Pós-graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1. Fundamentos da Escrita Criativa

Criatividade como potencial humano. Exercícios e técnicas para liberar a criatividade e ativar a potência de criação voltada ao literário, em diferentes gêneros. Princípios da escrita criativa. O poder da escrita. Atenção às palavras. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. Processos de criação. Os motivadores para se escrever com criatividade.

2. Teoria da Narrativa

As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da Literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de Teorias da Narrativa.

3. Escrita Literária

Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque para os gêneros literários. Experimentando a produção de textos literários. Produção de diferentes gêneros do universo literário como o romance, o conto e a crônica e suas principais características.

4. Storytelling

Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.

5. Escrita Poética

Os elementos da linguagem poética. Ritmo, métrica, imagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica na história, abordando transformações do gênero lírico na modernidade. Tendências contemporâneas. Produção de poesia em ambiente digital.

6. Escrita Crítica e Ensaística

Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio e da critica literária.

7. Escrita Criativa e Educação

Escrita criativa como área acadêmica no Brasil e no mundo. Ensino de escrita criativa em diferentes contextos, da oficina aos cursos formativos. Metodologia de ensino a partir de exercícios práticos.

8. Narrativas Comparadas

Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea.

9. Humor na Arte de contar Histórias

A disciplina é uma jornada imersiva na arte de entrelaçar humor com narrativa, essencial tanto para escritores, comunicadores e profissionais criativos quanto para qualquer pessoa que deseje enriquecer sua comunicação e expressão. O humor, mais do que simplesmente fazer rir, é uma ferramenta poderosa para aprimorar narrativas, estabelecer conexões significativas e realçar mensagens em uma variedade de contextos.

10. Escrita e Marketing de Conteúdo

Marketing Digital. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing. Produção de conteúdo para sites e redes sociais. Conteúdos para blogs e microblogs. Tendências do Marketing de Conteúdo e do Digital.

11. Oficina de Games e Narrativas Gráficas

Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).

12. Escrita e Narrativa Audiovisual

A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.

13. Roteiro de Ficção Seriada

Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. As formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. Análise de roteiros de ficção e elaboração de exercícios de construção de roteiros.

14. Elementos do Roteiro Cinematográfico

Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.

15. Seminários

Promover debates com cineastas, roteiristas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação.

16. Produção, Mercado e Economia Criativa

Proporcionar aos alunos conhecimentos em temas como empreendedorismo, indústria criativa, economia criativa, branding, marketing e projetos. Os mecanismos e estratégias do escritor diante do sistema literário na atualidade. O escritor como empreendedor na contemporaneidade e no mundo digital, ciente de que o leitor é parte de um público mais amplo. As possibilidades de publicação, assim como as diversas maneiras de empreender a partir do conhecimento da escrita e da literatura. Aspectos do mercado editorial e estudos de caso.

17. Gestão da Criatividade e Inovação

Diferença e aplicação dos conceitos de Criatividade e Inovação; Criatividade e Inovação na Comunicação; a Cultura empreendedora e a Criatividade.

18. Pessoas, Organizações e Felicidade

Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

A Pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas da Faculdade NOVOESTE, com carga horária de 360 horas/aulas, reunirá professores e palestrantes, artistas e escritores, alinhados exclusivamente à prática criativa da escrita em suas mais diversas modalidades: roteiro para cinema, tv e videogames, escrita literária, escrita para web, redes sociais e nichos noticiosos. O curso abordará, em três eixos diferentes, os mais variados aspectos da arte da escrita.

DEPOIMENTO


OBJETIVO GERAL

Promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em diversas funções no mercado editorial, audiovisual, digital, de direito autoral e propriedade intelectual no Brasil e no mundo. Amantes da escrita e demais interessados que desejarem estudar e trabalhar com escrita criativa, roteiro e narrativas em multiplataformas, desenvolvendo projetos transmídia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Aperfeiçoar a formação de graduados em nível superior, no sentido de oferecer uma educação continuada.

2. Aprimorar as linhas de pesquisa desenvolvidas nas áreas de Escrita, Roteirização, Audiovisual e Plataformas Digitais.

3. Desenvolver a instrumentalização de profissionais de qualquer área do conhecimento para o trabalho com a escrita criativa, roteirização e narrativas em multiplataformas, considerando as relações desses campos de conhecimento com a função social da linguagem.

4. Aprofundar os conhecimentos em escrita criativa, roteirização e narrativas multiplataformas para desenvolvimento de projetos transmídia.

5. Aperfeiçoar as habilidades comunicacionais e as de pesquisa, visando à possível admissão do egresso em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no país ou no exterior.

6. Produzir projetos que fomentem: a leitura, a produção e interpretação de textos; os diferentes processos criativos; utilização da escrita e do roteiro nas infinitas possibilidades no universo, editorial, midiático e audiovisual.

7. Combater a ignorância global manifesta em diferentes formas, mostrando que o preconceito é um limitador para qualquer processo criativo e artístico.

8. Promover a gestão da criatividade e da inovação em todas as áreas deste curso.

9. Estimular a cultura empreendedora entre os estudantes.

10. Ampliar o debate, o pensamento e a análise crítica da realidade a partir das relações construídas com as expressões artísticas apresentadas no curso, como a Literatura, o Cinema, a Pintura, a Música.

PÚBLICO-ALVO

O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, publicitários, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos e outras áreas afins. A ideia é suprir as necessidades dos profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, visando à sua qualificação profissional de maneira atual, sensível e alinhada ao conhecimento que o mercado precisa e o profissional deseja.

METODOLOGIA

A abordagem metodológica do curso centraliza o aprendizado no estudante, o qual sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. O professor atuará como facilitador,tendo a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o percurso de seu Módulo, o qual estará articulado aos objetivos e estratégias do curso.

A metodologia utilizada ao longo do curso se baseará na interdisciplinaridade e passará por três momentos diferentes (escrita, roteiro e multiplataformas), contudo, em todos, o centro do processo ensino- aprendizagem será sempre o aluno que deverá tanto ler, escrever, ver e ouvir, observar, como também será chamado a discutir, praticar e ensinar. Neste sentido, serão adotadas técnicas de metodologia ativa, como storytelling, gameficação, projetos individuais e coletivos para o site do curso Nuvem Laranja (www.nuvemlaranja.com.br), desenvolvido pelos alunos, com o apoio da Coordenação de Curso e da Faculdade.

PRODUÇÕES AO LONGO DO CURSO

Não haverá Trabalho de Conclusão de Curso, no entanto, os alunos serão estimulados e convidados a publicar suas produções, ao longo dos Módulos, tanto no site do curso Nuvem Laranja (www.nuvemlaranja.com.br) como em outros canais acadêmicos, da imprensa, do mercado editorial, audiovisual e digital, como jornais, blogs, editoras, periódicos científicos da área, emissoras de rádio e televisão, produtoras, feiras de livros, plataformas de VOD (Video on Demand), distribuidoras de filmes, salas de cinema, agências de conteúdo, agências de marketing e muitos outros disponíveis no mercado.

Me. Ana Carolina Monteiro

Me. Ana Carolina Monteiro

Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante nas áreas de Jornalismo, Literatura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Produção e Interpretação de Textos.

  • Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil

    Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil

    Romancista, ensaísta e cronista; Professor Titular da Faculdade de Letras da PUC/RS; Ministrante da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUC/RS, desde 1985. Catedrático convidado da Universidade dos Açores [1992]; Pós-doutorado em Literatura Açoriana [1992 - Universidade dos Açores]; Visiting scholar na Brown University, Providence [1998]; Distinguished Brazilian Writer in Residence, University of California - Berkeley [2000]; Conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig [2006], na Universidade Sorbonne, Paris [2007 e 2010], na Universidade de Toronto [2010].

  • Dr. Marcelo Bueno

    Dr. Marcelo Bueno

    Marcelo Bueno é professor universitário de Letras e Pedagogia, analista praticante e tradutor, com doutorado e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em clínica particular.

  • Dra. Moema Vilela

    Dra. Moema Vilela

    Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras (PUCRS), professora nos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS. Graduada em Jornalismo, mestre em Linguística e Semiótica e em Escrita Criativa. Autora de A Dupla vida de Dadá (Penalux, 2018), Guernica (Udumbara, 2017), Quis dizer (Udumbara, 2017) e Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), além de ter poesias e contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

  • Esp. Ana Lina de Souza Farias Sobrinho

    Esp. Ana Lina de Souza Farias Sobrinho

    Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Estratégico em Varejo e Comportamento do Consumidor e em Psicologia da Comunicação, especialista em planejamento, gestão empresarial e relacionamento com o cliente.

  • Esp. Bárbara Vitoriano

    Esp. Bárbara Vitoriano

    É jornalista, especialista em Escrita Criativa com experiência de mais de 15 anos em Marketing Digital passando por agências e atendendo clientes de diversos segmentos e passando por diferentes cargos construindo um conhecimento macro sobre os projetos e os negócios. Criadora de conteúdo, já criou diversos projetos na internet, desde blogs e negócios digitais. Atualmente trabalha como Analista de Marketing de Conteúdo na Media.Monks.

  • Esp. Marçal Taques

    Esp. Marçal Taques

    Marçal Taques é roteirista, diretor e produtor cinematográfico; formado em Cinema e Vídeo pela Unespar-PR. Seu projeto mais recente foi como roteirista do longa-metragem "A Constelação", financiado com recursos do FSA, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024. Dentre seus principais trabalhos destacam-se o roteiro e direção da minissérie de ficção "Rarefeito", exibida na TV Cultura, e o roteiro da série de ficção "Contracapa", exibida nos canais AXN e Amazon Prime Vídeo. É sócio-produtor da Diadorim Filmes, produtora com sede em Curitiba desde 2012, que já produziu mais de 20 obras, incluindo séries, longas e curtas-metragens. Também possui experiência como copywriter na plataforma de idiomas Fluency Academy de 2020 a 2022.

  • Esp. Paulo Marcelo do Val

    Esp. Paulo Marcelo do Val

    Formado em Cinema pela FAAP, professor de Roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC e membro da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Escreveu o longa-metragem “A Grande Vitória” (2014), adaptado do romance “Aprendiz de Samurai”. O filme teve lançamento nacional em salas de cinema e foi exibido nos canais Telecine e na Rede Globo. Premiado como Melhor Roteiro no 3º Festival Brasil de Cinema Internacional (2015). Também escreveu roteiros de longas-metragens para produtoras paulistanas em etapa de desenvolvimento e captação de recursos. Realizou o projeto da série de ficção “Selvagem Ardil da Raça”, premiada em edital de desenvolvimento do FSA/Ancine e integrou a equipe de roteiristas da série de comédia “Folclóricos Anônimos”, premiada no mesmo edital. Também ministra cursos livres de Cinema em unidades do SESC - SP.

  • Esp. Tomás Fleck

    Esp. Tomás Fleck

    Tomás Fleck é roteirista e diretor. Em 2020-2021 foi roteirista de uma série de comédia original da Globoplay sob supervisão de Jorge Furtado; e supervisor criativo/editor de um livro infanto-juvenil da HarperCollins. Seus principais trabalhos em séries são: criador, roteirista e diretor de Necrópolis (Netflix) e Confessionário Online (IGTV); roteirista de Alce & Alice (Netflix) e Werner e os Mortos (Amazon Prime); criador e roteirista de Horizonte B (Amazon Prime), O Complexo (CineBrasilTV) e Mal de Família (Série teatral para o Cacilda Becker 2020) e roteirista do longa-metragem Os Bravos Nunca se Calam (Comédia, Festival de Brasília 2019). É professor de roteiro do curso Showrunner da AIC e da PUC. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP; o Laboratório de Escritores da Casa das Rosas; estudou direção com Pablo Stoll; roteiro com Willian Rabkin; fez dois anos de curso de improvisação no Espaço da Comédia (SP).

  • Me. Andrezza Postay

    Me. Andrezza Postay

    É mestre e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas, faz traduções e leituras críticas. Trabalha com pesquisas relacionadas a escrita de ficções especulativas e a pedagogia da escrita criativa. É professora convidada nas especialização em Escrita Criativa da PUCRS, editora da Revista Travessa em Três Tempos e tem contos publicados nas antologias Tudo soma zero (Bestiário, 2020) e Suprassuma 1 (Suma, 2021), entre outros, além de ensaios teóricos e artigos científicos.

  • Me. Caroline Bertini Fernandes

    Me. Caroline Bertini Fernandes

    É Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com ênfase em estudos de mídia, estudos literários e teoria literária. Possui graduação em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência no ensino de língua inglesa como segunda língua.

  • Me. Dáfini Lisboa

    Me. Dáfini Lisboa

    É escritora e revisora de textos. Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB), na linha de pesquisa “Cultura, Identidade e Diversidade na Dinâmica Territorial”. Especialista em Escrita Criativa (Novoeste) e graduada em Letras (UFMS). Como pesquisadora, estuda a literatura de autoria feminina em Mato Grosso do Sul. Atuou como revisora de textos em revistas e jornais de renome e, atualmente, trabalha na Editora UCDB. Tem poesias e textos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

  • Me. Fred Linardi

    Me. Fred Linardi

    Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS (2019). Professor de escrita criativa e especialista em escrita criativa de não ficção - (auto)biografias, memórias, perfis e outros gêneros das narrativas da realidade. É sócio e escritor da Editora Biografias & Profecias, especializada em escrever e produzir biografias e livros de memórias familiares e empresariais.

  • Me. Isabela Domingues Allaman

    Me. Isabela Domingues Allaman

    É jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMS, desenvolve pesquisa na área de games, cinema e representação. É integrante do grupo de estudos Mídia, Cultura e Representação Social da UFMS, membro da organização e professora no curso de extensão Movimento Cinematográfico - MOVCINE da UFMS. Também foi bolsista do CNPq com a pesquisa "A Transgressão Feminina em Gabriela, de Jorge Amado: do Contar ao Mostrar". Suas áreas de atuação em pesquisa são narrativas audiovisuais, linguagem de games, adaptação e representação. Isabela também participa do movimento cineclubista no projeto Cinecafé.

  • Me. João Costa

    Me. João Costa

    É jornalista, com MBA em História da Arte e Cultura Visual e Mestrado em Comunicação Social. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Estética Marxista, além de realizar estudos nos campos do Cinema, Linguagem, Poéticas Contemporâneas, Adaptação Literária para Cinema. É vice-coordenador do projeto extensão em Cinema da UFMS, Movcine, onde também atua como professor. Na área da comunicação, enquanto jornalista, trabalho no desenvolvimento de estratégias de produção de conteúdo para órgãos públicos e empresas.

  • Me. Juliana Maffeis

    Me. Juliana Maffeis

    Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora e escritora. Licenciada em Letras, especialista em Teoria e prática na formação do leitor (UERGS), mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de O discurso amoroso de Ana C. (Ed. Fi, 2014), Solitária companhia de teatro (Ed. Patuá, 2017) e Quantas festas (Ed. Urutau, 2021). Além de publicar poemas e contos em antologias e revistas literárias.

  • Me. Stephanie Degreas

    Me. Stephanie Degreas

    Stephanie Degreas é roteirista e atriz, Mestra em Teatro pela Royal Academy of Dramatic Art, bacharel em Audiovisual pela USP. Ingressou na área de roteiro em 2011, integrando a sala da série "A Teia”, de Braulio Mantovani e Carolina Kotscho. Trabalhou como autora para a Globo de 2011 a 2016 e, em 2017, concluiu como coautora o longa “Albatroz”. Como roteirista freelance, criou e roteirizou projetos de séries e longas para Loma, O2, Glaz e Urca. Como atriz, participou de peças teatrais em São Paulo, Londres e Kalamata, além de projetos de cinema, televisão e publicidade. Stephanie também leciona roteiro e foi consultora e palestrante da oficina GatoLab do Cinefest Gato Preto em 2020.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:

  • Participe e interaja nas aulas ao vivo e on-line pelo computador ou celular
  • Professores de referência nacional atuantes no mercado
  • Não perca nenhuma aula com a flexibilidade e disponibilização das aulas gravadas
  • Faça networking com alunos de todo o Brasil
  • Tenha uma coordenação de curso permanente e ativa para acompanhar sua jornada e tirar dúvidas

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Duração: 18 meses Início: 12 de Abril de 2024 - Turma 03
Licenciamento e Gestão Ambiental

Licenciamento e Gestão Ambiental

Duração: 17 meses Início: 24 de Abril de 2024
Medicina de Família e Comunidade

Medicina de Família e Comunidade

Duração: 18 meses Início: 08 de Junho de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp