementação de políticas organizacionais antirracistas em ambientes de negócios. Os alunos serão introduzidos às questões contemporâneas de discriminação racial no ambiente de trabalho e às estratégias para promover an equidade, a inclusão e a diversidade com base em perspectivas transdisciplinares. Nesse sentido, serão abordados os seguintes conteúdos:

• Introdução ao Racismo Institucional: suas definições e seu contexto histórico
• A influência do racismo nas organizações
• Legislação e Normativas Anti-Racismo 
• Metodologias para verificar a existência de ações discriminatórias
• Práticas Decolonias e Educacionais de Promoção de Igualdade Racial

15. Intergeracionalidade nas organizações

O paradigma da intergeracionalidades. Compreensão do conceito antropológico de gerações aplicado ao ambiente de trabalho. Promoção de maior integração. Estratégias de potencializar experiências e produtividade nas organizações e reduzir estigmas e conflitos geracionais a partir do etarismo e diferenças culturais.

16. Mercado de Trabalho e Povos Imigrantes e Fronteiriços

O objetivo final desta disciplina é que os acadêmicos conheçam e compreendam noções, narrativas, tendências e desafios vinculados ao mercado de trabalho no contexto das relações com sujeitos imigrantes e fronteiriços. Para isto abordarão-se os seguintes tópicos:

1. Sujeitos imigrantes e fronteiriços: questões semânticas, sociais e culturais
2. Mercado de trabalho e qualificação profissional: questões semánticas, geopolíticas, sociais e culturais
3. Geopolítica e Língua nas migrações internacionais
4. Revalidação e reconhecimento de diplomas internacionais e acesso à empregabilidade

A busca por se tornar um especialista em Gestão de Diversidade nas Organizações se fundamente em justificativas atuais, com demandas de mercado e sociais cada vez mais presentes nas esferas global, nacional e regional. Deste modo, o curso de Especialização em Gestão em Diversidade nas Organizações, da Novoeste:

Prepara o aluno para a atuação em ambientes de trabalho multiculturais:

As organizações estão cada vez mais plurais e menos homogêneas, abarcando equipes de trabalho constituídas por membros de diferentes culturas e origens. Empresas, gestores e trabalhadores que compreendem e refletem a diversidade de seus clientes estão mais bem posicionadas para atender às demandas de um mercado globalizado e diversificado.

Fortalece o Compliance Organizacional:

Permite aos alunos a compreensão de cada agente organizacional no desenvolvimento e desempenho de estratégias que favoreçam o cumprimento das regulamentações e leis relacionadas à diversidade, evitando riscos legais e reputacionais, que constantemente implicam em prejuízos, que atingem direta e indiretamente recursos financeiros e humanos das organizações de trabalho.

Contribui para a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos:

Os conhecimentos técnicos e teóricos deste curso contribuem para a ressignificação de valores pré-concebidos e a redução de estigmas sociais, favorecendo a constituição de ambientes laborais com oportunidades equânimes de crescimento e de desenvolvimento profissional a todos colaboradores.

Viabiliza o alinhamento de expectativas e a melhora da performance organizacional:

Atende às expectativas crescentes dos funcionários, que cada vez mais valorizam a diversidade e esperam ambientes de trabalho que respeitem suas diferenças, cooperando para o aumento da vantagem competitiva interna e externa, uma vez que estudos evidenciam que organizações com equipes diversas têm maior inovação, criatividade e desempenho financeiro.

Auxilia na compreensão das Dinâmicas de Poder na Redução de Conflitos:

Através do contato com exemplos, experiências práticas dos docentes e estudos de caso, o aluno aprenderá a reconhecer questões de poder e privilégio, assim como possíveis conflitos decorrentes de diferenças culturais, permitindo que compreendam e mitiguem as dinâmicas que podem perpetuar desigualdades no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

Estimula o desenvolvimento de Líderes Inclusivos:

Contribui teoricamente e tecnicamente para que atuais ou futuros líderes desenvolvam habilidades de liderança inclusiva, reconhecendo e valorizando a diversidade como um ativo estratégico para o sucesso organizacional.

OBJETIVO GERAL 

Preparar tecnicamente profissionais através do conhecimento e o desenvolvimento habilidades fundamentais para a promoção de diversidade no contexto organizacional, potencializando as pessoas e processos que o integram, de modo inclusivo, acessível, equânime e sustentável.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Viabilizar conhecimentos específicos de acessibilidade, inclusão e diversidade aplicados ao contexto organizacional;

2. Aprender a realizar análises técnicas e intervenções com foco em diversidade no contexto organizacional;

3. Preparar profissionais inclusivos, responsáveis e comprometidos com o enfrentamento à violência e todas as formas de preconceito e discriminação.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados nas áreas afins às Ciências Aplicadas. (Administradores, Arquivistas, Psicologia, Ciências Sociais, Antropologia, Biblioteconomia, Museologia, Ciências Contáveis, Direito, Engenharia de Produção, Comunicação Social, Tecnologias de Informação, Análise de Sistema e afins.

Jonatan Oliveira Espindola

Jonatan Oliveira Espindola

Graduado em psicologia e relações internacionais. Especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão. Palestrante, professor do curso de graduação em administração da Faculdade Novoeste e psicólogo clínico. Possui trabalhos e publicações relacionados a pautas raciais, Direitos e saúde LGBTQIA+, saúde da mulher e das pessoas idosas, com ampla experiência em gestão pública na área de Promoção de Cidadania para a População LGBTQIA+ e em Comissões Intersetoriais de Promoção de Equidade em Saúde e Enfrentamento às IST’s/AIDS.

  • Amanda Souto Baliza

    Amanda Souto Baliza

    Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019), atuante na área de direito antidiscriminatório com foco na garantia de direitos individuais e difusos da população LGBTI+ e direito da saúde. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero na OAB Goiás (2021), Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Foi a primeira mulher trans do país a presidir uma comissão da OAB a nível seccional, a primeira eleita para um Conselho Seccional da OAB e a primeira e a presidir uma comissão Nacional no sistema OAB. Conselheira do IDTECH (2022-2026), organização social que gerencia o HGG, hospital responsável pelo ambulatório trans em Goiânia, e o Hemocentro Goiás. Representante da OAB Nacional no Conselho Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Grupo de Trabalho para esclarecer as violações de direitos humanos contra pessoas LGBTQIA+ durante a história brasileira no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Comitê de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+, Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos Humanos e Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.

  • Ana Carolina Santana Moreira

    Ana Carolina Santana Moreira

    Graduação em Direito (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015), Pós-Graduação em Direito Homoafetivo e de Gênero pela Unisanta (2021). Coordenadora do Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD no período 2018-2022. Participou como representante da UFGD na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Município de Dourados no período 2016-2022. Fundadora e secretária da Associação Diversidade em Ação - DIVAÇÃO, organização sem fins lucrativos para promoção e defesa de direitos LGBTI+. Vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/MS - Subseção Dourados/ Itaporã. Atualmente integra a equipe da Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

  • Jessé Macedo

    Jessé Macedo

    Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Graduado em letras-Libras. Especialista em educação especial e políticas de inclusão. Atua em diferentes áreas com ampla experiência de tradução e interpretação como eventos, shows, teatros e na área educacional há 10 anos. Efetivo na universidade estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

  • Jéssica Dias dos Santos

    Jéssica Dias dos Santos

    Graduada em Psicologia. Especialista em Psicopedagogia e Psicologia Jurídica. Palestrante. É servidora pública no Sistema Prisional prisional, trabalhando com práticas de saúde mental através da arteterapia, ressocialização e desenvolvimento de políticas públicas para pessoas privadas de liberdade. Psicóloga Clínica, atuante na área da psicanálise.

  • Jonatan Oliveira Espindola

    Jonatan Oliveira Espindola

    Graduado em psicologia e relações internacionais. Especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão. Palestrante, professor do curso de graduação em administração da Faculdade Novoeste e psicólogo clínico. Possui trabalhos e publicações relacionados a pautas raciais, Direitos e saúde LGBTQIA+, saúde da mulher e das pessoas idosas, com ampla experiência em gestão pública na área de Promoção de Cidadania para a População LGBTQIA+ e em Comissões Intersetoriais de Promoção de Equidade em Saúde e Enfrentamento às IST’s/AIDS.

  • Joseane Bortolanza de Oliveira

    Joseane Bortolanza de Oliveira

    Possui graduação em Fisioterapia (UNIDERP-2005); Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional (IBRATE/PR-2011); Mestra em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (UFMS-2019); Fisioterapeuta Perita Forense (IBRATE-2011); Formação em Pilates completo (Solo, Bola e Aparelhos) (IBRATE-2012); Graduada em Pedagogia (UNIGRAN CAPITAL-2018); Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFMS-2019); Doutoranda (Aluna especial) em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (UFMS). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Dermato Funcional, atuando principalmente em Drenagem linfática, Estética corporal e facial, Fisiot. vascular, Eletroterapia, Pilates solo/bola, e depilação à Laser; Atendimento domiciliar (Fisioterapia motora, Dermatofuncional, Pilates e Reabilitação de gestantes e pós-parto); Atendimento em clínica (Pilates, Reabilitação de gestantes, Dermatofuncional, e Auriculoterapia; Atendimento hospitalar (Assistência ao Parto Cesárea/Normal).

  • Linoel Leal Ordóñez

    Linoel Leal Ordóñez

    Professor e pesquisador com Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de Zulia/Venezuela, reconhecido pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC/Brasil. Fez estágio de Pós-doutoramento dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES/PNPD no Brasil no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Professor do Quadro permanente, credenciado na Línea de Pesquisa Educação, Cultura, Sociedade do PPGEdu, papel que se potência com o de pesquisador PDJ dos fenômenos da Internacionalização da pós-graduação latino-americana, Mobilidade acadêmica e Gestão editorial. Psquisador no Projeto Bioceânica Educativa (2023/2025), contratado pela Fundect/CNPq (PROFIX - JD - Programa de Fixação de Jovens Doutores no Brasil/MS - Chamada 29/2022). Editor de Textos, Gestor de Mídias Digitais e Editor Adjunto internacional da Revista InterMeio do PPGEdu (e-ISSN 2674-9947/Qualis A3/2022). Seus interesses acadêmicos, científicos e intelectuais principais na Academia são: 1) Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade acadêmica; 2) Estudos, Discursos e Teoria da Ciência, Tecnologia e Sociedade; 3) Teoria dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva comparada e 4) Discurso, Língua e Interação vinculados à Educação.

  • Marco Aurélio de Almeida Soares

    Marco Aurélio de Almeida Soares

    Possui graduação em Ciências Biológicas (2010) e Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2011), Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Doutorado em Educação pela Universidade Católica dom Bosco (UCDB), pós doutorando no Programa de Doenças Infecto Parasitárias - UFMS. Membro da Comissão Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. Membro do Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul e do Fórum Estadual de ONG Aids de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Saúde, Diversidade Sexual, Identidade de Gênero, Prevenção Combinada - PREP/PEP. Consultor do Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste (IBISS/CO), membro da ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Orientador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ.

  • Maria Aparecida Canale Balduino

    Maria Aparecida Canale Balduino

    Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.

  • Renato Lima

    Renato Lima

    Graduado em Comunicação Social e em Psicologia. Doutorando em Sexualidade Humana (Universidade do Porto). Mestre em Psicologia Social (UFMS), possui MBA em Psicologia Positiva (PUCRS), certificado em Ciência do Bem-Estar (YALE University) e em Quality Communication (Universidad Autònoma de Barcelona). Atua como docente universitário, psicólogo clínico, pesquisador e possui mais de 15 anos como consultor em comunicação e comportamento no setor corporativo.

  • Talita Vanessa Akamine Silva Moreira

    Talita Vanessa Akamine Silva Moreira

    Psicóloga, Pós-graduada em Psicanálise, em Psicologia Organizacional e MBA em Gestão da Qualidade, Mestranda em Psicologia pela UFMS. Ampla experiência com gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento e rodas de conversa – aplicando terapia comunitária integrativa. Habilitação em Licenciatura em Psicologia.

  • Thaize Reis

    Thaize Reis

    Graduada em Psicologia (2005), Mestra em Educação Especial (2008) e Doutora em Psicologia (2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Ciências Humanas. Trabalha com os temas: psicologia e educação e psicologia e relações étnico-raciais, mais especificamente, população negra. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFMS e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.

  • Veridiana Queiroz

    Veridiana Queiroz

    Veridianna Queiroz é Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com Formação em Clínica Analítico Comportamental pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem interesse em Terapias Contextuais, Estudos de gênero e sexualidade. Atualmente, realiza atendimentos como Psicóloga Clínica com ênfase para mulheres, e pessoas LGBTIAP+.

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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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